Nossa Cidade

Data Center da Odata fortalecerá polo tecnológico de Hortolândia

Para garantir instalação da empresa, Prefeitura concedeu incentivos fiscais do Proemph

A Odata, empresa da área de tecnologia da informação, iniciou a construção do seu data center em Hortolândia, localizado no Jardim Santa Esmeralda, às margens da rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101). O investimento é da ordem de R$ 230 milhões. De acordo com a empresa, o data center será formado por cinco módulos. Quando estiver o concluído, será um dos maiores da América Latina. A previsão da empresa é que o primeiro módulo comece a operar em janeiro de 2020. A atração de novas empresas para gerar emprego e renda para cidade é uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini.

Anuncio


A Odata oficializou sua instalação no município em março deste ano. Para incentivar a instalação da empresa na cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, ofereceu aos empreendedores benefícios do Proemph (Programa Municipal de Incentivo Empresarial de Hortolândia). A Prefeitura concederá à empresa isenção de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), taxas e de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), este por 10 anos, renováveis uma única vez. 

Ainda de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, a vinda da Odata terá um expressivo impacto financeiro para o município por meio do recolhimento do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e ISS (Imposto Sobre Serviço). Isso significará mais recursos financeiros para a Prefeitura investir em obras e serviços para a população.

Durante o processo de negociação com a Prefeitura para abrir a unidade em Hortolândia, coube à empresa implantar uma via marginal à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), que facilitará o acesso à Odata e vai ligar o Jardim Santa Esmeralda (bairro sede da empresa) ao trevo da EMS, próximo à empresa Dow, no Jardim Terras de Santo Antônio. No local, o motorista poderá acessar o bairro ou subir a alça de acesso que liga à entrada da cidade.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, ressalta que a instalação da Odata em Hortolândia fortalece a vocação do município como polo tecnológico. A cidade já abriga importantes empresas de tecnologia como a IBM e a Dell Computadores. “A instalação da Odata e os investimentos que ela fará na ocupação dos módulos de data center terão reflexos positivos em toda a economia e formação da mão de obra local”, salienta Monique.

A secretária ainda destaca que a vinda da empresa é reflexo do trabalho que a Prefeitura tem feito para fortalecer a retomada do desenvolvimento econômico da cidade com geração de emprego e renda. “O prefeito Angelo Perugini preocupa-se em dialogar e atrair atores de todos os eixos da economia, com o objetivo de adensar e diversificar o parque produtivo e tecnológico instalado, fortalecer o ecossistema e promover a constante elevação do salário médio e da qualificação profissional dos cidadãos. Os recentes números sobre a economia local confirmam o sucesso dessa estratégia e do constante desenvolvimento do município”, salienta Monique.

PIC

O trabalho para atrair a vinda de grandes empresas ao município integra o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura, programa que prevê mais de 100 obras e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas pela Prefeitura por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo