Para resguardar a saúde da população, principalmente de pacientes crônicos e pessoas idosas, durante a pandemia de Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia orienta os usuários das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que utilizam medicamentos das farmácias. Receitas de medicamentos básicos já fornecidas pelos médicos têm validade de seis meses. A entrega dos remédios, que era realizada na quantidade necessária para tratamento durante um mês, agora será feita de modo a durar 60 dias. A medida evita que os pacientes precisem retornar à UBS para buscar mais remédios, num curto intervalo de tempo.

Já a renovação das receitas de medicamentos psicotrópicos, que vencem a cada 60 dias, poderá ser solicitada na unidade de saúde onde o paciente faz acompanhamento médico, sem necessidade de consulta agendada, com a apresentação da receita anterior. Receitas de idosos e doentes crônicos podem ser renovadas por um familiar, evitando que este grupo de risco para o Coronavírus vá até a UBS.

Demais serviços das UBSs

As salas de vacina das unidades básicas continuam abertas, atendendo a população normalmente. Os serviços de odontologia suspenderam as consultas, mas as equipes de dentistas estão disponíveis para atender casos de emergência. Consultas médicas serão reduzidas; já o agendamento de retornos está suspenso. Casos graves serão avaliados pela equipe de cada UBS. Grupos de pacientes, como o de hipertensos e o de gestantes, estão suspensos. 

Todas estas orientações e outras recomendações foram publicadas, nesta segunda-feira (16/03), em portaria emitida pela Secretaria de Saúde. O documento suspende os exames de ultrassonografia realizados no Centro de Especialidades Médicas (exceto ultrassom obstétrico); também estão suspensos exames eletivos de endoscopia e colonoscopia, realizados no Hospital Municipal; Raio X eletivos realizados nas UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento); exames de colposcopia realizados no Centro Especializado em Saúde da Mulher; exames de audiometria, realizados no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação); e coletas de exames laboratoriais nas UBS, sendo que os casos urgentes devem ser avaliados com as equipes das unidades de saúde.

Mais detalhes sobre o atendimento nas unidades de saúde, podem ser conferidos na portaria, disponível neste  LINK.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia