Nossa Cidade

Construção de três novas avenidas começa em 30 dias

 

A Prefeitura de Hortolândia iniciou a análise documental de licitações para contratação de empresas que realizarão as obras de três novas avenidas previstas no PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento): duplicação da Avenida São Francisco de Assis, implantação da Estrada do Panaíno e construção de dois novos sistemas viários na região do Parque Gabriel, incluindo ponte sobre o Parque Lago da Fé. A previsão é que as obras comecem em 30 dias. A abertura de novos caminhos é uma das principais ações do PIC, implantado pelo prefeito Angelo Perugini para acelerar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas.

A obra de duplicação da Avenida São Francisco de Assis será realizada desde o acesso à cidade, pelo Parque do Horto, até o cruzamento com a Avenida Thereza Ana Cecon Breda, no Jd. Nova Hortolândia, ponto a partir do qual a via já é duplicada. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica da Prefeitura, Carlos Roberto Prataviera Junior, haverá ainda, próximo ao Supermercado Pague Menos, um posto ambiental. “A estrutura construída sobre a avenida servirá para ornamentar a entrada da cidade e dar boas vindas aos visitantes”, enfatiza. O posto proporcionará aos turistas e moradores informações sobre trânsito, condições climáticas e ambientais.

Na região do Jd. Novo Cambuí, serão duas obras, ampliando os acessos à região. Um dos sistemas viários ligará a rua Bolívia, no Jardim Santa Clara do Lago II, até a rua Wesley Dias Rodrigues, no Jardim Nova Alvorada, trecho que inclui pavimentação de ruas no Jd. Santa Fé e abertura de uma nova rua ao lado da Confibra, no Jd. Campos Verdes; serão aproximadamente 1.320 metros de novos caminhos. O outro sistema viário licitado ligará a rua Joaquim Martarolli, no Parque Gabriel, à rua Sete, do Jardim das Figueiras, numa extensão de 170 metros, que inclui a construção de uma ponte de travessia sobre o Parque Lago da Fé.

Já a Estrada do Panaíno, próxima do bairro Green Park, será prolongada até o Jd. Novo Ângulo. Esta intervenção garantirá acesso facilitado da região do Jd. Santa Clara até o Corredor Metropolitano Noroeste, em construção pelo Governo Estadual, e à Ponte da Esperança (Estaiada), erguida pela Prefeitura de Hortolândia pra integrar as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade. Esta obra será complementada com a abertura de uma nova via, a partir da Avenida da Emancipação, atrás do Hospital Municipal Mário Covas e antes da Havan, sentido Jd. Mirante, na altura do rua Osvaldo Riberio Carrilho, perto de onde há um poço artesiano utilizado pela comunidade. Esta obra já está licitada e a ordem de serviço para o início dos trabalhos sairá nas próximas semanas.

Entre as principais intervenções do PIC, o maior volume está em mobilidade urbana. Serão construídas novas ruas, pontes, viadutos e acessos viários, além da realização de obras de asfalto, recapeamento, sinalização e drenagem. Dados da Secretaria de Obras indicam que serão realizadas intervenções viárias em cerca de 63 mil metros de vias, ação que proporcionará novas ligações entre bairros, ampliação e prolongamento de ruas já existentes e abertura de novos caminhos.

“O PIC vai transformar nossa cidade em todas as áreas, com impactos positivos pelos próximos 30 anos. É um programa que valoriza a cidade como um todo, principalmente as regiões menos favorecidas de Hortolândia. É a alternativa que encontramos, diante da crise financeira, de promover o desenvolvimento econômico, urbano e social da nossa cidade. Vamos realizar a maioria das obras propostas pelo programa com recursos conquistados  na iniciativa privada, nos governos federal e estadual. Essas obras são as primeiras de pelo menos 30 que pretendemos contratar até outubro”, garantiu o prefeito Angelo Perugini.

Iluminação e paisagismo nas avenidas

As principais avenidas de Hortolândia terão um visual mais bonito e harmonioso com as obras do PIC. As intervenções previstas em vias de grande circulação de veículos, em todas as regiões da cidade, abrangem troca da iluminação por lâmpadas LED, implantação de projetos diferenciados de paisagismo, construção de portais de acesso e reestruturação viária, conjunto de ações que garantirão um trânsito mais seguro e eficaz. De acordo com informações da Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, cada avenida receberá, pelo menos, 100 novas espécies nativas, que oferecerão sombra e beleza à cidade.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98