Neste domingo (31) acontece a  3ª edição da Corrida 7K e a Caminhada 4K, os participantes terão a oportunidade de demonstrar todas as suas emoções para a cidade que completo 24 anos neste mês de maio.

Presentes nos grandes momentos de Hortolândia nos últimos anos, o Hospital Samaritano e o Plano Samaritano Saúde estarão apostos para cuidar da saúde de quem vai participa da corrida e da caminhada.

Ambulâncias acompanhadas de equipe médica qualificada serão disponibilizadas para atender em qualquer caso de incidente. Importante, entretanto, é se prevenir.

Para quem vai pela primeira vez participar da festa de aniversário de Hortolândia, o fisiologista do Hospital Samaritano, Renato Pereira da Costa, dá algumas orientações. “Antes de tudo, é importante que o participante procure passar pelo médico para saber se não há nenhum problema clínico que possa lhe causar uma disfunção durante a realização da atividade”.

Antes mesmo da largada, algumas atividades poderão garantir tranqüilidade para cumprir o percurso, tanto para quem corre ou para quem decide apenas pela caminhada. “Deve-se fazer a prática física com um aquecimento para informar o corpo que ele vai sair de uma condição de repouso e vai para uma movimentação. Sem aquecimento, há o risco de uma lesão, principalmente, àqueles que são sedentários no seu dia-a-dia’, reforça o fisiologista.

O aquecimento e o alongamento, fatores importantes, devem estar acompanhados de muita hidratação e uma boa noite de sono. “Ingerir água o tempo todo, ir dormir cedo na noite anterior, procurando eliminar a ansiedade, e utilizar protetor contra os raios de sol, irão proporcionar maior disposição e não vai trazer seqüelas posterior”.

Tanto para quem vai correr como quem vai caminhar, Renato Pereira da Costa, alerta que é preciso alguns cuidados especiais.

A largada será às 8h30, na Avenida Olívio Franceschini, em frente ao Terminal Metropolitano. O percurso será de 7 km para a corrida e 4 km para a caminhada. Os atletas percorrerão os bairros Jardim Di Mônaco, Parque Ortolândia, Parque São Miguel, Remanso Campineiro e Parque Santo André.

Os prêmios para os vencedores chegam a R$ 10 mil reais para os cinco atletas mais bem colocados na corrida, na categoria geral masculino e feminino.

TÊNIS

Contribuir para a prática esportiva, a socialização e a qualidade de vida é uma atribuição que faz parte da missão do Hospital Samaritano e do Plano Samaritano de Saúde. Além de todo apoio ao participante da Corrida 7K e Caminhada 4K, as duas entidades também patrocinam a 10ª Soul Corp de Tênis, no clube Círculo Militar, em Campinas.

Atletas de diversas categorias e idades participam da competição até 13 de junho. “Investimentos em equipamentos de alta tecnologia, em profissionais especializados e estrutura moderna são justamente para promover a saúde. E o esporte é uma das mais importantes ferramentas para todas as idades. Sempre terá o apoio do Samaritano”, ressalta o fisiologista Renato Pereira da Costa.

O Hospital Samaritano Hortolândia e o Plano Samaritano Saúde são referências em saúde e em tecnologia, com ampla rede de hospitais credenciados, altamente equipados. Além de Hortolândia, estão instalados nas cidades de Campinas, Paulínia, Americana e Indaiatuba.

Artigo anteriorDez cuidados simples para prevenir a asma no inverno
Próximo artigoForagido tenta enganar polícia com documento falso, mas acaba preso