12 de julho de 2024
Nossa Cidade

Escolas da rede municipal passam por reforma

Objetivo da ação é oferecer à comunidade escolar ambiente mais acolhedor, seguro e motivador

reforma escolas municipais

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Obras, está reformando escolas da rede municipal de ensino. Os reparos começaram neste mês e devem acontecer em cerca de 40 unidades. Em quatro escolas as medidas já estão em andamento: as Emefs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Cláudio Roberto Marques, no Jd. Santana, e Salvador Zacharias, no Jd. Novo Ângulo, a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Orestes Ôngaro e a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Residencial São Sebastião.

O valor investido, por enquanto, é de R$ 715mil, de acordo com a Secretaria de Obras. Até o final do ano, outras unidades também serão contempladas, de acordo com a lista de prioridades definida pela Educação.

Prefeitura pede apoio à comunidade escolar

As ações variam conforme a necessidade de cada unidade escolar. Vão desde pintura, troca de piso e calhas a providências para garantir a acessibilidade na escola. Em algumas, os trabalhos vão alterar a rotina de aulas. Em razão disso, a Secretaria de Educação pede a compreensão da comunidade escolar, uma vez que a mudança no ritmo das atividades é algo provisório.

“Sabemos que a reforma às vezes causa algum incômodo, mas é necessária porque vai melhorar as condições de trabalho e auto-estima da criança. Quem não gosta de trabalhar num ambiente mais bonito?”, pondera a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.

Na Emef Cláudio Roberto Marques, acontece reforma no piso da cozinha e nos banheiros dos alunos (masculino e feminino), além de pintura, revisão da parte elétrica e limpeza de calhas e ralos. Haverá também a instalação de porta para atendimento à comunidade e divisória no grupo de apoio, colocação de toldos na entrada dos alunos, construção de palco no pátio, de lixeira de alvenaria e almoxarifado, concretagem e acabamento do canteiro ao lado das salas de aula, além de outros ajustes. Quatro providências deixarão a escola mais acessível: a reforma no banheiro adaptado, que ganha um trocador, o nivelamento do piso em frente à biblioteca, a colocação de cimento na área externa ao lado da secretaria e a construção de uma rampa e escada de acesso.

Na Emef Salvador Zacharias, acontece reforma no toldo de entrada dos alunos e pintura completa na unidade. Também serão corrigidos buracos nas paredes das salas de aulas e haverá colocação de piso na entrada do auditório, na entrada dos alunos e no pavilhão das salas do Jardim, bem como concretagem da área atrás da cozinha.

Troca de pisos do refeitório e de porta por janela na secretaria fazem parte da reforma realizada na Emeief Orestes Ôngaro. Haverá, ainda, a instalação de divisória na sala dos gestores e secretaria, de grade e portão no tanque de areia, colocação de tela e portão na mureta do parque, assim como reparos no telhado da lavanderia.

Já na Emei Residencial São Sebastião, está prevista a instalação de toldo, troca de porta enferrujada e colocação de cimento no estacionamento. Haverá, ainda, a colocação de cobertura e piso no solário, reboque no muro externo, instalação de pias e torneiras na sala dos professores e construção de banheiro para berçário.

“A Secretaria de Educação trabalha para oferecer o melhor, pedagogicamente. Buscamos a excelência na educação e também na estrutura física. Estamos acompanhando as reformas para oferecer um espaço de qualidade para as nossas crianças. O ambiente da escola precisa ser acolhedor, motivador, bem cuidado, pois contribui para o processo educativo”, afirma a secretária.

Atualmente, há cerca de 20 mil estudantes matriculados nas 54 unidades escolares da rede municipal.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98