Nossa Cidade

Direção, Professores e alunos fazem homenagem à patrona da Escola Liomar

Professores e Alunos ao lado do quadro em homenagem a Professora Liomar

A direção da Escola Estadual Professora Liomar de Freitas Câmara, localizada na Vila Real, em Hortolândia, realizou uma homenagem à sua patrona com a exposição pública da pintura da sua foto. Cerca de 700 pessoas, entre alunos, professores e funcionários, participaram do momento solene organizado pela direção, em dois períodos, para descerrar o quadro em homenagem a patrona. O quadro foi pintado, com a técnica óleo e acrílico, pelo professor de Filosofia, Marcelino Aparecido de Oliveira.

Anuncio


“Tínhamos uma foto da Professora Liomar, mas, infelizmente, o quadro foi roubado. Alunos e professores nós questionavam sobre a imagem da nossa patrona, por isso resolvemos fazer essa justa homenagem”, explicou a diretora da Escola, Professora Maria José.

A foto antiga da Professora Liomar era em preto e branco. A nova homenagem é colorida e foi possível expor ao lado um breve histórico da vida da patrona. A Professora Liomar nasceu em Campinas, em 1923, e faleceu em 25 de março de 1980. Ela estudou no tradicional colégio campineiro, Carlos Gomes. Lecionou em várias escolas de Campinas, Sumaré e Jundiaí. Em Hortolândia, ela passou a ensinar no início da década de 1960, onde permaneceu até se aposentar em 5 de setembro de 1974. Durante o período que esteve, no então distrito, foi a primeira diretora do Grupo Escolar de Hortolândia, escola recém criada, que depois foi nomeada Escola Estadual Manoel Ignácio da Silva.

A Professora Liomar deixou muita saudade nos muitos em seus alunos. Temos alguns que trabalham conosco na escola”, lembra a Professora Maria José. A nomeação da escola com a nome da Professora Liomar foi aprovado pela Câmara de Sumaré em 1º de abril de 1980, por unanimidade. Proposta aceita pelo governador, para nomear a escola recém construída em Hortolândia.

INOVAÇÃO

Outra inovação desenvolvida pelos professores da Escola Estadual Liomar de Freitas Câmara foi a criação dos patronos de sala. De acordo com o professor Marcelino, a proposta é incentivar os alunos conhecerem grandes nomes da filosofia, física, linguagem, literatura, entre outras áreas de conhecimento, colocando-os dentro das salas de aula.

Em cada sala foi colocado uma foto do patrono com um breve histórico e seus principais feitos. O projeto foi apresentado aos pais no último sábado, dia 25, durante o evento conhecido como “Um dia na escola do meu filho”. Entre os nomes homenageados com patrono estão Albert Einstein, Miguel de Cervantes e Willian Shakespeare.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo