Nossa Cidade

Coordenadores pedagógicos passam por formação digital

A fim de ampliar a inclusão digital entre os profissionais da área, a Secretaria de Educação promoveu uma formação específica sobre o sistema operacional Linux Educacional, voltada a coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Iniciativa do CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire), a formação aconteceu entre os dias 27 de maio e 11 de junho e durou quatro horas.

Os encontros da formação utilizaram os laboratórios da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Renato Costa Lima e Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Parque Orestes Ôngaro para as atividades. Ao todo, cerca de 60 profissionais participaram.

Anuncio


O curso tem como objetivo possibilitar o uso dos recursos e serviços do sistema operacional Linux Educacional, softwares livres e internet. A formação também está inserida no contexto do Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), executado por meio de parceria com o governo federal, que visa incitar a reflexão sobre o impacto das tecnologias digitais no ensino e demais aspectos da vida.

Para inserir os profissionais em um amplo conhecimento sobre o sistema, o conteúdo abordado no curso incluiu os seguintes aspectos: introdução ao mundo do software livre, arquitetura do sistema, instalação e administração de pacotes, comandos, dispositivos e sistemas de arquivos, serviços essenciais do sistema, entre outros.

Entre os pontos positivos no trabalho com o Linux Educacional está a maior facilidade para usar o software livre em ambientes de informática relacionados à educação. A ferramenta proporciona maior liberdade de personalização do ambiente aos técnicos, alunos e professores das unidades escolares.

A formação foi ministrada pela coordenadora pedagógica Fabiana da Silva Santos Rodrigues, com o apoio e suporte técnico do chefe do Setor de Informática Educacional, Justino Júnior, e demais profissionais da área de educação que atuam nas escolas.

Segundo Fabiana, o curso visa instruir os profissionais sobre o uso pedagógico dos laboratórios de informática instalados nas unidades de ensino. “Os laboratórios, adquiridos em parceria com o Ministério da Educação, por meio do Proinfo, têm sistema operacional Linux Educacional 4.0. Esse sistema possui acervo literário, vídeos educativos e jogos pedagógicos”, explica.

Com o objetivo de promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (Tics) na rede pública de ensino, o Ministério da Educação, por meio do Proinfo adquire e instala laboratórios de informática nas unidades escolares de educação básica selecionadas no município. O programa oferece, ainda, conteúdos e recursos multimídia que possam ser trabalhados em sala de aula.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo