Connect with us

Nossa Cidade

Construção de rede protetora contra abuso sexual infantojuvenil avança

Publicado

em

imagem 152

 

A Prefeitura de Hortolândia dá mais um passo no sentido de criar, no município, uma rede intersetorial de prevenção à violência sexual e de proteção a crianças e adolescentes. Integrantes do GT (Grupo de Trabalho) formado para desenvolver estratégias e ações integradas de prevenção e enfrentamento ao problema reuniram-se, nesta terça-feira (25/09), no Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro. Coordenado pelo Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, da Secretaria de Governo, o GT é formado por outras quatro secretarias municipais – Segurança; Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia e Inclusão e Desenvolvimento Social, além do Conselho Tutelar.

Anuncio

Segundo o diretor de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio, nesta quarta reunião, o grupo esboçou a proposta de fluxo de atendimento às vítimas de violência na rede pública de saúde, que servirá de base para a rede protetiva a ser desenhada para a rede municipal de educação. Antes de concluído o protocolo de atendimento integral às vítimas da violência, estão previstas outras ações, tais como campanha educativa, por meio de folder, a fim de orientar como identificar situações abusivas e o que fazer nestes casos, e capacitações sobre o tema voltadas a professores municipais das redes esportiva e de ensino regular. Outro objetivo do GT é desenvolver ações e políticas públicas sobre o tema para a população. 

Números da violência

Advertisement

Levantamento sobre os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Hortolândia identificou a ocorrência de 53 vítimas, na faixa etária de 0 a 17 anos. A maioria delas, 92%, é do sexo feminino, com idade entre nove e 14 anos. Na maioria dos casos, o autor da violência é alguém conhecido da vítima. A análise também mostrou que 72% dos abusos ocorreram na própria residência da vítima. Os dados foram obtidos pela Secretaria de Segurança junto à Polícia Civil, com base em BOs (Boletins de Ocorrência).

A análise aponta, ainda, que a violência sexual pode ser caracterizada em três tipos: Violência Crônica (quando ocorre repetidas vezes); Violência Aguda (quando ocorre uma única vez e o caso é notificado em até 72h após o abuso) e Violência Aguda Tardia (quando ocorre uma única vez e o caso é notificado após 72h do fato ocorrido). O tipo mais registrado os BOs analisados (48%) é o de Violência Crônica.

A maioria das denúncias foi registrada na Delegacia de Polícia, espontaneamente pelos familiares e/ou responsáveis pela vítima, ou após orientação do Conselho Tutelar. Dos 53 casos ocorridos, em sete deles a Guarda Municipal ou a Polícia Militar foi acionada para comparecer ao local dos fatos ocorridos.

Como proceder?

Advertisement

A vítima de violência sexual, caso a tenha sofrido em menos de 72h, deve procurar a rede de saúde, para que um protocolo de atendimento seja executado.

Em casos de Violência Sexual Tardia ou Crônica, a vítima e seus responsáveis devem ir à Delegacia de Polícia para registrar o BO. Após isso, devem procurar alguma unidade de saúde da rede municipal para acolhimento e solicitação de atendimento biopsicossocial, que inclui realização de exames, consultas, acompanhamento psicológico, entre outras ações.

Após realizar o procedimento hospitalar, o profissional de saúde deve acionar e/ou notificar o Conselho Tutelar. Em seguida, o BO deve ser registrado.

Todas as unidades de saúde, em especial o Hospital Municipal Mario Covas, estão aptas a acolher, prestar atendimento e encaminhar a vítima para outros serviços, se necessário. As pessoas em situação de violência sexual também podem recorrer ao Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos. O serviço é gratuito e funciona 24h, inclusive aos fins de semana e feriados. No Brasil, o 18 de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Advertisement

Criação do GT 

O GT foi criado após o levantamento dos dados de violência contra crianças e adolescentes na cidade. Na etapa inicial, o grupo implementa ações voltadas aos servidores municipais para que eles estejam aptos a atuar com casos de violência sexual e fazer os encaminhamentos necessários das vítimas. Uma delas foi a palestra “Construindo uma cultura de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”, ministrada pela psicóloga Ana Denadai, da Secretaria de Segurança, para gestores e professores da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, no dia 15 de agosto. A mesma palestra foi ministrada para guardas municipais que atuam no projeto “Bem Me Quer, Paz Se Quer”.

Confira abaixo os órgãos que formam a rede de apoio às vítimas de violência sexual em Hortolândia:

– Conselho Tutelar de Hortolândia:

Advertisement

Rua Alda Lourenço Francisco, 353, Remanso Campineiro

Telefone: 3865-3287

– Centro de Referência e Atendimento a Mulher (CRAM):

Rua Alberto Gomes, 18, Jardim das Paineiras

Advertisement

Telefone: 3819-6298

– Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS):

Rua Alda Lourenço Francisco, 502, Remanso Campineiro

Telefone: 3909-4553

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil8 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes11 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade11 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes12 horas ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

professor de Muay Thai professor de Muay Thai
Policial12 horas ago

Professor de Muay Thai agride esposa com socos e é preso, em Sumaré

Na manhã da última sexta-feira (26), uma equipe da polícia de Sumaré se dirigiu até o Portal Bordon, para verificar...

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial13 horas ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade13 horas ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Advertisement
cinema

Populares