Nossa Cidade

Hortolândia capacita agentes de Educação Ambiental sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Hortolândia avança na implementação de políticas públicas que cumpram os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). A Prefeitura iniciou, nesta terça-feira (13/10), um curso sobre o tema no parque socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A atividade é para os agentes do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e responsável por ministrar o curso, Gustavo Cherubina, o objetivo é compartilhar com os agentes os compromissos que os países membros da ONU assumiram para cumprir os ODS. Estes objetivos foram instituídos em 2015 pela ONU, abrangem metas universais a serem alcançadas até 2030 e visam a implantação do desenvolvimento sustentável nas dimensões ecológica, social e econômica.

Anuncio


“Com este curso, a Prefeitura demonstra o compromisso com as metas globais dos ODS, promovendo o crescimento econômico sustentável e combatendo as mudanças climáticas, de forma a garantir melhor qualidade de vida para a população e para as gerações futuras”, salienta a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.

SEMINÁRIO

Em maio deste ano, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Hortolândia promoveu um seminário digital sobre os ODS. A atividade aberta ao público contou com participação de gestores e técnicos ambientais da Administração e de palestrantes convidados. A realização do seminário resultou na iniciativa da criação de um observatório para discutir políticas públicas voltadas a cidades inteligentes e alinhadas aos ODS.

ODS/AGENDA 2030

As diretrizes dos ODSs da ONU compõem uma agenda com 17 objetivos que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.

Esta agenda foi apresentada e debatida em 2015, por mais de 150 líderes mundiais e, entre as metas, estão: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; e promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Confira os ODSs: 

– Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

– Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

– Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

– Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

– Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

– Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. 

– Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

– Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

– Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

– Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

– Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

– Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

– Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

– Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

– Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

– Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.– Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo