Nossa Cidade

Defesa Civil realiza ação integrada de prevenção à queimada, nesta quarta-feira (25/09)

Trabalho educativo envolverá Guarda Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente

Defesa Civil realiza ação integrada de prevenção à queimada, nesta quarta-feira (25/09)

Nesta quarta-feira (25), a Defesa Civil, órgão da Prefeitura de Hortolândia, realiza a ação integrada de prevenção a queimadas com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Ambiental e as 19 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) que compõe o programa “Cidade Resiliente”. Os agentes farão a distribuição de materiais informativos, no Parque Ortolândia, próximo à área de preservação permanente, localizada na rua H. Jalmar Holerich Grrhardlintkust, a partir das 9h.

Os materiais abordam os seguintes temas: “Fogo na mata e balões apague essa ideia”, “Manual do cidadão”, “Queimada é crime”, “Como evitar o afogamento”, “Como se proteger das enchentes”, “Como evitar deslizamentos”, “ Como se proteger das tempestades”.

A campanha tem o objetivo de aumentar o grau de consciência e compromisso em torno de práticas de desenvolvimento sustentável, diminuindo as vulnerabilidades e propiciando bem estar e segurança ao cidadão. De acordo com o gerente da Defesa Civil, Iluide Carboneiro, nos períodos de seca, o número de incêndios aumenta, causando danos a saúde, facilitando o efeito da erosão e destruindo vegetações. Também provoca estragos no meio ambiente e aumenta os riscos de doenças respiratórias.

”Manter o terreno limpo, evitando queimar lixo e não jogar cigarros ou fósforos acessos nas margens de rodovias, ou fazer fogos, são dicas simples que fazem a diferença na prevenção de incêndios. Também são importantes a criação de programas educativos e de capacitação em escolas e comunidades locais ”, disse Carboneiro.

O cumprimento de normas sobre construção e princípios para planejamento e uso do solo, os investimentos em implantação e manutenção de infraestrutura que evitem inundações e o estabelecimento de mecanismos de organização e coordenação de ações com base na participação de comunidades e sociedade civil organizada são outras medidas necessárias, conforme a Defesa Civil.

Hortolândia assinou a parceria com o programa em maio deste ano. A campanha define “Cidade Resiliente” como sendo aquela que tem capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente os efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

“Uma das finalidades da campanha é mostrar que a redução de riscos e desastres ajuda na diminuição da pobreza, favorece a geração de empregos, de oportunidades comerciais e a igualdade social, além de garantir ecossistemas mais equilibrados e melhorias nas políticas de saúde e educação. A construção de uma “Cidade Resiliente” envolve 10 providências essenciais a serem implementadas por prefeitos e gestores públicos locais, 168 países se comprometeram em adotar medidas para reduzir o risco de desastres até 2015,” destacou o gerente.

Em caso de emergência ligue para 199. A sede da Defesa Civil, fica localizada na rua Emily Cristianne Giovanini, s/n, Parque São Gabriel.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98