Durante a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, que começa nesta terça-feira (19/06), membros do Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas Antidrogas) farão ação preventiva em escolas públicas de Hortolândia. A campanha tem como tema “Quem sabe lidar com a vida não entra nas drogas”. O objetivo é alertar sobre o risco do consumo de drogas não somente ilícitas (proibidas), mas também socialmente liberadas, como as bebidas alcoólicas. A ação tem o apoio da Prefeitura e é realizada com a parceria da Pastoral da Sobriedade, da Igreja Católica, e de igrejas evangélicas.
A ideia é, até o dia 26 deste mês, visitar escolas estaduais e também municipais que ofereçam a EJA (Educação de Jovens e Adultos), sensibilizando estudantes, profissionais da educação e demais presentes. Os conselheiros distribuirão panfletos alertando que, ao serem introduzidas no organismo, as drogas modificam processos bioquímicos, resultando em mudanças comportamentais e fisiológicas. “O consumo de drogas pode levar a dependência física, psicológica e espiritual. A dependência química é uma doença lenta, progressiva e fatal, com consequências drásticas na vida social, familiar e profissional”, ressalta o texto. O material também indica onde procurar ajuda gratuita em Hortolândia (veja abaixo).
O que é o Comad
Formado por 16 integrantes titulares e 16 suplentes, o Comad atua em duas frentes principais, prevenção e recuperação. Conforme explica o servidor da Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, Antônio Munhoz Machado, integrante responsável pela retomada do Conselho no município, o Comad tem o desafio de “integrar e coordenar a participação de todos os segmentos sociais do município, de modo a assegurar a máxima eficácia das ações a serem desenvolvidas no âmbito da prevenção e redução do uso indevido de drogas”.
Metade dos conselheiros, indicada pelo poder público, é oriunda do Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente e das seguintes secretarias municipais: Inclusão e Desenvolvimento Social; Educação, Ciência e Tecnologia; Governo; Assuntos Jurídicos; Saúde; Cultura, Esportes e Lazer; e Segurança. A outra metade é formada por representantes da sociedade civil organizada, tais como a OAB-Hortolândia (Ordem dos Advogados do Brasil), a PM (Polícia Militar), a Igreja Católica (Pastoral da Sobriedade), o Grupo de Apoio ao Tabagismo, o Conselho Tutelar, o Conselho do Idoso, o CCSP (Centro Comunitário São Pedro) e Igrejas Evangélicas. Entidades especializadas na área, como Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos, atuarão como apoiadoras.
Veja onde buscar ajuda em Hortolândia:
COMAD – Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas
(19) 3909-4440 –
\n
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
CAPS AD- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas
(19) 3897-5220
AA – Alcoólicos Anônimos
Reuniões as 2ª, 4ª e 6ª feiras, às 20 horas
(19) 3234-8088 – Jardim Santa Clara do Lagox
Grupo de Apoio – Pastoral da Sobriedade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Campos Verdes
(19) 3845-3581
Paróquia São Guido Maria Conforte
(19) 3845-3611
Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Comunidade Nossa Senhora do Amparo
(19) 3819-2929
Paróquia São João Paulo II – Comunidade Santo Antônio
(19) 2119-0583
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98