Objetivo é proporcionar a troca de experiências entre os músicos
A Companhia de “Reis Rosa dos Anjos” e o Grupo Pioneiros da Catira realizaram apresentações na quinta-feira (19) e sábado (21) no Parque do Trote, na 17º Edição do Revelando São Paulo, um Festival da Cultura Tradicional Paulista. O evento é uma mistura de tradições e manifestações típicas de diversas regiões do Estado. Com a entrada gratuita, o evento contou com artesanato, culinária e exposição de flores e frutos cultivados em oito municípios paulistas.
De acordo com o secretário de Cultura, Tino Sampaio, é fundamental para os artistas trocar experiências e compartilhar os conhecimentos no universo musical.” O Revelando São Paulo mapeia as ações de cultura tradicional. Isso é de extrema importância para a cultura caipira, proporcionando um resgate das tradições. O nosso objetivo é trazer a revirada cultural para o interior do Estado”, comentou o secretário.
Em Hortolândia existem três grupos de cultura popular: Pioneiros do Catira, Orquestra de Viola “Comitiva Esperança” e Companhia de Reis “Rosa dos Anjos”. Os artistas recebem apoio da Secretaria de Cultura e participam do projeto de resgate da cultura caipira, com incentivo do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Com viola, bandolim, pandeiro e caixa, os integrantes da Companhia de Reis “Rosa dos Anjos” levam uma mensagem de esperança por onde passam, reescrevendo uma tradição centenária que migrou para a Região Metropolitana de Campinas, em 1980, quando Hortolândia ainda pertencia a Sumaré.
O grupo “Pioneiros do Catira” foi criado, em 2006, sob a coordenação do Mestre Chiquinho. Com a formação do grupo, os valores da dança foram resgatados. Realizado ao som de uma ou duas violas, ou viola e violão, e conduzida no ritmo de bate-pés e na palma da mão, o catira é executado por oito a dezesseis pessoas que dançam e encantam, em duas fileiras que se entrecortam. A apresentação conta ainda com um maravilhoso momento de cantoria.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98