Connect with us

Nossa Cidade

Educação de Hortolândia debate Base Nacional Curricular com foco nos direitos de aprendizagem e campos de experiência

Publicado

em

A Prefeitura promove, nesta segunda-feira (09/08), às 18h30, encontro remoto e online, voltado a profissionais da Educação Infantil, com vistas à construção participativa do currículo da Educação de Hortolândia. A segunda sessão formativa terá como pauta “A BNCC (Base Nacional Comum Curricular): os direitos de aprendizagem e os campos de experiência”, com mediação do educador e sociólogo César Callegari e palestra da Profª Rita Coelho, coordenadora da equipe de avaliação da Educação Infantil no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

O evento, gratuito e aberto ao público, será transmitido ao vivo pelo YouTube, por meio do canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura, que pode ser acessado neste link:  www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia.

A criação do currículo próprio para a rede municipal é parte integrante da proposta da educação, na atual gestão: “Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade”. A partir das experiências e dos saberes, a ideia é construir uma rede ativa e participativa para a educação no município. O primeiro encontro formativo, com o Prof. César Callegari, aconteceu no dia 19 de julho, porém o tema começou a ser discutido pelos profissionais da Educação, em maio deste ano. A ação beneficiará mais de 26 mil alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Quem é Rita Coelho 

Socióloga, formada em Ciências Sociais pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Possui ampla experiência, na formulação, implementação e regulamentação de políticas de Educação Infantil. Foi consultora de vários estados, municípios e organismos internacionais. Uma das articuladoras da criação do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), do qual é membro. Foi presidente da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação. Foi Coordenadora Geral da Educação Infantil do Ministério da Educação/MEC. Atuou em vários projetos de pesquisa e possui publicações e artigos na área. Atualmente é coordenadora da equipe de avaliação da Educação Infantil no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da UFJF.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Emprega Hortolândia

Paulínia abre concurso público para 124 vagas com salário de até R$ 13 mil

Publicado

em

Nesta ultima quarta-feira (22), a Prefeitura de Paulínia, divulgou por meio da Secretaria de Recursos Humanos, dois editais para Concurso Público, buscando repor vagas em vacância na Administração Municipal.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 124 vagas para cargos de Nível Fundamental (7 vagas), Médio (11 vagas) e Superior (106 vagas). 5% das oportunidades são destinadas para pessoas com deficiência.

O concurso será realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e terá validade de dois anos. As inscrições foram abertas nesta quinta-feira (23) e terminam no dia 18 de outubro.

Para o prefeito, Du Cazellato, o concurso “é mais um passo importante que a Administração dá para melhorar cada vez mais os serviços prestados à população paulinense”.

As inscrições estarão abertas de quinta-feira, 23, até 18 de outubro e podem ser feitas pelo site:

https://conhecimento.fgv.br/concursos/pmp21

Para conferir mais vagas de emprego clique aqui

Observação: Dependendo do dia que estiver vendo está postagem a vaga poderá não estar mais disponível.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia não aparece em ranking de cidades do país que melhor aplica os tributos arrecadados em melhorias para a população

Publicado

em

Site aponta Jundiaí em primeiro lugar, Piracicaba em segundo como cidades que do Brasil que melhor aplica os recursos arrecadados em melhorias para a população. É o que aponta o Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM), um estudo da empresa Assertif.

Ainda de acordo com com o site Campinas aparece em décimo, Sumaré décimo segundo e Limeira em décimo quarto.

Hortolândia não aparece nem entre as 100 cidades que melhor aplica os tributos arrecadados em melhorias para a população.

Segundo a análise, as cidades reverte de maneira eficiente as taxas e tributos pagos pela população, gerando crescimento em todas as áreas e qualidade de vida dos moradores.

O estudo mediu a capacidade das 100 maiores cidades do país de reverter os tributos arrecadados em serviços para a população. A análise levou em conta o desempenho dos municípios em todas as áreas, como infraestrutura, educação, saúde, segurança, mostrando o quanto essas áreas custam em termos de impostos tomados do PIB (Produto Interno Bruto). As cidades que oferecem os melhores resultados em serviços públicos e com menor custo em tributos receberam as notas mais altas no ranking. Confira o ranking e detalhes do estudo em: www.retornometro.com.br.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Mais de 400 atendimentos passaram pela Carreta da mamografia em Hortolândia

Publicado

em

Mulheres que já tinham pedido de exame foram atendidas pelo serviço viabilizado pelo programa “Cuidando Delas” 

A ação foi possível viabilizada pela deputada estadual Edna Macedo, por meio do Projeto Social de Saúde “Cuidando Delas”, lançado no início deste mês, com apoio da Igreja Universal. O veículo esteve em Hortolândia entre domingo (19/09) e esta quinta-feira (23/09), oferecendo cerca de 80 exames por dia. A Prefeitura de Hortolândia agilizou a oferta de mamografia para 400 mulheres que aguardavam pelo exame na cidade.

O exame de mamografia faz rastreamento do câncer de mama e colabora para o diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura. Os laudos dos exames serão encaminhados para à Secretaria de Saúde. As pacientes devem procurar o serviço do Caism (Centro de Atenção Integral de Saúde da Mulher) para ter acesso à estes laudos. O endereço é Rua José Pereira de Lira, 255, no Residencial Jardim Green Park e os telefones para informações são (19) 3897-2782 e 3865-2296.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

Em Hortolândia, o Caism é a unidade de referência para acompanhamento e encaminhamentos destas pacientes. Uma das atribuições do serviço é a realização da mamografia, com oferta de 600 exames/mês, cuja espera para realização é de cerca de 15 dias. A carreta da mamografia ajudo a zerar a fila de espera pelo exame.

Uma das pessoas atendidas nesta semana foi a confeiteira Elizangela de Oliveira Amaral, de 36 anos, moradora do Jd. Amanda. “Eu já tinha o pedido para o exame. O atendimento na carreta foi bastante tranquilo, muito bem organizado. O exame é bem rápido. A gente senti um pequeno desconforto, mas acaba logo”, disse Elisangela.

A dona de casa Olívia Anorina dos Santos Teixeira, de 57 anos, também teve a oportunidade de realizar a mamografia na carreta. “Deus abençoe a todos por nos trazer esta oportunidade”, agradeceu.

Testes rápidos

Além da mamografia, as mulheres atendidas na carreta puderam realizar testes rápidos de Hepatites, Sífilis e HIV, vírus causador da Aids. Os testes foram oferecidos pela equipe do CEI (Centro Especializado em Infectologia), serviço da Prefeitura de Hortolândia. “A realização de mais de 400 testes colabora para o diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis, o que acelera o tratamento e as chances de recuperação”, destacou o coordenadora do CEI, Sandra Duarte.

Continue Lendo

Noticias

Emprega Hortolândia11 horas atras

Paulínia abre concurso público para 124 vagas com salário de até R$ 13 mil

Nesta ultima quarta-feira (22), a Prefeitura de Paulínia, divulgou por meio da Secretaria de Recursos Humanos, dois editais para Concurso...

Nossa Cidade11 horas atras

Hortolândia não aparece em ranking de cidades do país que melhor aplica os tributos arrecadados em melhorias para a população

Site aponta Jundiaí em primeiro lugar, Piracicaba em segundo como cidades que do Brasil que melhor aplica os recursos arrecadados...

Nossa Cidade12 horas atras

Mais de 400 atendimentos passaram pela Carreta da mamografia em Hortolândia

Mulheres que já tinham pedido de exame foram atendidas pelo serviço viabilizado pelo programa “Cuidando Delas”  A ação foi possível...

Nossa Cidade12 horas atras

220 motociclistas são orientados na “Operação Cavalo de Aço”

Ação da Prefeitura, em parceria com Rodovias do Tietê e Polícia Militar Rodoviária, aconteceu na Avenida da Emancipação, na tarde...

Nossa Cidade12 horas atras

Hortolândia cria Projeto para oferecer prática esportiva para pessoas debilitadas após a COVID-19

Apresentação do projeto será na segunda-feira (27/09), às 9h, no Centro Poliesportivo Nelson Cancian A Prefeitura de Hortolândia continua o...

Nossa Cidade12 horas atras

Prefeitura leva aula aberta de karatê para espaços públicos de Hortolândia

Objetivo é incentivar a prática do esporte para a população Para levar esporte gratuito à toda população de Hortolândia, a...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares