Informação foi passada pelo secretário de Segurança, Marcelo Borges, durante Audiência Pública na Câmara
Foi firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo novo convênio para a implantação do Corpo de Bombeiros na cidade de Hortolândia. A novidade foi passada pelo secretário de Segurança, Marcelo Borges, durante a Audiência Pública de Segurança realizada na Câmara Municipal de Hortolândia, na segunda-feira (17 de junho).
Borges informou aos presentes que foi feito um novo convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, durante reunião realizada no dia 11 de junho em São Paulo. As informações foram passadas após questionamento feito pela professora Vanessa Teixeira Vidal durante a Audiência Pública. No convênio ficou acertado que inicialmente será locada uma área para a instalação dos Bombeiros e depois doado um terreno de 1,6 mil metros quadrados ao Estado para a construção do Posto dos Bombeiros. “Pedimos inclusive a ajuda dos vereadores para aprovarem com rapidez esta doação. O terreno inicialmente será próximo a sede da Guarda. Também conseguimos que o Estado custeie a construção em 90%, sendo que o Município entrará com contrapartida de 10%”, explicou.
O secretário ainda comentou que no novo convênio o Estado ainda entrará com o efetivo, aquisição de viaturas e boa parte dos custeios. Muito diferente do convênio firmado em 2009, onde boa parte dos custos e aquisições ficaria por conta da Prefeitura. “Com esse novo convênio, Hortolândia só tem a ganhar”.
Ainda será realizada uma reunião na sexta-feira (21 de junho) no Corpo de Bombeiros de Campinas para definição da parte técnica, segundo Borges, e as informações serão levadas diretamente à Secretaria de Segurança Pública para a instalação do Posto da cidade.
A informação dada pelo secretário vem de encontro com reivindicação da população e de vereadores de vários mandatos. Muitos parlamentares, ao longo de 12 anos, reivindicaram do Estado e do governo municipal a instalação do Corpo de Bombeiros. “Muitos vereadores pediram explicações e vestiram a camisa sobre esse assunto durante muitos anos. A vinda do Bombeiro ajudará, além da população, as indústrias, que hoje pagam preços exorbitantes para as seguradoras. Nossa cidade só será beneficiada com esta ação”, comentou o presidente da Câmara, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL).
Audiência Pública
Muitas discussões foram feitas durante a Audiência na Câmara. A população e os vereadores reivindicaram melhorias para a cidade buscando o aumento da segurança. Falou-se sobre Ronda Escolar, Operação Delegada, tráfico de drogas, som alto em carros, entre outros assuntos.
Um dos destaques foi o pedido para investir na educação dos jovens e para palestras com dicas de segurança e sobre drogas. “As pessoas precisam aprender sobre dicas de segurança, principalmente os jovens, que não conhecem os bandidos. Poderiam ser feitas palestras nas escolas e isso poderia diminuir o número de assaltos. A Polícia Militar, a Civil e a Guarda Municipal poderiam ir às escolas e aos grupos sociais ministrar palestras”, comentou o técnico em eletricidade José Raimundo.
Mudanças
Todas as situações apontadas durante a audiência foram anotadas pelas autoridades presentes e serão analisadas e estudadas para que medidas sejam tomadas. O tenente-coronel Antônio Bueno de Oliveira Neto, comandante do 48º Batalhão da Polícia Militar do Interior comentou que para reforçar o policiamento na região serão utilizadas motos. “Estamos recebendo nove motos para reforço policial, para patrulhamento em Hortolândia e Região. E estamos anotando todas as reivindicações para podermos estudar os casos e tomar providências. Temos que investir na parceria entre as Polícias Militar, Civil e a Guarda Municipal para resolver as situações, e estamos fazendo isso”, explicou.
Ainda estiveram presentes no evento os vereadores Adailton Sá (PV), Ananias José Barbosa (PSDB), Clemilda Pereira, a Mida (PT), Edimilson Marcelo Afonso, o Zaca (PSB), Edivaldo Souza Araújo (PSB), Edvan Campos Albuquerque, o Ceará (PMDB), Gervásio Batista Pozza (PT), João Pereira da Silva, o Prof. João Pereira (PR), e Marcos Antonio Panício, o Mercadão (PT). Também compareceram ao evento o delegado titular de Hortolâdia, Luís Antonio Loureiro Nista, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Hortolândia, Luís Leite de Camargo, o capitão Eurípedes Mota Furtado, comandante da 3ª Companhia da PM de Hortolândia, o 1º tenente Guilherme Augusto Cravero, subcomandante da 3ª Companhia, o capitão Valdir Silva Pereira, comandante da 4ª Companhia da PM de Hortolândia, o comandante da Guarda Municipal, Márcio Luiz do Prado, o delegado do 1º Distrito Policial de Hortolândia, Fernando Bueno de Castro, e o delegado do 2º Distrito Policial da cidade, Diego Bini.
Fonte: Câmara Municipal de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98