Nossa Cidade

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em Hortolândia

dia mundial do meio ambiente e comemorado em hortolandia

Atividades de conscientização e orientação para preservar o meio ambiente continuam nesta quinta e sexta-feira na ETEC Hortolândia

Anuncio


Cuidar do mundo de maneira sustentável. Observar o modo como vivemos, o que geramos em termos de resíduos. Fazer do Dia Mundial do Meio Ambiente não apenas um momento de reflexão, mas de luta por um mundo sustentável. Com este apelo, voltado aos jovens estudantes da ETEC Hortolândia (Escola Técnica Estadual), presentes ao evento, o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluízio Silva, abriu, na manhã desta quarta-feira (05/06), a programação especial para a Semana Mundial do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, em parceira com o Centro Paula Souza.

Além dos cerca de 80 estudantes do 1º ano do Ensino Médio da ETEC, aproximadamente 60 integrantes do grupo da Terceira Idade do Jd. Rosolen participaram das atividades realizadas no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, ao longo do dia. As ações de conscientização, orientação e práticas visando à proteção e conservação do meio ambiente continuam nesta quinta e sexta-feira (06 e 07/06), na ETEC Hortolândia, no Jd. Santana (confira programação abaixo).

Após o momento de reflexão sobre o uso consciente da água, conduzido pelo coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria, Ricardo Zanoni, diretores municipais, integrantes do CMMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente), representantes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), vereadores e outras pessoas presentes à abertura puderam assistir à apresentação de ginástica acrobática e artística, realizada pelos atletas Leonardo Estêvão e Jéssica Ribeiro da Silva. Os ginastas treinados pela técnica Lílian Sante Maria, em escolinha da Prefeitura, estão a caminho de Montevidéu, no Uruguai, para representar o Brasil na Copa Olímpia Internacional de Ginástica, que vai de 6 a 10 de junho.

Durante a visita monitorada, idosos e estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre o parque, que já se tornou referência de lazer para as famílias na cidade, recebendo aproximadamente 30 mil visitantes por mês em alta temporada e 12 mil, em baixa temporada. Fundado em maio de 2008, após ação da Administração, o parque é resultado da revitalização de uma área de 46.194 m² que estava degradada e era utilizada para descarte de lixo e entulho. Entre os pontos visitados estão as estufas, a horta, a mesa para oficinas práticas, o orquidário, os aquários para a criação de alevinos, a nascente principal, o recanto das tartarugas, as lagoas de águas cristalinas e a própria vegetação.

“É muito legal! Não sabia que havia um lugar assim em Hortolândia”, afirma a estudante da ETEC, Beatriz Cristina da Silva, de 15 anos, moradora do Parque dos Pinheiros. “Tudo é interessante: a lagoa, o espaço aconchegante e bem cuidado”, acrescenta.

A propósito do Dia Mundial do Meio Ambiente, a colega Andressa Abreu Gorosito, também de 15 anos, acha importante o momento de reflexão. “Podemos celebrar todos os benefícios interessantes que aproveitamos do meio ambiente. Mas é dia para lembrar de ocorrências prejudiciais à nossa vida, como a poluição da água, a poluição atmosférica, a devastação das matas, a alteração das cadeias alimentares, as queimadas”, assinala. “Como eu tenho me relacionado com isso? Qual o meu papel neste contexto?”, questiona. “Precisamos refletir mais sobre as nossas atitudes, sobre o que fazemos hoje e as conseqüências disso amanhã. Não adianta falar sem praticar”, lembra a amiga Sabrina Mariana da Paz, de 14 anos.

Para o professor de Química do Centro Paula Souza, André Vilamarinho, “trazer a comunidade para conhecer o parque e outras ações ambientais é de vital importância. Significa colocar nos estudantes uma semente de reflexão e conscientização”, afirma. Celebrar a data e discutir as questões ambientais é, na visão da professora de Biologia da ETEC, Andréa Roberta Clemente, um meio de fazer com que as novas gerações entendam que o meio ambiente é um recurso finito.

“O governo municipal está empenhado em retomar o que o nome da nossa cidade significa – Hortolândia, a cidade dos hortos, das áreas verdes. Mas isso só é possível com a contribuição de todos. É assim que transformamos o Brasil, a nossa cidade e nosso ambiente em algo melhor”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluízio Silva.

Outra atividade realizada no parque nesta quarta-feira foi a palestra, seguida de oficina prática, sobre “Compostagem doméstica”, oferecida para os munícipes. Doze pessoas participaram.

ALIMENTAÇÃO E MEIO AMBIENTE

O tema deste ano, “Pensar, comer, conservar: diga não ao desperdício”, foi definido pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). O intuito é diminuir a significativa quantidade de alimentos, próprios para o consumo, desperdiçada por consumidores e comerciantes. Desperdício que é ainda mais preocupante, se considerada a quantidade de seres humanos que passam fome nos países e nas regiões mais empobrecidas do planeta.

“Dado esse enorme desequilíbrio e seus efeitos devastadores para o meio ambiente, ‘Pensar, Comer e Conservar’ incentiva as pessoas a se conscientizarem do impacto ambiental das suas escolhas relativas à alimentação”, afirma a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento. “É importante que a população perceba o poder das decisões e iniciativas coletivas para reduzir o desperdício, economizar recursos, reciclar e descartar de forma correta os resíduos, contribuindo desta forma com os impactos causados ao meio ambiente”, orienta.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado anualmente, no dia 5 de junho, a partir de 1972. A data foi estabelecida para promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente a fim de alertar o público mundial e os governantes com relação aos perigos de negligenciarmos as tarefas de zelar pelo meio ambiente.

 

Programação Semana do Meio Ambiente:

Data: Quinta-feira (06/06)
Local: ETEC Hortolândia – Centro Paula Souza
Endereço: Rua Capitão Lourival Mey, 750, Jd. Santana

9h às 10h – Palestra: Descarte de resíduos e preservação da fauna
10h às 10h30 – Plantio de árvores e disponibilização do recipiente para o descarte de eletrônicos
13h30 às 14h30 – Palestra: Descarte de resíduos
14h30 às 15h – Apresentação das ações do Grupamento Municipal de Proteção Ambiental

 

Data: Sexta-feira (07/06)
Local: ETEC Hortolândia – Centro Paula Souza
Endereço: Rua Capitão Lourival Mey, 750, Jd. Santana

 

9h às 10h – Palestra: Descarte de resíduos e preservação da fauna
13h30 às 14h30 – Palestra: Descarte de resíduos
14h30 às 15h – Apresentação das ações do Grupamento Municipal de Proteção Ambiental

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo