Nossa Cidade

Estão abertas inscrições para cursos de viola caipira e violão popular

Aulas serão ministradas no Centro de Memória de Hortolândia

Você quer aprender a tocar modão sertanejo ou músicas conhecidas da MPB? Estão abertas as inscrições para os cursos de viola caipira e de violão popular realizados pela Prefeitura de Hortolândia. São 17 vagas disponíveis, das quais cinco para o curso de viola caipira e 12 para o curso de violão. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (19) 99301-7797, ou presencialmente no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O curso é para pessoas com idade a partir de 12 anos. 

Anuncio


De acordo com a Secretaria de Cultura, as datas de início dos cursos serão definidos de acordo com a demanda das inscrições. As aulas estão previstas para acontecer às quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h, e às sextas-feiras, das 14h às 16h, no Centro de Memória. Na primeira aula, os participantes farão um teste de aptidão para verificar o nível de conhecimento musical.

Os cursos serão ministrados por Mestre Chiquinho (foto). Morador ilustre da cidade, ele é conhecido por seu trabalho de preservação das tradições da cultura caipira como a Folia de Reis e a catira. Mestre Chiquinho é o idealizador dos grupos Companhia de Santos Reis Rosa dos Anjos, Pioneiros do Catira, Rainhas do Catira e Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia

“Os cursos são básicos para iniciantes, com conteúdos de teoria e prática. Os alunos aprenderão desde formação de acordes, escala cromática, entre outros itens. Também serão mostradas as histórias do violão e da viola caipira. Vamos abordar ainda a luthieria, que é a produção de instrumentos musicais, quais são as partes integrantes de cada um dos dois instrumentos. A parte prática inclui ainda exercícios de coordenação motora para tocar os instrumentos”, explica Mestre Chiquinho.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo