Ação integra projeto de arborização e paisagismo realizado pela Prefeitura em diversas áreas para tornar Hortolândia uma cidade mais verde
O complexo viário do Pq. Santa Fé, em fase final de implantação pela Secretaria de Obras, será também um importante ponto verde na cidade. A Prefeitura de Hortolândia acaba de concluir o plantio de 1.657 mudas de árvores nativas e frutíferas na área, 1.127 delas entre segunda e quinta-feira (25 a 28/07). O viário, com novos trechos de circulação entre bairros, ciclovia e pista de caminhada, oferecerá nova rota de acesso a quem segue para o Residencial São Sebastião e o Jardim Interlagos, a partir do Jardim Novo Cambuí.
O complexo está localizado na parte posterior do Parque Socioambiental Lago da Fé, espaço de lazer e convivência que a cada dia é mais visitado pela população. Na semana anterior, agentes da empresa contratada pela Administração Municipal haviam plantado inicialmente 530 novas mudas de árvores frutíferas e nativas do Brasil. As mudas consideradas de grande porte, com até três metros de altura, são de espécies como ipês rosas e roxos, patas de vacas brancas e vermelhas, quaresmeiras, paus brasis e sibipirunas. As de menor porte são de araçás, cambucis, oitis e pitangas, dentre outras.
Este plantio, em duas etapas, também integra o Projeto de Arborização e Paisagismo da Prefeitura. A meta é, até 2024, plantar mais de 50 mil mudas de árvores em áreas verdes municipais. O total de árvores cultivadas, desde o início do projeto, em maio deste ano, até julho passado, chega a 14.315 mudas de árvores frutíferas e nativas do Brasil.
As ações são coordenadas pela Secretaria de Obras e envolvem todas as secretarias municipais. O projeto de compensação ambiental das obras que compõem o Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável atende aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e busca projetar Hortolândia para os próximos 30 anos, com desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental, tornando-a uma cidade inteligente e sustentável.
O projeto de Arborização e Paisagismo prevê as seguintes ações:
• Plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, para melhorar o ar que respiramos e criar pequenos bolsões de floresta nativa, atraindo pássaros e pequenos animais silvestres;
• Criar paisagismo nas principais avenidas do município, plantando de forma ordenada várias espécies de árvores, embelezando a cidade;
• Criar vários canteiros floridos na cidade, com flores que deixam nossa cidade mais colorida;
• Plantio nas calçadas das casas, escolas e postos de saúde, para gerar abrigo do sol;
• Incentivo de atividades educacionais e ambientais envolvendo outras secretarias e à comunidade.
Locais e quantidades plantadas até agora na esfera do projeto:
11/05 – 337 mudas de árvores nativas e frutíferas na Vila Verde, em uma área de 2.024 metros quadrados próxima ao Residencial São Sebastião.
23/05 – 170 mudas de árvores nativas numa área de aterro, na região do Parque Perón, nas imediações do complexo prisional.
31/05 – 900 mudas de árvores nativas na região do Jd. Nova Europa, na gleba A2, à qual se tem acesso pela Rua Ytamaraka.
03/06 – 645 mudas em área do Jd. Terras de Santo Antonio (Rua Antônio Gazzetta)
20 e 21/06 – 2.697 mudas em área do Jd. Terras de Santo Antonio (Av. Gentil Tolomeotti)
22 e 27/06– 434 mudas em área próxima ao condomínio Golden Park, com acesso pelas ruas Grécia e Alemanha
26 e 27/06 – 230 mudas nas ruas Cinco e Seis e Av. Marginal Dois, Jd. São Felipe
28 e 29/06 – 652 mudas nas ruas Cinco e Seis, Jd. São Felipe
04 e 05/07 – 383 mudas na Rua Peroba, s/n, Pq. Residencial Jd. Jatobá
12/07 – 6.210 mudas no viário central, entre o Pq. dos Pinheiros e o Carmem Cristina
20/07 – 530 mudas no entorno do viário Santa Fé
28/07 – 1.127 mudas no entorno do viário Santa Fé
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98