Nossa Cidade

Espaço Mais Saúde divulga atividades da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Novo Ângulo

Unidade Básica de Saúde do Jardim Novo Angulo em hortolandia
Usuários da UBS participarão de palestras e receberão orientações

Programação visa levar conhecimento à população sobre função da UBS na rede básica de saúde

Neste sábado (8), a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada realiza uma atividade diferenciada: o Espaço Mais Saúde. A programação, com diversas palestras e orientações, tem o objetivo de orientar a população sobre as ações realizadas nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) do município. O evento será realizado na UBS Novo Ângulo, que fica na rua Edézio Vieira de Moraes, nº 146, das 8h às 12h. A atividade faz parte do programa de governo Viva Mais e Melhor.

Nas UBS’s, a população tem a garantia de atendimento médico por meio do agendamento de consultas com clínico geral, pediatra, ginecologista e algumas especialidades, como nutrição e psicologia. As unidades possuem, ainda, farmácia com dispensação de medicamentos de receituário com o acompanhamento de um farmacêutico responsável. Além disso, as UBS’s realizam acompanhamento de pacientes crônicos e outros grupos, com encontros periódicos de hipertensos, diabéticos e gestantes.

FUNÇÃO

Na programação deste sábado, os moradores da região do jardim Novo Ângulo poderão conhecer melhor a função da UBS do bairro, com exposição de algumas ações realizadas no local e atividades exclusivas para esta data. No local, haverá barraca de plantas medicinais, demonstrando o potencial que elas têm no tratamento e prevenção de doenças, além de barracas de orientações diversas, como uso de álcool e drogas, violência doméstica, dengue, DST’s (Doenças sexualmente Transmissíveis), e alimentação saudável. Também serão realizadas palestras sobre câncer bucal, gestação e bebê, hipertensão e diabetes.

“A proposta é que a comunidade conheça os serviços oferecidos na UBS e otimize a utilização das unidades de saúde, de acordo com a finalidade de cada uma delas. Queremos que a população saiba qual unidade procurar, conforme sua necessidade. Muita gente desconhece a diferença entre UBS e PSF (Posto de Saúde da Família) e, por isso, pretendemos realizar mais atividades como esta nas outras unidades de atendimento”, destacou o secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi.

Como as UBS’s do município realizam atendimento médico com agendamento, o atendimento de urgência e emergência fica sob a responsabilidade dos Prontos Atendimentos. Eles estão localizados no Hospital Mário Covas, onde há PA adulto e infantil, no Jardim Rosolen, no Jardim Amanda e na Vila Real, onde a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) tem as funções de unidade básica e pronto atendimento.

Já os PSF’s, localizados em praticamente todos os bairros da cidade, tem o objetivo de prevenir doenças por meio da promoção de saúde. A comunidade local participa das atividades que visam a qualidade de vida, como os grupos de gestantes, Lian Gong e oficinas diversas. Além disso, agentes de saúde visitam as casas em ações de combate a dengue, e orientam a população sobre diversos assuntos que colaboram para a melhoria da saúde, de modo geral. Um clínico geral acompanha o trabalho da equipe de enfermagem local.

“É importante que as pessoas conheçam a estrutura do nosso sistema de saúde. Isso agiliza o atendimento em casos de urgência, auxilia a população na hora do agendamento de consultas e eleva a qualidade de vida do cidadão, que tem referências de onde procurar orientação correta”, afirmou Zabardi.

A rede de saúde – Atenção Básica e Especializada tem, ainda, o apoio de unidades referenciadas, como o Centro de Especialidades Médicas, o Cesm (Centro Especializado de Saúde da Mulher), e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

ESPAÇO

O espaço Mais Saúde é uma das ações da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada dentro do Programa Viva Mais e Melhor, realizado pela Prefeitura de Hortolândia com a coordenação da Secretaria de Governo. As atividades do programa têm o objetivo de proporcionar condições de mudança de hábito nas pessoas. Para o desenvolvimento deste conceito, todas as esferas da Prefeitura e órgãos públicos são envolvidos em ações intersetoriais. Além do comprometimento da Administração Municipal, a população também é chamada à ser parceira, com atitudes simples e eficazes para se alcançar uma maior longevidade.

Edição: Claudete Campos
Autor: Sandra Alyne/PMH

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...