Nossa Cidade

Dia da Luta Antimanicomial terá programação especial em Hortolândia

Data marca luta e conquista da Reforma Psiquiátrica no Brasil

A garantia de tratamento e acompanhamento integral e de qualidade às pessoas com transtorno mental, sem cerceamento da liberdade destes pacientes, marca o dia 18 de maio como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A Prefeitura de Hortolândia lembra a data por meio de atividades propostas pelo Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Vida, órgão da Secretaria de Saúde. O objetivo é integrar esse público à rotina comum e romper o estigma da sociedade em relação ao paciente com transtorno psiquiátrico. Nesta quinta-feira (18/05), a equipe de profissionais do Caps estará com alguns desses pacientes na praça do Parque Ortolândia, a partir das 9h, com a programação “Desculpe o transtorno (mental), estamos em reforma (pisiquiátrica)”.

Anuncio


O dia 18 de maio teve origem em 1.987, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em Bauru, reunindo mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental em busca de uma experiência de desinstitucionalização da psiquiatria. O tratamento psiquiátrico, até então, se concentrava em internações hospitalares. Como resultado desta e de outras mobilizações, a Reforma Psiquiátrica foi aprovada em 2.001, através da Lei Federal 10.216. Isso significa que o atendimento aos pacientes com transtornos mentais passou a ser acompanhado por uma rede de atenção psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários onde cada paciente tem sua vida livre, participando de atividades terapêuticas e de reabilitação, sempre acompanhados da família.

“Nosso trabalho em Hortolândia é uma continuidade da Reforma Psiquiátrica, pois entendemos que esta data é um marco histórico que não se encerra. Continuamos em reforma porque diariamente nos deparamos com obstáculos que podem retroceder nossas conquistas. A palavra reforma significa ‘nova organização’, ‘nova forma’. Buscamos uma nova forma de cuidados com a saúde mental, com valorização e garantias de direitos. Cuidar sim, excluir não”, disse a psicóloga do Caps Vida, Ivanilde Martins Antonelli.

A rede de atenção psicossocial em Hortolândia conta com o Caps Vida, que atende adultos, o Caps-IJ (Infanto Juvenil), com foco na reabilitação de menores de 18 anos, e o Caps-AD (Álcool e Drogas), que atende usuários de álcool e outras drogas. Neste locais, equipes multidisciplinares atuam no acompanhamento, tratamento e reabilitação dos pacientes, por meio de atividades diversas. Os pacientes são acolhidos pelas USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e encaminhados de acordo com cada caso para a unidade de referência.

No Caps Vida, cujo foco principal são pacientes com transtorno mental grave e crônico, são 380 atendimentos ativos, sendo 74 pacientes com freqüência diária para reabilitação. Os demais participam de aulas de esporte, artesanato e diversas outras ações de inserção social, realizadas em parceria com outras secretarias municipais.

Confira abaixo a programação desta quinta-feira:

18/05 – Dia Nacional da Luta Antimanicomial

“Desculpe o transtorno (mental), estamos em reforma (pisiquiátrica)”

9h Abertura

9h30 Grupo de metais “Da Campana Pra Fora”

10h30 Zumba

11h10 Capoeira

Local: Praça do Parque Ortolândia

Endereço: Rua Pastor Germano Ritter esquina com a rua Rodrigo Carvalho

[ad id=”33749″]

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo