Nossa Cidade

Consimares abre inscrições para Conferência do Meio Ambiente

Evento apoiado pela Prefeitura terá como tema Política Nacional de Resíduos Sólidos

1ª Conferência do Meio Ambiente do Consimares

Anuncio


O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), do qual Hortolândia faz parte com mais sete cidades, abre no próximo dia 20, sábado, inscrições para a 1ª Conferência do Meio Ambiente. O evento, que contará com apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, irá debater a Lei 12.305/10, mais conhecida como PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). A conferência acontecerá no dia 14 de agosto deste ano, das 8h às 17h, no IZ (Instituto de Zootecnia), localizado na Rua Heitor Penteado, 56, Centro, em Nova Odessa.

As inscrições para 1ª Conferência do Meio Ambiente do Consimares poderão ser feitas a partir do dia 20, até às 12h do dia 13 de agosto, no site do consórcio (www.consimares.com.br) ou pessoalmente, no dia do evento, das 8h às 9h. Na Conferência regional, serão eleitos delegados por segmentos (poder público, sociedade civil e setor empresarial) e encaminhadas até 20 (vinte) propostas à Conferência Estadual do Meio Ambiente.

TEMA

Durante o evento serão discutidos assuntos abordados na PNRS, como produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental.

O objetivo da discussão é contribuir para a implementação desta política pública ambiental em todo o País. A conferência regional do Consimares é etapa preparatória para a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, que abordará o mesmo tema da etapa nacional.

Constituído em 22 de janeiro de 2009, o consórcio, formado por Americana, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré, elaborou em 2012 um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da região. Em maio deste ano, com o intuito de conhecer o funcionamento da URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos), órgão da Prefeitura, integrantes do grupo técnico do consórcio realizaram no município a reunião mensal de trabalhos. Na ocasião, o superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani, considerou Hortolândia modelo na questão dos resíduos sólidos, não só para a região e o Estado, mas também para o Brasil.

SERVIÇO

O que é? 1ª Conferência do Meio Ambiente do Consimares
Quando? 14/08/2013
Horário: das 8h às 17h
Local: Instituto de Zootecnia, na Rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa.

Programação

8h – 9h (Credenciamento, Inscrições, Entrega de Materiais e Coffee Break)
9h – 10h (Abertura Oficial)
10h – 10h30 (Apresentação da Conferência, Regimento Interno e Metodologia)
10h30 – 11h15 (Palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos)
11h15 – 12h (Palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos)
12h – 13h (Almoço)
13h – 14h30 (Eixos Temáticos – Grupos de Trabalho)
14h30 – 15h15 (Leitura das Propostas e apresentação dos candidatos a delegados)
15h15 – 15h30 (Coffee Break)
15h30 – 16h (Eleição dos Delegados)
16h – 17h (Propostas e Relatório Final)
17h (Encerramento)

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo