Nossa Cidade

Guardas Municipais realizam Dia de Beleza para mães de alunos

dia da beleza hortolandia

Atividade faz parte do projeto que inibe acesso das crianças ao uso de entorpecentes

Os Guardas Municipais que atuam no Bem Me Quer Paz Se Quer, projeto da Prefeitura de Hortolândia realizaram, nesta segunda-feira (10), um dia de Beleza. Dez mães dos alunos que participam do projeto nas escolas municipais foram escolhidas para um dia especial.

Os tratamento de beleza aos cabelos e unhas foram realizados na Oficina de Estética com o apoio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
Após o embelezamento, as mães receberam um almoço especial, realizado no Restaurante da Lagoa e ganharam roupas de uma loja que colabora com o projeto. Um super desfile foi organizado com o objetivo de proporcionar interação e aproximação das atividades realizadas pelos agentes de prevenção do projeto.

Segundo o coordenador dos projetos, o GM Marco Antônio Domingos, o objetivo da ação é complementar a parte teórica do Projeto Bem Me Quer. “O mais importante da ação é mostrar para as crianças que existem adultos preocupados em realizar os sonhos deles. Enquanto ficamos na sala com eles, analisamos atitude de cada um. É com base nisso que as ações são desenvolvidas”, afirma.

O programa atende crianças de quartas-séries, uma vez por semana, com idades entre 9 e 11 anos. Os agentes desenvolvem formação sobre os efeitos de cada tipo de droga como forma de prevenir o uso e o abuso dos entorpecentes.

“Por trás dos problemas com drogas estão outros problemas como familiares, econômicos e de autoestima. O objetivo é encontrar o motivo, propor soluções e combater o uso e abuso de drogas e álcool. O foco é que eles agreguem referência para que mesmo se, futuramente, eles tiverem contato com usuários ou traficantes, eles possam ter uma reação positiva”, afirma o secretário de Segurança, Marcelo Borges.

Trabalho educativo

O Projeto Bem Me Que Paz Se Quer, que previne o uso de drogas, atende crianças do Ensino Fundamental. O programa, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Segurança, é conduzido por guardas municipais que orientam as crianças sobre os riscos das drogas e formas de prevenção. Os agentes visitam as escolas uma vez por semana.

Os projetos realizados são: aulas de futebol por meio do projeto “Bola no pé, cabeça no futuro”, desenvolvido para as crianças e os pais; projeto futsal; projeto “Encanto das artes”, que oferece cursos de geração de renda aos pais dos alunos; desfile de moda para as crianças e mães de alunos; dia de princesa; dia de guarda e pintura de artesanato.

Texto: Valéria Oliveira

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98