Connect with us

Nossa Cidade

Cursos livres e formações culturais da Prefeitura ainda têm vagas disponíveis

Publicado

em

Interessados devem prencher lista de interesse e aguardar contato da Secretaria de Cultura

Você quer fazer algum dos cursos livres ou formações culturais ministradas pela Prefeitura de Hortolândia? Então, fique ligado porque ainda há vagas disponíveis para essas atividades. Os interessados devem preencher as listas de interesse e aguardar o contato da Secretaria de Cultura, que está montando as turmas.

Para participar dos cursos livres, o interessado deve preencher a lista de interesse, que pode ser acessada por meio deste link (CLIQUE AQUI)

Neste ano, a novidade é que os cursos livres também são oferecidos em outras unidades municipais e em entidades parceiras da Prefeitura. O objetivo é ampliar o atendimento para outras regiões da cidade. 

Os órgãos e as entidades que neste ano também terão cursos livres são os seguintes: Espaço Viva Mais, CCMIs (Centros de Convivência da Melhor Idade) Remanso Campineiro e Jardim Amanda, EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Taquara Branca Agenor Miranda da Silva, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Câmpus Hortolândia, Núcleo Vinde A Mim e Paróquia São Guido Maria Conforti. De acordo com a Secretaria de Cultura, os cursos livres realizam, em média, 1.600 atendimentos por semestre. 

A Prefeitura oferece 23 cursos livres, que são os seguintes: artes para crianças, balé, canto coral, capoeira, contação de história, dança contemporânea, dança de rua, dança de salão, dança do ventre, desenho artístico, formação de DJ, fotografia com celular, grafitti, jazz, lettering, musicalização infantil, percussão para PCD (pessoa com deficiência), pintura em tela, poesia e batalha de rima, redação e produção de texto, teatro (iniciação), violão e você na internet. Os cursos são para pessoas com idade a partir de 5 anos.

FORMAÇÕES CULTURAIS

Para as formações culturais também é necessário preencher a lista de interesse, por meio deste link (CLIQUE AQUI). As formações realizam, em média, 400 atendimentos por semestre. As aulas são ministradas na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda.

As formações culturais “Artes da Cena” são cursos profissionalizantes para as áreas de Teatro e Dança. Os cursos têm componentes curriculares práticos e téoricos. Por meio desses cursos, o aprendiz pode solicitar o registro profissional (DRT) junto ao SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de SP) e ao SindDança (Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo) para pode atuar nos respectivos mercados de trabalho. As fomações são para pessoas com idade a partir de 16 anos.

RETOMADA

A Prefeitura retomou, neste mês, as aulas presenciais dos cursos livres e formações culturais. As atividades estavam suspensas desde 2020 em virtude da pandemia do Coronavírus. Nos dois últimos anos, a Prefeitura promoveu aulas e ações pontuais em formato remoto e on-line, cujos andamentos foram afetados pela intermitência provocada pela pandemia e pelos protocolos sanitários.

Para retomar os cursos livres e as formações culturais, a Prefeitura lançou no ano passado edital de credenciamento para selecionar os arte-educadores que vão ministrar as aulas presenciais nas unidades culturais do município.

CURSOS DE MÚSICA

Além dos cursos livres e das formações culturais, a Prefeitura também retomou neste mês as aulas presenciais dos cursos ministrados no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH) Maestro Ronaldo Dias de Almeida.

Os cursos oferecidos são os seguintes: bombardino, clarinete, fagote, flauta transversal, iniciação musical, oboé, percussão, saxofone, teoria musical, trompa e trompete.

Podem participar dos cursos crianças e adolescentes com idade entre 8 a 16 anos. Os interessados em participar dos cursos, devem ir ao local para mais informações. O CEMMH está localizado na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida.

Mais informações sobre os cursos livres e as formações culturais estão disponíveis no site Mapa da Cultura, da Secretaria de Cultura, por meio deste LINK. Ou ainda pelo telefone (19) 3965-1400, ramal 7514, ou por meio do Zap da Cultura, serviço de atendimento da Secretaria de Cultura via WhatsApp, cujo numéro é (19) 99979-5576.

Confra abaixo os endereços dos locais onde serão ministrados os cursos livres e as formações culturais:

– Unidade Cultural Arlindo Zadi

Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda

– Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia Maestro Ronaldo Dias de Almeida

Endereço: rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida

– Escola de Artes Augusto Boal

Endereço: rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda

– Espaço Viva Mais:

Endereço: rua Pedro Pereira dos Santos, s/nº, Jardim Santa Clara do Lago

– Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Remanso Campineiro

Endereço: rua Euclides Pires de Assis, 200, Remanso Campineiro

– Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI – Jardim Amanda)

Endereço: rua Di Cavalcante (antiga rua Cinco), 1.947, Jardim Amanda

– EMEF Taquara Branca Agenor Miranda da Silva

Endereço: rua Moacir de Souza Campos, s/n°, Jardim Novo Horizonte

– Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Câmpus Hortolândia 

Endereço: av. Thereza Ana Cecon Breda, 1.896, Vila São Pedro

– Núcleo Vinde a Mim

Endereço: rua do Canário, 308, Jardim Boa Esperança

– Paróquia São Guido Maria Conforti

Endereço: rua Antônio Gonçalves Pires Filho, 41, Jardim Novo Ângulo

Nossa Cidade

Leito do córrego, em fase de canalização na Vila Real, ganha reforço de concreto

Publicado

em

Região ao lado da Rua 10, por onde passa o afluente do córrego Jacuba, recebe obras de canalização e construção de novo viário pela Prefeitura de Hortolândia

As atividades de escavação e reforço do leito do afluente do córrego Jacuba, na Vila Real, avançam um pouco mais. Todo o trecho que passa pela Rua Atévio Alves Moreira, próximo ao cruzamento com a Rua 10, está sendo revitalizado pela Prefeitura de Hortolândia.

Nesta semana, o consórcio contratado pela Administração Municipal manteve os trabalhos de escavação, atingindo a região do desemboque, e reforçou o leito do canal com pedras grandes do tipo rachão e também com concreto. Também segue o serviço de drenagem pluvial na área do entorno. A canalização do afluente do Jacuba será em concreto armado, aberta, com margem lateral em grama em um trecho de 441 metros de extensão, segundo a Secretaria de Obras. 

Prefeitura construirá novo viário ao lado da Rua 10

A obra de infraestrutura inclui ainda a construção de um novo viário ao lado do córrego canalizado. De acordo com o consórcio contratado, este serviço se estenderá por aproximadamente quatro meses. O novo viário, de 187 metros de extensão, ligará a Rua Atévio A. Moreira à Benedita Rosa da Silva.

Segundo o Departamento de Projetos e Orçamentação da Secretaria de Obras, o novo complexo terá pista de caminhada e ciclovia com 1.050 metros de extensão ao longo do sistema viário e da canalização, estendendo-se até o “Superviário”, outra obra em construção pela Prefeitura para prolongamento da Av. Amélia Basso Breda. O espaço ganhará ainda iluminação em led em todo o trecho.

De acordo com a Secretaria de Obras, as intervenções trarão muitos benefícios para a região, favorecendo o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade que vive no entorno.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Rua Pacaembu, no Parque dos Pinheiros, recebe pavimentação asfáltica

Publicado

em

Ação do “Superviário”, em Hortolândia, acontece no trecho próximo à ponte da Rua Flamboyant, pavimentada na tarde desta segunda-feira (16/05)

A Rua Pacaembu, no Parque dos Pinheiros, acaba de ganhar nova pavimentação asfáltica, nesta quarta-feira (18/05). O trecho beneficiado fica próximo à Ponte da Rua Flamboyant (foto), também asfaltada na última segunda-feira (16/05) pela empresa contratada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras. Toda a área que envolve as ruas Flamboyant, Cactos e Pacaembu passa por mudanças, em razão da duplicação da Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo e das demais intervenções realizadas para a implantação do “Superviário”, o maior complexo viário de Hortolândia.

Outro trecho pavimentado hoje é o do cruzamento entre a Rua João Camilo de Camargo com José Athanázio Bueno. A quadra da José Athanázio até a Luiz Camilo de Camargo ainda recebe reforço no sistema de drenagem pluvial e somente após isso poderá ser asfaltada. Em toda a Luiz Camilo continuam os serviços de implantação de calçada e ciclovia.

Nas imediações da Ponte da Esperança (Estaiada) acontecem outras ações do viário: a área de chácara ao lado da ponte da Vila Real é preparada para funcionar como saída para a nova via que se conectará à Rua Amélia Basso Breda, a chamada “rua da feira”. 

De acordo com a Secretaria de Obras, a obra atingiu os 76,60% de realização. Iniciada em junho de 2021, a construção do “Superviário” permitirá a integração entre regiões antes afastadas ou de acesso difícil. A previsão é que esteja concluída no segundo semestre deste ano.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Lagoa do Jardim Amanda recebe nova ação para retirada de plantas aguapés

Publicado

em

Prefeitura reforça trabalho contra o descarte irregular de esgoto doméstico, crime ambiental responsável pelo crescimento das plantas

A lagoa do Jardim Amanda é a principal área de lazer do bairro. Reunir a família e os amigos para curtir o local ou praticar esportes ao redor do espaço, como uma corrida ou caminhada, são hábitos que, há anos, fazem parte do cotidiano dos moradores daquela região. Para tornar o local mais agradável, a Prefeitura de Hortolândia realiza, desde 2019, diversas intervenções para a revitalização da área. Alguns exemplos são as mesinhas e banquinhos instalados e a iluminação com tecnologia LED ao redor da lagoa. A limpeza também é essencial e a retirada das plantas aguapés do espelho d’água segue intensificada. Nesta semana, o serviço foi realizado todos os dias.

“A retirada das plantas aguapés da lagoa é um serviço que acontece periodicamente, mas que a população pode contribuir para evitar o crescimento delas. Ao descartar o esgoto doméstico irregularmente com ligações clandestinas, esses dejetos acabam desaguando em lagos, lagoas, rios e mananciais e alimentando o crescimento destes aguapés. Pedimos que todos façam a ligação regular para o descarte do esgoto doméstico e, assim, possamos manter nossos espaços de lazer em condições de uso para que todos possam usufruir”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos Marcos Panício, o Mercadão. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o descarte irregular dos dejetos nas redes de águas pluviais, por meio de ligação irregular de esgoto, também provocam danos como a contaminação de córregos e lagoas causando a mortandade de peixes e da fauna aquática, além do mau cheiro. 

Trabalho contra o crime ambiental

A Secretaria de Serviços Urbanos, com apoio da Secretaria Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), realiza constantemente ações de vistoria, manutenção, notificações, desobstruções e de orientação sobre ligação irregular de esgoto em imóveis residenciais ou comerciais em diferentes regiões da cidade. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, as equipes encontram por semana, de 15 a 20 ligações irregulares.

Nesta semana, as equipes realizaram ações que contribuem com o saneamento básico e evitam o crime ambiental em diversas regiões de Hortolândia. A desobstrução foi realizada em redes de esgoto e águas pluviais nos jardins São Jorge e Conceição. A manutenção intensificada no Jardim Santa Clara do Lago e notificações contra o descarte irregular no Jardim Rosolém. Concluindo a semana de serviços, uma análise foi realizada na Vila Real para a implantação de vielas sanitárias em residências. A Prefeitura de Hortolândia reforça que, atualmente, o município já conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado.

Denuncie o descarte irregular

A população pode fazer denúncias de ligações irregulares de esgoto por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. A denúncia também pode ser feita pelo telefone (19) 3897-9800 da Secretaria de Serviços Urbanos. Caso a ligação de irregular de esgoto seja constatada, o morador ou o dono do imóvel recebe notificação da Prefeitura.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade7 segundos atras

Leito do córrego, em fase de canalização na Vila Real, ganha reforço de concreto

Região ao lado da Rua 10, por onde passa o afluente do córrego Jacuba, recebe obras de canalização e construção...

Nossa Cidade39 minutos atras

Rua Pacaembu, no Parque dos Pinheiros, recebe pavimentação asfáltica

Ação do “Superviário”, em Hortolândia, acontece no trecho próximo à ponte da Rua Flamboyant, pavimentada na tarde desta segunda-feira (16/05)...

Nossa Cidade1 hora atras

Lagoa do Jardim Amanda recebe nova ação para retirada de plantas aguapés

Prefeitura reforça trabalho contra o descarte irregular de esgoto doméstico, crime ambiental responsável pelo crescimento das plantas A lagoa do...

Nossa Cidade1 hora atras

Ruas próximas ao Pq. Lago da Fé recebem Operação Tapa-Buraco

Trabalho faz parte da ampliação e revitalização da maior área de lazer de Hortolândia A Operação Tapa-Buraco continua intensificada em...

Nossa Cidade2 horas atras

Webinários discutem combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Hortolândia

Eventos online, gratuitos, da campanha “Maio Laranja” acontecem nesta segunda e terça-feira (23 e 24/05) Hortolândia promove, nesta segunda e...

Nossa Cidade2 horas atras

Região do Parque Santa Fé recebe benfeitorias da Prefeitura de Hortolândia

Após emissão de 120 títulos de posse, Administração Municipal implanta novo viário na região   A região conhecida como “ocupação...

Publicidade

Populares