Nossa Cidade

Hortolândia adere ao programa ambiental “Município VerdeAzul”

Representantes do município acompanharam coleta de esgoto tratado para análise, ação que atende a uma das diretrizes do programa

A Prefeitura de Hortolândia aderiu novamente ao “Município VerdeAzul”, programa do Governo do Estado que apoia e estimula, nos municípios paulistas, a realização de ações na área ambiental e de desenvolvimento sustentável. Após a adesão, em junho passado, o município passa a informar periodicamente as ações realizadas em dez temas estratégicos para ser acompanhado e avaliado. São elas: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos. Atualmente, há 625 municípios paulistas inscritos no site do PMVA(Programa “Município VerdeAzul”).

Anuncio


Na última quarta-feira (12/07), representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável visitaram a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), localizada na Av. Santana, s/n, na região da Vila Real, para atender uma das diretrizes do programa. A secretária-adjunta, Eliane Nascimento, que atua como interlocutora do município junto ao programa, e a gerente da divisão de licenciamento, Elaine Cristina de Souza, acompanharam coleta de amostra de esgoto tratado a ser enviado para análise. O relatório com o resultado da análise deve sair no final deste mês. Segundo a Sabesp, Hortolândia já tem 90% de esgoto coletado e tratado e deve atingir 100% até o final deste ano.

“Na Estação, o processo de tratamento de esgoto é espetacular. Vimos o material que chega, in natura, mau cheiroso, e o que sai, sem cor e sem cheiro. Vamos aguardar o relatório, com a análise, para ver a qualidade da água que é lançada de volta no rio”, explica Eliane. “Queremos que a população entenda que ter na cidade rede de esgoto, que é coletado para ser tratado, representa qualidade de vida. Não há razão, para que, nos bairros onde existe a rede, haja ligações incorretas na rede pluvial, o que gera mau cheiro e doenças. A Sabesp fiscalizará com atenção isto”, complementa.

Conheça o “Município VerdeAzul”

De acordo com o site do governo de São Paulo, o PMVA (Programa “Município VerdeAzul”) foi lançado em 2007 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente para “medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo”.

O programa estabelece dez diretivas que norteiam as ações em cada município, abrangendo dez temas estratégicos. A participação no programa é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do FECOP (Fundo Estadual de Controle da Poluição).

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo