Connect with us

Nossa Cidade

Experiência de Hortolândia na Educação Inclusiva é destaque em congresso

imagem 94

A experiência da Prefeitura de Hortolândia na área da educação especial e inclusiva foi destaque no II IDEIAS (Simpósio Interdisciplinar Design e Educação na Inclusão para a Autonomia Sustentável). O evento integra o II TEIAS (Congresso Transformações no Ensino pela Inclusão para Aprendizagens com foco na Sustentabilidade Humana), que reuniu 280 pesquisadores de 41 IES (Instituições de Ensino Superior), dentre eles professores doutores, mestres e orientandos com pesquisas voltadas ao tema da pluralidade cultural, inclusão e sustentabilidade humana, no CEFET-MG, em Belo Horizonte/MG, nos dias oito e nove deste mês.

O convite para a exposição do trabalho e da organização dos serviços municipais partiu da Profa. Dra. Jackeline Lima Farbiarz, diretora do Departamento de Artes & Design e coordenadora do Laboratório Linguagem, Interação e Construção de sentidos no Design da PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). A Secretaria de Ciência e Tecnologia foi representada pelos servidores Regina Célia Almeida Dias Shigemoto e Isaac Rodrigues Saglia, responsáveis pela Educação Especial e Inclusiva no município.

Anuncio

Além de apresentar o trabalho da EEI (Educação Especial e Inclusiva) desenvolvido pela Prefeitura, no II TEIAS, no dia 08/08, a equipe participou, no dia 09/08, do GT (Grupo de Trabalho) “Inclusão, pluralidade cultural e sustentabilidade humana”,  que busca discutir e apresentar formas de trabalhar com as questões relacionadas à Inclusão, pluralidade Cultural e sustentabilidade humana.

Atualmente, por meio da EEI, a Prefeitura atende 618 alunos incluídos nas 58 escolas da rede regular de ensino, bem como 149 estudantes no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) “RomildoPardini”, na escola e em oficinas, e 163 no Programa Distúrbios de Aprendizagem.

Advertisement

Em Hortolândia, “a Educação Especial surgiu desde a sua emancipação (há 28 anos). Foi organizada para a identificação, elaboração e organização dos recursos e técnicas, minimizando as barreiras atitudinais, comunicacionais, arquitetônicas e tecnológicas para plena participação do aluno em seu processo de autonomia, locomoção, comunicação e escolarização, respeitando suas especificidades”, explica Regina Shigemoto.

No encontro, além da trajetória da Educação Especial e Inclusão no  município, foram apresentadas as conquistas e os desafios do fazer cotidiano, relacionando essa história específica com os marcos da Educação Especial no Brasil e no mundo. Um tema ainda considerado ainda novo no universo brasileiro. “Somente após a Constituição Federal de 1988, passa ser pensado e discutido. Até então o ‘outro considerado diferente’ era visto como fonte de todo mal, o ‘Outro’ era blindado como ser pertencente a um único espaço cultural, ou o ‘Outro’ como alguém a tolerar”, explica a especilista. Diante de muitas lutas, discussões e acesso de maior número de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência às escolas regulares e à vida social, o panorama de estigma vem diminuindo e o conceito que se discute atualmente é o da sustentabilidade humana, que não se restringe somente às questões ambientais, mas também das relações sociais e das vulnerabilidades, como uma questão de bem-estar e desenvolvimento humano pautado pelo autoconhecimento, o respeito e a responsabilidade”, afirma ela, complementando: “O Autoconhecimento, por ser a mais clara forma de consciência sobre seus próprios valores e barreiras a serem enfrentadas, sobre como se sentir bem e motivado. O respeito surge como pilar, pois mesmo aqueles que têm restrições quanto à sua sociabilidade estão direta ou indiretamente relacionados a outros seres humanos e isso implica em interações respeitosas para que as ações não se sobreponham às vontades. Por fim, a Responsabilidade, pois é através dela que é possível desenvolver a atenção e assumir suas posições e pensamentos, interagir com os demais com possibilidades de um crescimento ordenado do coletivo. Sentimo-nos muito honrados e orgulhosos com o convite”, ressaltou a coordenadora pedagógica.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes2 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade5 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade7 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade8 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região8 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial13 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial13 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares