Hortolândia tem se destacado com várias ações no projeto de revitalização do ribeirão Quilombo, coordenado pelo consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). A Prefeitura apresentará as ações desenvolvidas no webinar “Mobilização para recuperação do ribeirão Quilombo”, promovido pelo consórcio. O evento online será nesta quinta-feira (17/06), às 9h30. A participação é aberta ao público, que deverá fazer inscrição por meio deste LINK. O evento integra a programação comemorativa do município pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 deste mês. 

O ribeirão Quilombo é um dos principais mananciais da região que atravessa seis municípios. Em Hortolândia, o ribeirão cruza um pequeno trecho próximo à região da Chácara Recreio Alvorada e à divisa com Sumaré. O município começou a participar do projeto de revitalização em 2018, quando o prefeito José Nazareno Zezé Gomes era secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A apresentação no webinar será feita pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Dentre a série de ações que tiveram reflexos positivos na revitalização do ribeirão Quilombo estão a instalação da estação de tratamento de esgoto e a implantação da rede de esgoto no município. Atualmente, o índice de coleta é de aproximadamente 98% de cobertura, sendo que 100% do esgoto coletado na cidade já é tratado.

Outras ações da Prefeitura que impactaram positivamente no projeto de revitalização do ribeirão Quilombo são a implantação de parques socioambientais e a construção de três grandes reservatórios de água em trechos do ribeirão Jacuba e do córrego Santa Clara, ambos em Hortolândia. Os reservatórios fazem parte da criação do corredor ecológico da cidade, com parques socioambientais que futuramente estarão interligados por cerca de 20 km de ciclovia, formando assim um único parque linear que passará por grande parte do município. 

O corredor ecológico segue o trajeto feito pelo ribeirão Jacuba e pelos córregos que cortam a cidade. Entre os parques estão o Lago da Fé (foto), instalado no córrego Santa Clara, na região do Jardim Santa Clara do Lago, o parque socioambiental Remanso das Águas, próximo ao Jardim Minda, e o JAC I, implantado sob a Ponte da Esperança (Estaiada), ambos instalados em trechos do ribeirão Jacuba.

Ainda de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a coleta de esgoto e os reservatórios contribuem favoravelmente para o resgate da vida do ribeirão Quilombo. O esgoto tratado é despejado no ribeirão Jacuba, que por sua vez deságua no ribeirão Quilombo, em Sumaré. Os reservatórios colaboram para evitar as enchentes que aconteciam na região central de Hortolândia e de Sumaré. 

Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, as ações desenvolvidas pela Prefeitura tornaram o munícipio referência na região em questões relacionadas à coleta e tratamento de esgoto. “Além de termos uma atuação forte na questão ambiental, somos exemplo na coleta e no tratamento de esgoto. O esgoto in natura é um dos grandes poluidores dos mananciais que cortam as cidades. Apesar de termos um pequeno trecho do ribeirão Quilombo em nosso território, as águas do ribeirão Jacuba chegam até o ribeirão Quilombo, que cruza Sumaré em condições positivas que colaboram para sua revitalização”, destaca Eliane. 

A partir de 2005, o município passou a fazer parte da agenda socioambiental da região, conforme destaca o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Josemil Rodrigues. “A recuperação do ribeirão Quilombo é parte dessa agenda. A conquista da coleta e do tratamento do esgoto foram fundamentais para a sequência das obras de macrodrenagem, preservação de nascentes, implantação de reservatórios e do corredor ecológico na cidade, que agrupa todos os parques ambientais. O desafio do prefeito José Nazareno Zezé Gomes é dar continuidade a esses projetos e equilibrar o desenvolvimento econômico com o socioambiental nos próximos anos. O trabalho continua”, salienta Josemil.

Confira abaixo a programação do webinar “Mobilização para recuperação do ribeirão Quilombo”: 

– 9h30: Abertura oficial 

– 9h40: Palestra sobre o projeto de recuperação do ribeirão Quilombo (Consórcio PCJ) 

– 9h55: Participação da diretora de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Elaine Sousa (Prefeitura de Hortolândia)

– 10h05: Participação do superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana, Carlos Zappia 

– 10h15: Participação da coordenadora de tratamento de esgoto da SANASA (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) de Campinas, Renata de Gasperi 

– 10h25: Debates 

– 10h45: Encerramento

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorWebinário sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável acontece nesta quinta-feira (17/06)
Próximo artigoHortolândia amplia vacinação contra a COVID-19 para profissionais da Educação de até 18 anos