25 de junho de 2024
Nossa Cidade

EcoHorto arrecada 155 quilos de alimentos para campanha “Cidadão Solidário”

16% dos participantes da Corrida e Caminhada contribuíram com donativos

 ecohorto

Atletas que participaram da Corrida e Caminhada EcoHorto contribuíram para a Campanha “Cidadão Solidário”. No total, 155 quilos de alimentos não-perecíveis foram  arrecadados nos pontos instalados no evento, realizado neste domingo (20/10). Os alimentos serão destinados ao Banco de Alimentos, órgão da Prefeitura de Hortolândia. Cerca de 16%  dos participantes, aproximadamente 700 pessoas, participaram das atividades e ainda contribuíram para uma melhor qualidade de vida da população. O objetivo da campanha é realizar ações que beneficiem as entidades cadastradas no Banco de Alimentos.

De acordo com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, a parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação reforça as ações do governo Antonio Meira, que tem a proposta de integrar a população.”A proposta da Administração é ampliar o processo natural de doações. Desejamos que se torne cultural, não apenas doar o que não precisamos, mas, sim pensar de que maneira podemos auxiliar o próximo”, destacou.

Alessandra reforça a preocupação com a validade e procedência dos alimentos. “Deste modo, aumentamos a quantidade de alimentos, proporcionando uma oferta maior aos beneficiados pelo programa”, explicou.

Os itens arrecadados serão encaminhados ao Banco de Alimentos e passarão por triagem. Depois, os alimentos são entregues  às entidades cadastradas no programa de Segurança Alimentar, que repassará os produtos alimentícios às famílias atendidas. No total 2.200 pessoas cadastradas serão beneficiadas neste Natal.

A campanha “Cidadão Solidário”, tem o objetivo de arrecadar alimentos para serem doados às famílias de baixa renda atendidas pela entidades cadastradas, na Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Este é o sexto ano consecutivo de realização da campanha,  que, desta vez, será realizada de 06 e 07 dezembro. Os alimentos poderão ser doados em alguns supermercados do município. A Administração divulgará os locais em novembro.

BANCO DE ALIMENTOS

O Programa de Segurança Alimentar transforma os hábitos alimentares da população de baixa renda que aprende a aproveitar de forma integral os alimentos, técnicas de higiene e dicas para armazenagem correta dos produtos. O Banco de Alimentos é uma ação do Programa de Segurança Alimentar, realizado pela Prefeitura com o apoio do governo federal.

Em parceria com o Sesi (Serviços Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional da Indústria) e Senac (Serviço Nacional Aprendizagem Comercial), a Prefeitura oferece diversos cursos para a comunidade. “O aprendizado pode transformar essas pessoas em empreendedores que vão vender o que produzem ou permitir que elas trabalhem em restaurantes dentro e fora da cidade”, afirma Alessandra.

Fonte: Pref. Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98