Hortolândia avança na implementação de políticas públicas que cumpram os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). A Prefeitura iniciou, nesta terça-feira (13/10), um curso sobre o tema no parque socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A atividade é para os agentes do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e responsável por ministrar o curso, Gustavo Cherubina, o objetivo é compartilhar com os agentes os compromissos que os países membros da ONU assumiram para cumprir os ODS. Estes objetivos foram instituídos em 2015 pela ONU, abrangem metas universais a serem alcançadas até 2030 e visam a implantação do desenvolvimento sustentável nas dimensões ecológica, social e econômica.
“Com este curso, a Prefeitura demonstra o compromisso com as metas globais dos ODS, promovendo o crescimento econômico sustentável e combatendo as mudanças climáticas, de forma a garantir melhor qualidade de vida para a população e para as gerações futuras”, salienta a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.
SEMINÁRIO
Em maio deste ano, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Hortolândia promoveu um seminário digital sobre os ODS. A atividade aberta ao público contou com participação de gestores e técnicos ambientais da Administração e de palestrantes convidados. A realização do seminário resultou na iniciativa da criação de um observatório para discutir políticas públicas voltadas a cidades inteligentes e alinhadas aos ODS.
ODS/AGENDA 2030
As diretrizes dos ODSs da ONU compõem uma agenda com 17 objetivos que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.
Esta agenda foi apresentada e debatida em 2015, por mais de 150 líderes mundiais e, entre as metas, estão: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; e promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
Confira os ODSs:
– Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
– Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
– Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
– Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
– Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
– Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
– Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
– Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
– Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
– Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
– Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
– Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
– Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
– Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
– Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
– Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.– Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98