Unidade do Jd. Amanda fechou as portas na última semana; unidade central, que mudaria de endereço, não será reaberta
O convênio para o programa Farmácia Popular, firmado entre a Prefeitura de Hortolândia e o Governo Federal, foi encerrado na última sexta-feira (30/06), por solicitação do Ministério da Saúde. O município recebeu um ofício órgão federal informando sobre o encerramento das atividades realizadas na unidade da Farmácia Popular do Jardim Amanda, com prazo de 30 dias para que a Prefeitura formalize inventário e outras pendências necessárias.
De acordo com o Departamento de Planejamento da Secretaria de Saúde de Hortolândia, o Ministério da Saúde é que mantém estas unidades no município, sendo o Governo Federal responsável por decidir sobre a extinção do serviço. Conforme informação do Departamento, a unidade central da Farmácia Popular, que até o final de 2016 funcionou na avenida Olívio Franceschini e, desde o início do ano, estava fechada para mudança de endereço, não será reaberta.
O programa Farmácia Popular foi implantado em Hortolândia em 2006, no primeiro governo do prefeito Angelo Perugini. A iniciativa do Governo Federal garantiu o acesso da população à mais de 110 itens farmacêuticos gratuitamente ou a preço de custo, o que representa uma redução de até 90% no valor destes produtos e medicamentos, se comparado ao preço de mercado. Os principais medicamentos que fazem parte do programa são os anticoncepcionais e os indicados para hipertensão e diabetes.
“Aqui Tem Farmácia Popular”
As pessoas que utilizavam os serviços da Farmácia Popular devem procurar uma das farmácias particulares do município conveniadas com o programa “Aqui Tem Farmácia Popular”, estabelecimentos que também oferecem medicamentos gratuitos ou com preços acessíveis. Em Hortolândia, 34 farmácias têm convênio com o Governo Federal. A listagem com o endereço pode ser conferida no site do Ministério da saúde, por meio do linkhttp://portalarquivos.saude.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98