Nossa Cidade

Escolas de Hortolândia participam de Olimpíada de Língua Portuguesa

Com tem “O lugar onde vivo”, 24 Escolas Municipais de Ensino Fundamental estão inscritas; textos serão selecionados por integrantes da comissão julgadora na próxima terça-feira (09/09)

A 4ª Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vem mobilizando escolas de todo o País em um concurso de produção de textos. Em Hortolândia, 24 Emefs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) aderiram ao programa e 18 escolas Estaduais. Nesta edição, o tema do concurso é “O lugar onde vivo”. Os textos selecionados pelas CE (Comissões Escolares) estão disponíveis no Portal da Olimpíada.

Ao todo, 43 trabalhos foram selecionados nas escolas e inscritos, passando agora para a etapa de seleção municipal. Na próxima terça-feira (09/09), a comissão julgadora municipal selecionará os textos que representarão o município na etapa estadual. Os 5.014 municípios brasileiros que aderiram à Olimpíada têm até sexta-feira (12/09), para escolher os vencedores dessa fase que irão representar suas cidades na Etapa Estadual

Com o objetivo de desenvolver a escrita em sala de aula, a Olimpíada da Língua Portuguesa incitava o aluno a resgatar histórias e aprofundar seu conhecimento sobre a realidade no momento de escrever.

Para a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, o tema deste ano resgata a história e o lugar em que vivemos. “O tema reporta à cultura e à história do município e contribui com a interação das crianças e jovens com a realidade em que vivem, por meio da autoria de suas vivências, representadas em suas escritas”, destacou Cleudice.

“Nas escolas municipais 66 professores com classes dos 5º anos participaram no gênero Poema, isso significa em média 2.000 alunos participantes. Ao analisar as produções dos alunos, será possível conhecer o resultado do trabalho que é desenvolvido nas salas de aula e observar a qualidade da escrita dos alunos do município”, ressaltou a coordenadora Pedagógica, Maria do Carmo Esteves Vicente.

Sobre a OLP

A Olimpíada de Língua Portuguesa possui cinco etapas; Escolar, Municipal, Estadual, Regional e Nacional. Cada ano do Ensino Fundamental das escolas municipais trabalhou os seguintes gêneros textuais: 5º e 6º ano “Poema”; 7º e 8º ano “Memórias Literárias”; 9º ano “Crônica”. A partir disso, cada unidade de ensino selecionou um texto por categoria. Ao todo, foram selecionados 70 trabalhos na cidade.

Para realizar os trabalhos em sala de aula, cada professor recebeu a Coleção da Olimpíada, composta por Caderno do Professor, CD-ROM e coletânea dos gêneros textuais Poema, Memórias Literárias e Crônica. Neste ano, o programa conta com uma novidade tecnológica: o conteúdo pedagógico para trabalhar cada um dos gêneros literários está disponível em forma de Cadernos Virtuais. Com isso, a interação entre alunos e professores se fortalece, por meio de atividades e jogos que estimulam a aprendizagem colaborativa.

Edição anterior

Na edição anterior da Olimpíada de Português, em 2012, cinco alunos de Hortolândia foram selecionados para a etapa estadual. A comissão municipal é formada por gestores educacionais, da rede municipal, Maria do Carmo Esteves Vicente, Alcides Xavier e Angela Trainotti e Maria Claudia de Mesquita e Silene Gomes da Silva, representantes da rede estadual.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98