Nossa Cidade

Minipalestra debate papel do Conselho dos Direitos da Mulher

Levar informação e esclarecimento aos usuários do PA Amanda é o objetivo da iniciativa, pioneira entre as unidades da rede

PA do Amanda - Palestra

Anuncio


Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que aguardavam atendimento no PA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Amanda, órgão da Secretaria de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência, da Prefeitura, puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher). Na manhã da quinta-feira, dia 29 de agosto, a presidente do órgão, Marisa Gubani Capelassi, ministrou uma minipalestra para os presentes, falando sobre o papel do Conselho, bem como suas ações junto à sociedade civil e aos órgãos públicos.

A iniciativa faz parte do ciclo de pequenas palestras gratuitas, idealizado pela própria equipe da unidade, a fim de levar ao cidadão de Hortolândia, usuário do SUS, informações sobre como funciona a rede pública de saúde e as diferenças entre o atendimento prestado nas unidades básicas e nas de urgência e emergência, além de temas correlatos, na esfera da saúde.“É muito importante essa interação entre Conselho e saúde, pois a população acaba tendo um atendimento mais humanizado, recebendo, além de consultas, uma formação e um crescimento pessoal”, avalia Marisa Capelassi.

Iniciado no dia 13 deste mês, com uma fala da enfermeira Sandra Geromel sobre “Qual o trabalho do Pronto Atendimento: o PA Amanda”, o ciclo prevê para setembro mais duas palestras,ambas com representantes do AA (Alcoólicos Anônimos), sobre “Orientação e prevenção a dependentes químicos (Álcool)” e “Orientação e prevenção a dependentes químicos (Drogas)”. A primeira está marcada para a terça-feira, 10 de setembro, das 9h às 9h15, e a segunda para a quinta-feira, 26, no mesmo horário. O PA Amanda está localizado na Av. Brasil, 800, no Jardim Amanda.

Idealizadora do projeto, a assistente social do PA, Éllen Ribeiro explica que, para não interferir nos trabalhos dos demais profissionais da unidade,as palestras sempre terão entre 10 e 15 minutos de duração. A ideia do ciclo informativo surgiu do convívio com o público atendido diariamente no PA, cerca de 300 pessoas/dia, segundo Éllen. A unidade funciona ininterruptamente, oferecendo serviços de urgência e emergência, muitos deles a pacientes trazidos por ambulâncias do SAMU (Serviço de atendimento Móvel de Urgência). Além disso, dispõe de pediatria, clínica geral, equipe de enfermagem, farmácia, serviço social e Raio X.

“Os pacientes na sala de espera ficam ansiosos até o atendimento. Queremos que, além de obterem informações importantes sobre a saúde, fiquem mais calmos”, explica a servidora.Nesta segunda rodada, após as orientações, foi servido um café com biscoitos preparado pela equipe da unidade e houve também sorteio de brindes doados pelo comércio local. “Agradecemos muito aos gestores da unidade, na pessoa do coordenador Daniel Laranjeira, que acolheu esta iniciativa e tem apoiado a equipe do PA Amanda neste trabalho voluntário de prestação de serviço à comunidade”, assinala a assistente social.

“É importante que a unidade de urgência e emergência, além da questão curativa, trabalhe a questão da prevenção e do humanismo no atendimento, trazendo informação a quem aguarda, porque nem todos os que procuram as UPAs deveriam realmente estar ali. Isso ajuda a aliviar a tensão e ainda orienta. É mais uma oportunidade que temos para falar sobre saúde pública”, afirma a secretáriade Saúde – Atenção à Urgência e Emergência, Paula Nista, para quem a iniciativa é bem-vinda.

Confira o cronograma de palestras:

13/08/2013 – das 9hàs 9h15
Orientações “Qual o trabalho do Pronto Atendimento: o PA Amanda”
Palestrante: Sandra Geromel-enfermeira da Unidade

29/08/2013 – das 9h às 9h15
Divulgação e orientação sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Palestrante: Marisa GubaniCapelassi

10/09/2013 – das 9h às 9h15
Orientação e prevençãoa dependentes químicos (Álcool)
Palestrante: Representante do AA (Alcoólicos Anônimos)

26/09/2013 – das 9hàs 9h15
Orientação e prevenção a dependentes químicos (Drogas)
Palestrante: Representante do AA (Alcoólicos Anônimos)

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo