Nossa Cidade

Escola do Jd. Nova Europa ganha piso que auxilia crianças cegas a circular pela unidade

Emef Samuel da Silva Mendonça tem dois alunos cegos matriculados no Ensino Fundamental

A partir de agora, estudantes cegos, matriculados na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Samuel da Silva Mendonça, circularão com mais facilidade pelas dependências da escola, localizada no Jd. Nova Europa. A unidade acaba de ganhar piso podotátil, desde a porta de entrada até as salas de aula, ramificando-se por outros ambientes coletivos, como pátio, refeitório e biblioteca.

Anuncio


A medida beneficia, inicialmente, duas crianças – Bryan Davi Rodrigues Benedito, do 3° ano, e Davi Miguel Bernardo da Cruz- 5° ano, mas garantirá a acessibilidade a tantos outros que venham a estudar na escola, integrante da rede pública de educação da Prefeitura de Hortolândia. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, outra escola da rede também conta com o piso podotátil, a Emef Tarsila do Amaral, no Jd. Amanda. Durante a reforma pela qual passa a unidade, ele será substituído.

Davi ingressou na Emef Samuel no 1º ano do Ensino Fundamental, quando ainda tinha baixa visão. Recentemente, o garoto passou por experiências marcantes: além da cegueira, a morte do pai em decorrência da Covid-19, no ano passado. Para ajudá-lo, professores e colegas participam de uma oficina de Braille e criaram, ainda, uma rede de apoio de modo a estimulá-lo e contribuir para melhorar sua autoestima e desenvolver autonomia.

“Achei muito bom esse piso”, comentou Davi, que, no período de adaptação, ainda contará com o auxílio da professora do AEE (Atendimento Educacional Especializado) Patrícia Inácia Machado.

“É muito legal. Parabéns! Fiquei muito feliz de vocês fazerem isso por ele”, afirmou Irene Bernardo da Silva, mãe de Davi.

“Nossa missão, como poder público, é cuidar para que Hortolândia seja cada vez mais acolhedora e inclusiva, principalmente para nossas crianças, para que elas se sintam bem e possam desenvolver todo o seu potencial”, afirma o prefeito Zezé Gomes.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo