Nossa Cidade

Durante Fase Vermelha, população deve redobrar cuidados para evitar a reprodução do Aedes aegypti

Com a volta de Hortolândia à Fase Vermelha do Plano São Paulo, as pessoas devem manter o isolamento social e só sair de casa se for extremamente necessário. Este é o momento ideal para que a população redobre os cuidados para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. A Prefeitura continua a fazer a parte dela com a ação de casa a casa em diferentes regiões do município. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza a ação no Parque dos Pinheiros, Jardim Nova Europa e Jardim Amanda.

Na operação, os agentes do órgão visitam as residências. Eles orientam e distribuem material explicativo aos moradores. Os agentes também fazem a busca ativa de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Caso seja constatada a existência de focos, estes criadouros são eliminados. Também são recolhidas as larvas do mosquito, caso sejam encontradas, para identificação em laboratório. 

Anuncio


A Prefeitura solicita à população para que deixe os agentes entrarem em suas casas para realizar a busca e a eliminação dos criadouros do mosquito. Os agentes estão identificados com uniforme e crachá.

O veterinário da UVZ, Evandro Alves Cardoso, explica que a Prefeitura realiza a ação de casa a casa em regiões onde já foram notificados casos de Dengue. “Ressaltamos que as visitas são realizadas em áreas onde já existe a transmissão de Dengue, com concentração de casos positivos ou suspeitos. É por isto que reforçamos a orientação para que os moradores atendam os agentes e os deixem entrar. O objetivo da ação é bloquear a transmissão da doença”, reforça o especialista. 

A UVZ orienta que os moradores devem estar atentos tanto aos quintais e áreas externas das suas casas, quanto ao interior dos imóveis, eliminando qualquer criadouro em potencial para o mosquito. Dentre os cuidados simples que os moradores podem adotar para evitar a proliferação do Aedes aegypti estão manter tampados tonéis, barris e caixas d’água, colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. De acordo com a Secretaria de Saúde, 80% dos focos de Dengue estão nas casas.

Outra atitude que ajuda muito no combate ao mosquito é evitar de fazer o descarte irregular de resíduos em terrenos baldios. A Prefeitura reforça a orientação para que a população faça o descarte de resíduos e materiais reaproveitáveis nos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) existentes no município. 

A Prefeitura também realiza a nebulização em diversas regiões da cidade para combater a proliferação do Aedes aegypti. Na semana passada, os agentes da UVZ realizaram a ação no Jardim Santa Claro do Lago. Os agentes executam o trabalho com nebulizadores costais motorizados que espalham o inseticida em forma de vapor. Eles visitam as casas dos moradores para eliminar o mosquito. 

Até o momento, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra 165 casos notificados de Dengue, dos quais 20 positivos, 75 negativos, 70 aguardam resultado e nenhum óbito. 

ÍNDICE DE BRETEAU

A Prefeitura de Hortolândia também realiza outra ação importante de combate ao mosquito Aedes aegypti, que é a ADL (Análise de Densidade Larvária), por meio da qual é medido o Índice de Breteau. Em janeiro deste ano, a UVZ concluiu a análise e registrou o índice de 3,9 na cidade. O índice, que contabiliza a quantidade de criadouros do mosquito Aedes aegypti encontrados na cidade, é considerado médio. O índice é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado um nível baixo; de 1 a 4, médio; e resultados superiores a 4, alto. 

Por meio da ADL, é possível prever se, nos próximos meses, o nível de infestação do mosquito estará elevado, o que colabora para a Prefeitura traçar estratégias de prevenção. A ADL é feita três vezes ao ano: em janeiro, julho e outubro. De acordo com a UVZ, o índice registrado em janeiro de 2020 foi de 3,2.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo