20 de maio de 2024
Nossa Cidade

Oficina de grafite ensina crianças a preservarem o meio ambiente

grafitagem no muro ETA do parque hortolandia
grafitagem do muro da ETA (Estação de Tratamento de Água), no Parque do Horto.

Aulas são voltadas às crianças com idade entre 10 e 14 anos, dos bairros Jardim Boa Esperança, Jardim Primavera e Parque do Horto

Preservação ambiental, recuperação das nascentes, cuidados com a água, plantio de árvores e valorização do bairro. Essas são as principais ideias que surgem das crianças que estão começando a oficina de grafite. As aulas são realizadas numa parceria entre Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Com o tema “Projeto Cor Vida e Esperança”, a oficina é oferecida a crianças com idades entre 10 e 14 anos, dos bairros Jardim Boa Esperança, Jardim Primavera e Parque do Horto. As aulas são realizadas na Escola Estadual Antônio Zanluchi, para duas turmas de 25 alunos cada, aos sábados.

O projeto iniciou com a grafitagem do muro da ETA (Estação de Tratamento de Água), no Parque do Horto, no mês de março, quando 60 artistas expressaram suas ideias. Além das aulas, os alunos farão uma visita à ETA para conhecer melhor sobre o tratamento da água.

De acordo com a secretaria, o objetivo é transformar o muro da ETA no maior mural de grafite do interior paulista, além de difundir e fortalecer a arte e a cultura no município, transmitindo informações à população sobre preservação do meio ambiente e a arte do grafite.

As aulas são compostas pelos seguintes assuntos: introdução a história do grafite e aos estilos; introdução ao estilo das letras; introdução ao estilo personagens de grafite; desenvolvimento e criação de esboço para a grafitagem; atividade prática com spray e visita a ETA; grafitagem no muro da ETA.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98