Nossa Cidade

Equipe gestora se reúne para avaliar trabalho das secretarias de Saúde

Reunião para avaliação e ajustes das ações acontecerá a cada três meses

Encontro Saúde

Aprimorar as ações conjuntas a fim de prestar ao usuário do SUS (Sistema Único de Saúde), em Hortolândia, um atendimento cada vez melhor. Com este objetivo, ao final de oito meses da divisão de tarefas e definição da esfera de ação de cada pasta, integrantes das equipes gestoras das secretarias de Saúde – Atenção Básica e Especializada e Atenção à Urgência e Emergência, reuniram-se, nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, no auditório do Hotel Drud’s, no Parque Gabriel. Uma das resoluções do encontro, que contou também com a participação dos secretários, é realizar, trimestralmente, a partir de agora, reuniões de avaliação e ajustes.

O primeiro encontro girou em torno de cinco itens prioritários: o PADO (Programa de Atendimento Domiciliar), a Central de Ambulâncias, o sistema de regulação de exames e cirurgias, convênios e contratos em comum e a Central de Abastecimento (serviço que engloba as farmácias das unidades de saúde e a de Alto Custo). “Foi extremamente positiva a nossa reunião”, afirmou Paula Nista, secretária de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência. “Vimos o quanto foi acertada a divisão entre as secretarias, principalmente quando há este cuidado de dialogar permanentemente para que as ações em conjunto visem à prestação de um serviço cada vez melhor aos nossos munícipes”, acrescenta.

Para o secretário de Saúde – Atenção Básica e Especializada, Lourenço Daniel Zanardi, a reunião entre as duas pastas foi um avanço na solução de complexidades comuns tanto à Saúde Básica quanto à Saúde de Emergência. “Embora a divisão das secretarias tenham resultado em um melhor direcionamento das ações, há complexidades que envolvem as duas pastas. Realizar esta reunião periodicamente proporciona uma discussão para solução destes problemas, oferecendo um melhor atendimento ao munícipe. Questões internas e administrativas também são discutidas para melhorar a gestão dos trabalhos”, destacou Zanardi.

Ficou decidido, neste primeiro encontro, a elaboração e utilização de um protocolo conjunto para a dispensação de medicamentos nas unidades da rede básica de saúde. O objetivo é garantir a entrega regular dos produtos aos munícipes, evitando a falta nas farmácias das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família). Outra resolução busca garantir um acompanhamento sistematizado ao paciente, quer ele entre no sistema pela porta da urgência e emergência, quer ingresse via unidade básica.

Também foi definida uma parceria entre as equipes da ESF (Estratégia de Saúde da Família) e as do PADO, a fim de otimizar o atendimento das demandas, considerando a complexidade de cada caso. Outro ponto acertado prevê modificações para breve no serviço prestado pela Central de Ambulâncias. Além de uma ação mais efetiva junto à prestadora do serviço no sentido de fazer a manutenção e troca dos veículos em más condições, conforme solicitada pela Prefeitura, uma assistente social, lotada na própria Central, trabalhará em conjunto com as demais profissionais que atuam nas unidades da rede básica. O objetivo é triar os pacientes estabelecendo como prioritário o critério social.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

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