Nossa Cidade

Cursos livres e formações culturais da Prefeitura ainda têm vagas disponíveis

Interessados devem prencher lista de interesse e aguardar contato da Secretaria de Cultura

Você quer fazer algum dos cursos livres ou formações culturais ministradas pela Prefeitura de Hortolândia? Então, fique ligado porque ainda há vagas disponíveis para essas atividades. Os interessados devem preencher as listas de interesse e aguardar o contato da Secretaria de Cultura, que está montando as turmas.

Anuncio


Para participar dos cursos livres, o interessado deve preencher a lista de interesse, que pode ser acessada por meio deste link (CLIQUE AQUI)

Neste ano, a novidade é que os cursos livres também são oferecidos em outras unidades municipais e em entidades parceiras da Prefeitura. O objetivo é ampliar o atendimento para outras regiões da cidade. 

Os órgãos e as entidades que neste ano também terão cursos livres são os seguintes: Espaço Viva Mais, CCMIs (Centros de Convivência da Melhor Idade) Remanso Campineiro e Jardim Amanda, EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Taquara Branca Agenor Miranda da Silva, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Câmpus Hortolândia, Núcleo Vinde A Mim e Paróquia São Guido Maria Conforti. De acordo com a Secretaria de Cultura, os cursos livres realizam, em média, 1.600 atendimentos por semestre. 

A Prefeitura oferece 23 cursos livres, que são os seguintes: artes para crianças, balé, canto coral, capoeira, contação de história, dança contemporânea, dança de rua, dança de salão, dança do ventre, desenho artístico, formação de DJ, fotografia com celular, grafitti, jazz, lettering, musicalização infantil, percussão para PCD (pessoa com deficiência), pintura em tela, poesia e batalha de rima, redação e produção de texto, teatro (iniciação), violão e você na internet. Os cursos são para pessoas com idade a partir de 5 anos.

FORMAÇÕES CULTURAIS

Para as formações culturais também é necessário preencher a lista de interesse, por meio deste link (CLIQUE AQUI). As formações realizam, em média, 400 atendimentos por semestre. As aulas são ministradas na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda.

As formações culturais “Artes da Cena” são cursos profissionalizantes para as áreas de Teatro e Dança. Os cursos têm componentes curriculares práticos e téoricos. Por meio desses cursos, o aprendiz pode solicitar o registro profissional (DRT) junto ao SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de SP) e ao SindDança (Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo) para pode atuar nos respectivos mercados de trabalho. As fomações são para pessoas com idade a partir de 16 anos.

RETOMADA

A Prefeitura retomou, neste mês, as aulas presenciais dos cursos livres e formações culturais. As atividades estavam suspensas desde 2020 em virtude da pandemia do Coronavírus. Nos dois últimos anos, a Prefeitura promoveu aulas e ações pontuais em formato remoto e on-line, cujos andamentos foram afetados pela intermitência provocada pela pandemia e pelos protocolos sanitários.

Para retomar os cursos livres e as formações culturais, a Prefeitura lançou no ano passado edital de credenciamento para selecionar os arte-educadores que vão ministrar as aulas presenciais nas unidades culturais do município.

CURSOS DE MÚSICA

Além dos cursos livres e das formações culturais, a Prefeitura também retomou neste mês as aulas presenciais dos cursos ministrados no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH) Maestro Ronaldo Dias de Almeida.

Os cursos oferecidos são os seguintes: bombardino, clarinete, fagote, flauta transversal, iniciação musical, oboé, percussão, saxofone, teoria musical, trompa e trompete.

Podem participar dos cursos crianças e adolescentes com idade entre 8 a 16 anos. Os interessados em participar dos cursos, devem ir ao local para mais informações. O CEMMH está localizado na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida.

Mais informações sobre os cursos livres e as formações culturais estão disponíveis no site Mapa da Cultura, da Secretaria de Cultura, por meio deste LINK. Ou ainda pelo telefone (19) 3965-1400, ramal 7514, ou por meio do Zap da Cultura, serviço de atendimento da Secretaria de Cultura via WhatsApp, cujo numéro é (19) 99979-5576.

Confra abaixo os endereços dos locais onde serão ministrados os cursos livres e as formações culturais:

– Unidade Cultural Arlindo Zadi

Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda

– Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia Maestro Ronaldo Dias de Almeida

Endereço: rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida

– Escola de Artes Augusto Boal

Endereço: rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda

– Espaço Viva Mais:

Endereço: rua Pedro Pereira dos Santos, s/nº, Jardim Santa Clara do Lago

– Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Remanso Campineiro

Endereço: rua Euclides Pires de Assis, 200, Remanso Campineiro

– Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI – Jardim Amanda)

Endereço: rua Di Cavalcante (antiga rua Cinco), 1.947, Jardim Amanda

– EMEF Taquara Branca Agenor Miranda da Silva

Endereço: rua Moacir de Souza Campos, s/n°, Jardim Novo Horizonte

– Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Câmpus Hortolândia 

Endereço: av. Thereza Ana Cecon Breda, 1.896, Vila São Pedro

– Núcleo Vinde a Mim

Endereço: rua do Canário, 308, Jardim Boa Esperança

– Paróquia São Guido Maria Conforti

Endereço: rua Antônio Gonçalves Pires Filho, 41, Jardim Novo Ângulo

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo