Connect with us

Nossa Cidade

Eleição para o Conselho Tutelar 2 de Hortolândia é neste domingo (03/10)

Publicado

em

Votação acontecerá das 8h às 15h, em oito escolas da rede municipal de ensino

Quem é morador de Hortolândia, tem título de eleitor do município considerado válido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), pode participar da eleição para o Conselho Tutelar 2, que acontece, neste domingo (03/10), das  8h às 15h, em oito escolas da rede municipal de ensino. É preciso estar atento ao local de votação, uma vez que ele será definido pela letra inicial do primeiro nome do eleitor.

Quem tem nome iniciado pela letra A, como em “Ana Maria”, deve se dirigir à Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamantal) Profª Janilde Flores Gaby do Vale, na Vila Real. Já quem tem nome começando em B, C e D, como em “Beatriz”, “Carlos” e “Diego”, deve se dirigir à Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamantal) Profª Zenaide Ferreira de Lira Seorlin (antiga escola Bambino), no Remanso Campineiro. Eleitores cujos nomes começam em E e S, como em “Eliezer” e “Sônia” precisam votar na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Interlagos. 

Eleitores cujos nomes têm iniciais em F, G e V precisam procurar a Emef Prof. Cláudio Roberto Marques, no Jd. Santana. Os com iniciais em H, I, K e L devem se deslocar até a Emef Viva Mais, no Jd. Santa Clara II. Os de iniciais  M e R foram encaminhados à Emef Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro. Os iniciando em J e T à Emef Vilagio Ghiraldelli. Por fim, aqueles cujos nomes começam em N, O, P, Q, U, W, X, Y e Z devem procurar a Emeief Jd Santa Amélia (veja endereços completos abaixo). 

Segundo o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), quem não fez a biometria teve o título cancelado e não consta na lista de eleitores. Então, é preciso verificar a situação do documento perante a Justiça Eleitoral para ter certeza. Basta acessar o site do TRE, neste link: https://www.tre-sp.jus.br/eleitor/atendimento-online/titulo-de-eleitor

Horário de votação

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura, responsável por oferecer suporte administrativo, financeiro e de pessoal em todas as etapas do processo, foram definidos dois horários de votação: das 8h às 9h, exclusivo para maiores de 60 anos e gestantes, e das 9h às 15h, para o público em geral. Na hora de votar, é fundamental que o eleitor apresente documento pessoal com foto e título, mantenha distanciamento social e use máscara de proteção individual de maneira correta (cobrindo nariz e boca). A medida visa respeitar as restrições sanitárias adotadas em razão da pandemia do Coronavírus.

Nesta sexta-feira (30/09 e 01/10), outros profissionais que darão suporte à eleição passam por treinamento. Parte já foi treinada ontem. A equipe de apoio é formada por 280 pessoas, em geral, servidores públicos concursados e comissionados, bem como integrantes do CMDCA. As 48 urnas que serão usadas pelos eleitores já foram lacradas e, neste sábado à tarde (02/10), serão transportadas aos locais de votação.

Conselho Tutelar2

O pleito selecionará cinco conselheiros tutelares e cinco suplentes, que terão mandato para o período de 10 de dezembro de 2021 a 09 de janeiro de 2024. A posse dos eleitos está prevista para acontecer no dia 10 de dezembro de 2021 (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

“O Conselho Tutelar é órgão fundamental na luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes. São os conselheiros que fazem a intermediação entre as crianças em vulnerabilidade e o Sistema de Garantia de Direitos. Hortolândia tem crescido muito, aumentando assim a necessidade de ampliar o atendimento, por isso a instalação de um segundo Conselho Tutelar”, ressaltou a presidente do CMDCA, Cláudia Melo.

“Com a implantação do Conselho Tutelar 2 haverá um fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, que é fruto da parceria entre a Administração e o MP (Ministério Público). É fundamental a participação de todos os 280 integrantes da equipe de apoio para o bom desenvolvimento da votação, a presença garantirá uma votação tranquila e organizada”, avaliou o Diretor de Gestão Administrativa, Gerson Ferreira.

Conforme a Resolução 139 do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), o Conselho Tutelar é o órgão municipal ou distrital de defesa dos direitos da criança e do adolescente, previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e na Constituição Federal Brasileira. O artigo 3º da resolução diz que “em cada Município e no Distrito Federal haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar como órgão da administração pública local. Para assegurar a equidade de acesso, caberá aos Municípios e ao Distrito Federal criar e manter Conselhos Tutelares, observada, preferencialmente, a proporção mínima de um Conselho para cada cem mil habitantes. Quando houver mais de um Conselho Tutelar em um Município, caberá a este distribuí-los conforme a configuração geográfica e administrativa da localidade, a população de crianças e adolescentes e a incidência de violações a seus direitos, assim como os indicadores sociais”.

Organizado em duas fases, o processo seletivo começou com a formação promovida pela Escola de Gestão, destinada a triar, entre os pré-candidatos, os que se habilitavam à eleição pública para ocupação do cargo de conselheiro tutelar. A etapa de eleição pública para ocupação do cargo de conselheiro tutelar está aos cuidados do CMDCA, enquanto a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social está incumbida de oferecer suporte administrativo, financeiro e de pessoal em todas as etapas do processo.

O papel do Conselho Tutelar

Atualmente, Hortolândia já conta com um Conselho Tutelar, formado por cinco titulares e cinco suplentes. Os integrantes do 1º Conselho Tutelar do município foram empossados no dia 3 de dezembro de 2019. O mandato deles vai de 2020 a 2024.

No Brasil, após a aprovação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em 1990, crianças e adolescentes foram reconhecidos como sujeitos de direitos, isto é, pessoas em desenvolvimento a serem protegidas pela família, pelo Estado e pela sociedade, como um todo. Entre estes direitos a serem atendidos com prioridade absoluta estão os de ter acesso à escola e à educação, à saúde, à liberdade, ao respeito e à dignidade. Entre os órgãos responsáveis por fazer valer o que diz a lei, na garantia desses direitos fundamentais está o Conselho Tutelar. Segundo o artigo 131 do ECA, ele é o “órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”.

Confira o local de votação, conforme a letra inicial do nome: 

– Letra A: EMEF Profª Janilde Flores Gaby do Vale Av: Profª Edna Aparecida Pampa da Fonseca, 115 – Vila Real 

– Letras B, C e D: EMEIEF Profª Zenaide Ferreira de Lira Seorlin (Bambino) Rua José Camilo de Camargo, 333 – Remanso Campineiro 

– Letras E e S: EMEB Interlagos Rua Joaquim Marcelino Leite, 26 – Jd. Interlagos 

– Letras F, G e V: EMEF Prof. Cláudio Roberto Marques Rua Fabiano Pinheiro da Silva, 100 – Jd. Santana 

– Letras H, I, K e L: EMEF Viva Mais Rua Paraguai, 152 – Jd. Santa Clara II 

– Letras M e R: EMEF Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim Rua Maria de Lourdes C. Cancian, 92 – Remanso Campineiro

– Letras J e T: EMEF Vilagio Ghiraldelli Rua Gabriel C. Camargo, 60 – Jd. Vilagio Ghiraldelli 

– Letras N, O, P, Q, U, W, X, Y e Z: EMEIEF Jd Santa Amélia Rua dos Curiós, 42 – Jd. Santa Amélia 

Confira a sequência dos candidatos na cédula de votação, definida por sorteio:

1- SILVANIA 121 (Maria Silvania de Lima)

2- CHRISTIAN 104 (Christian Durval Costa Fioravante)

3- ABILENI 137 (Abileni Assis Reis Nascimento)

4- ALINE 60 (Aline Cristina Santos Padilha)

5- ERIK 120 (Erik Campos da Silva Ricardo) 

6- ROSIMÊRE 83 (Rosemêre de Souza Gonzaga Santos)

7- MARCIA 95 (Márcia Regina Prado Amorim)

8- NATALICIO 63 (Natalício Martins de Souza)

9- FABIANA 47 (Fabiana Silva Torres Soares)

10- EDSON 69 (Edson José Aparecido Lopes)

11- FABIO 35 (Fabio Venâncio Silva Maia)

Nossa Cidade

Previsão aponta segunda, terça e quarta de chuva na região

Publicado

em

Estes três dias irão trazer alguma quantidade de chuva para a cidade. Quer saber mais e quais os períodos das precipitações? Então vem com a gente que contaremos logo abaixo!

Nesta Segunda (18), está previsto 10 mm*, juntamente com a máxima de 22°, ou seja, o frio aparece e deixa o início da semana mais aconchegante. Na Terça Feira (19), a quantidade de chuva cai pela metade*. Serão pancadas esporádicas que poderão ocorrer a qualquer momento. A umidade relativa do ar sobe para até 80%.

Seguindo, na Quarta Feira (20) o hortolandense ainda verá algumas pancadas na madrugada e manhã. Com ventos de até28 km/h, a sensação térmica mais gelada será sentida por todos.

Quinta e Sexta Feira (21 e 22, respectivamente) serão dias de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Não chove e os termômetros marcam entre 13° e 26°.

No Sábado (23), o Sol se abre completamente e uma massa de ar quente parece rondar a região. Isso faz com que a temperatura suba, refletindo-se ainda no Domingo (24), que será o dia mais quente da semana, com 32°.

* 90% de probabilidade de chuva

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia realiza vacinação contra a COVID-19, neste sábado (16/10)

Publicado

em

A vacinação será realizada no horário das 8h às 15h30

Com 70% da população acima de 12 anos já protegida com a 2ª dose ou dose única contra a COVID-19, Hortolândia continua a avançar com a imunização. Neste sábado (16/10), a Prefeitura realizará vacinação no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) Novo Ângulo e Rosolém. Já as UBS Amanda II, Parque do Horto e Rosolém, que realizarão o “Dia V” da campanha de multivacinação, também neste sábado, vão fazer a imunização contra a COVID-19 somente para adolescentes. O horário da vacinação em todos os locais será das 8h às 15h30.

Para que o município atinja mais rapidamente 100% da população imunizada contra a COVID-19, a Secretaria de Saúde reforça a solicitação às pessoas que ainda não receberam a 2ª dose para que compareçam à vacinação deste sábado. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 18.189 pessoas estão faltantes com a 2ª dose na cidade.

1ª DOSE

Para receber a 1ª dose, é necessário realizar o agendamento no site da Prefeitura de Hortolândia. No agendamento é indicado o local onde a pessoa deve se dirigir para ser imunizado, levando documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de endereço. Para crianças e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, também é exigido um termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, além da presença desta pessoa maior de idade no ato da vacina.

2ª DOSE

Para receber a 2ª dose, não é necessário agendamento. Basta se dirigir ao local anotado na carteira de vacina, levando documento com foto e CPF, além do comprovante de recebimento da 1ª dose.

Para quem recebeu a 1ª dose da vacina Pfizer, é possível antecipar a 2ª dose. Antes, o intervalo entre a 1ª e a 2ª doses era de 12 semanas (equivalente a 84 dias). Com a nova determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, o intervalo foi reduzido de 12 para 8 semanas (equivalente a 2 meses, ou 56 dias). Com isso, quem se enquadra neste critério já pode procurar o mesmo local para ter a 2ª dose antecipada.

A Secretaria de Saúde ainda informa que adolescentes com comorbidades que receberam a 1ª dose da Pfizer também poderão antecipar a 2ª dose a partir desta segunda-feira (18/10).

3ª DOSE

A vacinação da 3ª dose é oferecida atualmente para idosos com idade de 60 anos ou mais e pacientes imunossuprimidos. A imunização é feita exclusivamente no CCMI. É preciso fazer agendamento no site da Prefeitura. 

A Secretaria de Saúde reforça a orientação que os idosos podem receber a 3ª dose somente seis meses após a 2ª dose. No dia da vacinação, os idosos devem levar os comprovantes de vacinação da 1ª e 2ª doses. Caso o idoso tenha sido vacinado com a 1ª ou a 2ª dose fora de Hortolândia, ele deverá apresentar comprovante de residência deste ano e CPF (Cadastro de Pessoa Física). 

A Secretaria de Saúde ainda salienta que a 3ª dose continua a ser aplicada para imunossuprimidos com idade a partir de 12 anos e profissionais da rede particular de saúde. Esses públicos também devem fazer o agendamento para a 3ª dose no site da Prefeitura. Os imunossuprimidos devem seguir o intervalo de 28 dias entre a 2ª dose e a 3ª dose. No dia da vacinação, os imunossuprimidos devem levar o comprovante da 2ª dose, CPF e comprovante da doença. Já os profissionais da rede particular de saúde devem apresentar algum documento que comprove sua atuação na área.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura pinta pictograma de Pessoa com Deficiência em nove abrigos de ônibus no Jardim Amanda

Publicado

em

Ação da Secretaria de Mobilidade Urbana aconteceu nesta sexta-feira (15/10)

Mais nove novos abrigos de ônibus, recém-implantados pela Prefeitura no Jardim Amanda, ganharam, nesta sexta-feira (15/10), sinalização específica para PCD (Pessoa Com Deficiência).

De acordo com os dados da Secretaria de Mobilidade Urbana, agora já são 63 os equipamentos em que a sinalização de reserva de vaga para PCD foi pintada pela Administração Municipal. A medida contribui para que a população respeite o direito do deficiente que utiliza o transporte público para se deslocar.

Logo cedo, técnicos do Setor de Pintura percorreram a Avenida Brasil, onde implantaram a sinalização específica em quatro abrigos: um em frente ao numeral 635, outro no lado oposto ao supermercado Poupar, mais um em frente ao supermercado Minicusto e, por fim, outro em frente ao numeral 1.100.

Em seguida, a equipe se dirigiu à Avenida Cora Coralina, onde foram sinalizados outros cinco equipamentos: um próximo ao cruzamento com a Avenida Anita Garibaldi, outro em frente ao numeral 351b, um próximo ao cruzamento com a Rua Padre Feijó, outro em frente ao número 1.175 e, finalmente, um próximo ao cruzamento com a Rua Anita Garibaldi.

A sinalização para PCD é implantada nos 165 novos abrigos de ônibus, à medida que estes vão sendo construídos pela Administração Municipal. Os mais recentes foram implantados nestes dois bairros. Segundo o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos, a pintura do pictograma garante a reserva da vaga para cadeirante.

Sinalização de lombadas

Além da pintura de pictogramas PCD nos novos abrigos de ônibus, a Secretaria de Mobilidade Urbana também sinalizou lombadas, na manhã desta sexta-feira (15/10). A primeira a receber pintura de faixas amarelas foi a localizada na Rua Joaquim Martarollli, entre as ruas Maria Ribeiro dos Santos e Joseph Paul Burlandy, no Parque São Miguel. A segunda, também na Joaquim Martarollli, fica entre a Rua Carlos de Campos Adorno e a Avenida Olívio Franceschini, no Parque São Gabriel.

Novos pontos de parada

Ao todo, Hortolândia ganhará 218 novos sinalizadores de pontos de parada de ônibus: 165 abrigos e 53 totens que demarcam os locais de embarque e desembarque. Modernos, os novos equipamentos garantem comodidade e segurança aos usuários do transporte público. Além de confortáveis, os novos pontos contam com painéis que permitirão aos usuários consultar o itinerário e o tempo de chegada dos ônibus. Os abrigos dispõem de iluminação, espaço para cadeirante e piso tátil para deficientes visuais, assim como bancos reforçados para obesos.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, abrigos e totens serão instalados em toda a cidade, em ruas e avenidas de grande fluxo de pessoas. A ação mantém Hortolândia no ranking das cidades mais inteligentes do Brasil, pois estes pontos vão contar, muito em breve, com Wi-Fi para que todos possam acompanhar os horários e itinerários por meio de aplicativo na internet.

Continue Lendo

Populares