12 de julho de 2024
Nossa Cidade

Alunos do ensino fundamental farão teste de acuidade visual nas escolas

Unidades de ensino vão identificar problemas de visão e encaminhar crianças para atendimento com especialista

projeto visão

A partir do mês de setembro, as cerca de 11.200 crianças do ensino fundamental da rede municipal de Hortolândia terão a acuidade visual avaliada. O Projeto Visão, desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, pretende identificar precocemente problemas relacionados à visão, possibilitando o tratamento correto e o pleno desenvolvimento educacional da criança.

Nesta quarta-feira (28), a Administração reuniu gestores de todas as EMEF’s (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) para a abertura oficial do projeto. O evento contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Governo Renata Belufe, da primeira dama e secretária de Educação Cleudice Baldo Meira e do diretor de assistência da Secretaria de Saúde, Rodrigo Freire.

O Projeto Visão será dividido em etapas. A primeira delas será a realização do teste de acuidade visual nas escolas, no mês de setembro. Os gestores receberam orientações de como realizar a triagem no ambiente escolar, identificando possíveis erros de refração, como miopia, e também casos mais graves, como os que necessitam de intervenção cirúrgica. Após este levantamento, a escola fará um encaminhamento direto dos casos identificados ao Ambulatório de Especialidades Médicas.

Na segunda etapa do projeto, que vai de setembro à novembro, os profissionais do ambulatório entrarão em contato com os responsáveis pelas crianças identificadas durante a triagem para agendar uma consulta com oftalmologista. O processo vai agilizar o atendimento e o tratamento da criança, com a prescrição de óculos de grau ou encaminhamento para especialista em cirurgia. A estimativa da Prefeitura é que cerca de 20% dos alunos sejam atendidos na segunda etapa do projeto.

“Este é um projeto de visão em duplo sentido. Precisamos ter a visão, no sentido de perceber que a dificuldade visual atrapalha o desenvolvimento da criança. Descobrindo eventuais problemas com mais rapidez, conseguiremos evitar que ele se agrave. Garantimos, assim, que as crianças aprendam melhor e tenham um desenvolvimento amplo”, justificou a vice-prefeita e secretária de Governo.

“Esta campanha é única e importantíssima. Precisamos observar o lado social deste projeto, uma vez que a criança para aprender precisa enxergar bem. Com o encaminhamento direto á secretaria de Saúde, ganhamos tempo e incentivamos os pais para que levem esta criança à consulta”, enfatizou a secretária de Educação.

Parceria Educação – Saúde

Esta não e a primeira ação de parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde para atendimento dos alunos neste primeiro ano de gestão do prefeito Antonio Meira. Por meio do trabalho conjunto entre as equipes das escolas e do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), a Prefeitura realiza o programa “Sorrir é coisa séria”, que ensina os alunos a maneira correta de escovar os dentes.

A importância de manter a higiene bucal é abordada como uma brincadeira, colaborando para que as crianças achem divertido o momento da escovação. A programação realizada em todas as EMEI’s (Escolas Municipais de Ensino Infantil) envolve apresentação de teatro de fantoches, jogos educativos e distribuição de escovas de dente e creme dental para cerca de 10 mil alunos da rede de ensino infantil.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98