Nossa Cidade

Hortolândia apresenta modelos de desenvolvimento econômico e promoção à saúde em congresso internacional

Evento acontece na Faculdade de Educação da Unicamp entre os dias 28 e 30 deste mês

Desenvolvimento econômico

Hortolândia é destaque no congresso internacional de Cidades Criativas, organizado pelo LANTEC (Laboratório de Inovações Tecnológicas) e realizado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e UCM (UniversidadComplutense de Madrid). Os modelos de desenvolvimento econômico e promoção à saúde implementados no município serão apresentados, nesta quinta-feira (29/08), a partir das 14h, durante o evento, que reúne pesquisadores de dez países (França, Espanha, Estados Unidos, Portugal, México, Colômbia, Venezuela, Chile, Argentina e Brasil).

Durante três dias, desta quarta até sexta-feira (28 a 30/08), arquitetos, urbanistas, artistas, economistas, administradores públicos, comunicadores, educadores e outros pesquisadores, encontram-se, na Faculdade de Educação da Unicamp, para
“debater o papel da juventude, das políticas públicas sociais como Educação e a Cultura, práticas para a solução dos problemas urbanos e excelência para as cidades de modo inovador e criativo”. O congresso tem patrocínio de agências financiadoras de pesquisas brasileiras, como Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão do MEC (Ministério da Educação) e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), e apoio da agência UN-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos).

Caberá ao secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Dimas Correa Pádua, apresentar o paper intitulado “Desenvolvimento local com inclusão: política econômica na cidade de Hortolândia (SP)”, redigido por ele, a diretora Izabel Araújo e o economista David Dellamatrice. O texto mostra como o município passou de cidade dormitório, assolada por problemas como o desemprego estrutural, em 2004, a cidade que atrai grandes indústrias e, em 2012, apresenta um crescimento de 380,4% no PIB (Produto Interno Bruto), desenvolve-se em ritmo acelerado e avança, buscando capacitar e trazer de volta ao mercado de trabalho em exército de trabalhadores que estavam à margem.

“Para nós é uma honra participar deste evento e poder mostrar a consolidação de um modelo de desenvolvimento, que tem como foco o crescimento econômico com qualidade de vida”, afirma Dimas Pádua. “Vamos mostrar como a Prefeitura, como força propulsora do desenvolvimento, colocou a economia a serviço das pessoas”, acrescenta.

O segundo trabalho, “Gestão compartilhada na cidade de Hortolândia (SP): articulando políticas públicas na saúde”, que trata o programa “Viva Mais e Melhor”, será apresentado pelo secretário de Saúde – Atenção à Saúde Básica e Especializada, Lourenço Daniel Zanardi e o diretor de Assistência à Saúde, Rodrigo Freire. Implementado pela Administração, por meio da Secretaria de Governo, o programa visa levar mais qualidade de vida aos cidadãos, estimulando entre os munícipes um novo estilo de vida, através da educação e promoção da saúde. O trabalho mostra os resultados obtidos pelo piloto do programa em um grupo de 40 pessoas da comunidade que apresentava índices de baixa qualidade de vida.

“O que iremos mostrar representa a visão da gestão pública e não só de um projeto voltado à saúde. O foco é a gestão participativa, de secretarias sinergizando ações e medidas das várias secretarias em busca de melhores resultados”, destaca Zanardi.

Rogério García Fernández, Professor da UCM e um dos organizadores do Congresso, explica que para ser aceito o trabalho passou pelo crivo de dois pareceristas e “precisa ter qualidade científica”.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...