A Prefeitura de Hortolândia prepara uma programação especial para esta sexta-feira (24/11), a partir das 8h, no Centro de Especialidades Médicas, localizado no bairro Green Park. Palestras e oficinas serão realizadas pelo Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), destacando a importância de diagnosticar e tratar a doença, cujas complicações podem comprometer a saúde do diabético. As atividades e respectivos horários podem ser conferidos abaixo.

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, obtida como fonte de energia por meio dos alimentos. Quando a pessoa tem diabetes, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose aumenta, o que a longo prazo causa danos aos órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Em Hortolândia, as equipes das USFs (Unidades de Saúde da Família) realizam acompanhamento com pacientes diabéticos. Além de se consultarem regularmente nas unidades de saúde do município, são realizados grupos para discutir alimentação saudável e qualidade de vida, atitudes que melhoram as condições de saúde da população em geral, inclusive do diabético.

Confira a programação:

8hAbertura

8h30Palestra: Diagnóstico, tratamento e complicações do diabetes

10h30Palestra: Educação e prevenção

11h30Palestra: Nutrição e diabetes

12h30 às 15hOficinas: glicemia capilar, apresentação de canetas para aplicação de insulina, receitas práticas para o dia a dia, tira dúvidas

15hPalestra: Cuidados com a pele e os pés

Local:

Centro de Especialidades Médicas

Rua José Pereira de Lira, 255, no Green Park

Artigo anteriorO que ler ou assistir para enfrentar a crise?
Próximo artigoEstande Seja Digital estará na Praça da Neusa, nesta sexta-feira (24/11) Destaque