Motoristas que costumam utilizar a Avenida da Emancipação, sentido centro-bairro, para acessar a rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), precisam estar atentos às obras na via, em realização pela Prefeitura de Hortolândia. No trecho entre a Rua Barão de Itapura até o acesso ao km 9, ao lado da empresa farmacêutica EMS, há interdição de pista, na faixa esquerda, ao lado do canteiro central, a partir desta quarta-feira (13/01). A previsão da Secretaria de Obras é que as intervenções na via se estendem por três meses.

Para evitar lentidão na pista e eventuais acidentes, a Secretaria de Mobilidade Urbana sinalizou a avenida, desde o cruzamento com a Rua Cuba, nas imediações do Transportes Padovani. Além disso, orienta os motoristas que, neste período, se possível, troquem a rota por caminhos alternativos. Uma delas é o Corredor Metropolitano, passado pela Ponte da Esperança (Estaiada), via Jd. Novo Ângulo, e, a partir daí acessando o novo viaduto até a SP-101, na altura do km 5.

Segundo o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos, a cooperação de todos é essencial para garantir mais segurança viária à região, onde há grande circulação de veículos, por ser uma das principais entradas e saídas da cidade.

Terceira faixa

A obra de construção da terceira faixa de rolagem na via, na altura da rua Barão de Itapura, no Residencial Maria de Lourdes, começou nesta quarta-feira (13/01). Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico.

Ao todo, serão construídos 550 metros de nova pista, desde o cruzamento com a Rua Barão de Itapura, próximo à empresa Horto Portas e Janelas, até o entroncamento da avenida com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Na primeira etapa da obra, iniciada em outubro, já houve o afastamento do gradil da empresa farmacêutica EMS e a escavação do trecho para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais. Na etapa que começa agora, será colocada a base para a terceira faixa de rolagem, que ficará próxima ao canteiro central da via.

“Esta é uma importante obra que vai colaborar para o trânsito na Avenida da Emancipação se tornar mais eficiente. Com a implantação desta terceira faixa, os veículos que seguem sentido Monte Mor terão maior facilidade na saída da cidade, sem necessidade de pararem no trevo, como acontece hoje”, destacou o secretário de Obras, Sério Torrecilas.

Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia