Nossa Cidade

Em cerimônia emocionante, Emef Jd. Santiago passa a ser Emef Dayla Cristina Amorim

Uma cerimônia emocionante, de celebração à vida, marcou a mudança de nome da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jd. Santiago, nesta quarta-feira (23/08). A partir de agora, a unidade, localizada na Rua Salvador, 500 (antiga Rua Projetada 4), se chama Emef Dayla Cristina Souza de Amorim, em homenagem à ex-aluna, moradora do Sítio São João (hoje Jd. Brasil), que morreu aos 11 anos de idade, em incêndio causado por ligação clandestina de energia elétrica na residência, uma construção precária, feita de madeira. Dayla estudou na escola municipal por quatro anos, de 2003 a 2006.

O evento reuniu centenas de pessoas, entre alunos, profissionais da educação e familiares, como a mãe da menina, Edigenar Souza de Amorim, aniversariante do dia, que recebeu como presente de estudantes e professores da escola, além da homenagem à caçula, cartões com mensagens de carinho e corações desenhados, assim como um portaretrato com foto da filha, sorridente. “A minha princesa agora fica aqui”, sussurrou diante da fotografia, visivelmente emocionada.

Anuncio


“Hoje é um dia alegre, feliz, apesar de a Dayla não estar mais aqui entre nós. Um dia para guardar no coração”, propôs o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, que representou o prefeito Angelo Perugini. “O nome Dayla, vem de Dila, que no latim significa algo como ‘montanhas e vales’. A educação, assim como as montanhas, precisa de vales, do que está em volta, para dar forma. Só enxergamos a montanha porque existe o vale, que não é só dor, mas também beleza, relacionamento. É o que nos faz enxergar a montanha, é respeito e solidariedade, respeito às diferenças”, destacou o secretário.

A diretora da escola, Elisandra Maria Marinho de Souza, ressaltou a importância da homenagem. “Dayla é uma criança que deixou muita alegria em quem teve o prazer de estar com ela, meiga e sorridente. Nasceu no Dia do Professor, 15 de outubro. Hoje, dá nome a esta escola. Vamos levar este nome bonito para dentro do coração”, destacou. Em nome do corpo docente, a Professora Mônica Ramires, uma das idealizadoras da homenagem, agradeceu ao vereador Régis Bueno e à Câmara o acolhimento do abaixo-assinado feito junto à comunidade, solicitando a mudança de denominação da escola do bairro.

Antes do descerramento da placa, o grupo musical “Da campanha Pra Fora”, vinculado à Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, executou os hinos do Brasil e de Hortolândia. Sob a tutela do professor especialista Richard Chibim Naumann, integrante do grupo e também da Banda Municipal, alunos de 4° e 5° anos apresentaram o número musical “Ligação Urbana”, da dupla sertaneja Bruno e Marrone. Na letra, que Dayla costumava cantar para alegrar a mãe, ouve-se algo que sintetiza o momento: “você deixou em mim uma saudade com seu jeito…”

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo