Connect with us

Nossa Cidade

Em congresso na Alemanha, prefeito conhece exemplos de cidades sustentáveis

imagem 109

Nesta quarta-feira (18/09), o prefeito Angelo Perugini participou de um Congresso na Alemanha sobre planejamento urbano, uso e ocupação do solo. A atividade faz parte da parceria internacional da qual Hortolândia participa, à convite do Projeto ANDUS (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil), promovido pelo Governo Federal, por meio do MCDI (Ministério das Cidades), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Alemã de Cooperação Técnica Internacional, a GIZ GmbH (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit). A programação do Congresso vai até a sexta-feira, com palestras e debates sobre o tema. O objetivo da visita do prefeito ao país europeu é conhecer estratégias de desenvolvimento para Hortolândia se tornar uma Smart City (Cidade Inteligente).

Hortolândia é um dos cinco municípios brasileiros que foram selecionados para firmar a parceria internacional na área de desenvolvimento sustentável por meio deste projeto. A parceria internacional vem ao encontro das ações do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano, social, econômico, ambiental e humano de Hortolândia, de modo sustentável, preparando a cidade para o crescimento urbano dos próximos 30 anos.

Anuncio

“Numa das palestras do congresso, vimos como tratar a questão de planejamento sustentável, para que as cidades tenham cada dia mais qualidade de vida e oportunidade de trabalho para todos. Conhecemos uma vila, um bairro conhecido como ‘Casa Passiva’, onde as casas tem recursos energéticos sustentáveis. A energia vem da queima do lixo e da energia solar. Os moradores não gastam energia elétrica nem energia proveniente do petróleo”, destacou Perugini. Essas residências têm, inclusive, isolamento térmico.

De acordo com a assessora técnica do projeto Andus na Alemanha, Sarah Habersack, para o desenvolvimento de cidades inteligentes, há processos participativos de planejamento em uma plataforma eletrônica, que mostra quais são os espaços livres na cidade. “São espaços de oportunidades, espaços de possibilidades, onde algo poderia acontecer, ser implementado. Eles (os gestores) podem colocar dentro dessa plataforma ações digitais e analógicas”, disse.

Advertisement

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, a parceria para cooperação técnica internacional pelo Projeto Andus proporcionará transferência tecnológica, capacitação de servidores e ferramentas para a implementação do Plano Diretor em Hortolândia, de modo a tornar Hortolândia cidade modelo de sustentabilidade. A cooperação se dará por um período de um ano.

Em março, quando o projeto foi lançado em Hortolândia, o diretor do projeto, Günther Wehenpohl, disse que a ideia é conhecer projetos que a Prefeitura de Hortolândia pretende implantar na cidade e auxiliar com orientações práticas de como concretizar estes planos, dentro de metas ambientais e sustentáveis. O diretor do ANDUS enfatizou que a escolha de Hortolândia, entre todas as cidades da região Sudeste, se deu por ser um município médio em desenvolvimento em uma região metropolitana, no caso, a RMC (Região Metropolitana de Campinas). Além de Hortolândia, os demais municípios contemplados na parceria são: Fortaleza e Euzébio, no Ceará; Anápolis, em Goiás; e Tomé Açú, no Pará.

TECNOLOGIA AMPLIARÁ SEGURANÇA

Por meio do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), Hortolândia já iniciou uma série de investimentos para tornar a cidade inteligente, do ponto de vista tecnológico e de sustentabilidade. As ações são compartilhadas, pelo prefeito, com outros municípios que participam das atividades do projeto Andus, na Alemanha. 

Advertisement

Na área da segurança, por exemplo, o município trabalha na instalação do sistema inteligente OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Óptico de Caracteres) em câmeras de monitoramento nos principais acessos viários da cidade. O sistema permite a leitura das placas de veículos, integrando as forças de segurança para diminuir o índice de criminalidade. Além disso, em breve os radares terão o sistema Detecta, câmeras que facilitam a localização de carros furtados ou roubados. Ao ligar para o número 190, da Polícia Militar, o cidadão terá sua queixa registrada e em questões de segundos o sistema será acionado para a viatura que estiver mais perto da ocorrência realizar a abordagem.

O município também finaliza uma PPP (Parceria Público Privada) para implantação do monitoramente inteligente, ou telegestão, do parque de iluminação pública. Os 22 mil pontos de iluminação da cidade terão capacidade de fornecer o controle de cada uma das luminárias por meio de um transmissor de dados. Na prática, será possível, por exemplo, reduzir o nível de luminosidade nos horários em que há menos fluxo de pessoas nas avenidas e parques, colaborando para a economia de energia, além de monitorar falhas, como lâmpadas queimadas, o que garantirá manutenção mais rápida.

A Prefeitura inicia, nas próximas semanas, a obra de ampliação de 70 km de fibra ótica, o que possibilitará atendimento tecnológico de 80 prédios municipais, como unidades de saúde e escolas, que terão o mesmo sistema de internet e telefonia, o que agilizará a prestação de serviços à população, com economia aos cofres públicos. Hoje, a cidade conta com 10 km de fibra ótica, que atendem três prédios.

Outra ação já em andamento é a implantação do sistema Sequoia (nome da maior árvore do mundo), procedimento que transformará todos os processos do município – até então impressos em papel – em processos digitais. Atualmente, 20% dos processos já estão em novo formato, o que garantiu a economia de 194 mil páginas impressa. A meta é que, até 2020, todos os processos antigos tenham sido transferidos para a plataforma digital. A implantação do Sequoia garante mais agilidade e segurança no andamento das questões administrativas, além de poupar árvores com a economia de papel.

Advertisement

PIC

Lançado em 2017, PIC  tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano da cidade. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas, que farão Hortolândia crescer com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Para a realização destas intervenções, a Prefeitura conta com apoio da iniciativa privada, dos governos estadual e federal.

Um dos principais parceiros do município é o banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), instituição com a qual o município firmou contrato equivalente a R$ 170 milhões, que serão investidos em obras de infraestrutura urbana e recuperação ambiental, que também colaboram para transformar Hortolândia em cidade sustentável. Estão previstos cinco novos parques lineares, que vão criar um corredor ecológico na cidade, com a recuperação de nascentes e matas ciliares e novos espaços de lazer. O Corredor Ecológico terá ciclovia e pista de caminhada contínuas, de cerca de 10 km, unindo todas as regiões da cidade. O programa prevê, também, abertura de novas avenidas, construção de pontes e viadutos para garantir mais inteligência ao sistema viário.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

mega-sena mega-sena
Nossa Região1 hora ago

Aposta de Campinas leva mais de 5 milhões na Mega-Sena 2717

Nesta quinta-feira, 25 de abril, os olhares dos apostadores se voltaram para São Paulo (SP), onde foi revelado o tão...

julia zanatta julia zanatta
Brasil1 hora ago

Comparação entre SC e Maranhão gera controvérsia na política

A deputada federal Júlia Zanatta foi recentemente alvo de críticas após comparar os estados de Santa Catarina e Maranhão em...

Vagas de emprego na Nestlé Vagas de emprego na Nestlé
Cursos1 hora ago

Nestlé e coliga anunciam cursos de gastronomia gratuitos para jovens de todo o Brasil

A Co.liga – escola digital de cursos gratuitos no campo da economia criativa – e a Nestlé se uniram em...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil2 horas ago

Sorteio da Mega-Sena 2717: confira os números premiados

Na noite desta quinta-feira (25), foram divulgados os números sorteados da Mega-Sena concurso 2717. Os números premiados são: 06 –...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Cidade5 horas ago

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região...

diminuir o calor dentro de casa diminuir o calor dentro de casa
Nossa Cidade8 horas ago

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de...

sp101 sp101
Nossa Região9 horas ago

SP 101 vai ganhar passarela, confira:

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia...

Advertisement
cinema

Populares