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Desenvolvimento integral da criança é tema de palestra para educadores

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O ser humano desenvolve-se integralmente, em ambos os contextos, escola e família, e não há como separá-los. Porém, existe na educação brasileira uma cultura que faz um corte entre eles, priorizando o intelecto e delegando à família a formação emocional. É papel dos educadores acompanhar o ser em plenitude, de maneira integral. A avaliação é da Prof.a. Dra. Célia Regina da Silva, que, a convite da Prefeitura, veio a Hortolândia discutir o conceito de educação integral com profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Estudiosa da área, atuando em educação há 20 anos, 11 anos quais em ensino superior, na formação de futuros professores, Célia entende a realização de programas municipais de educação integral como investimento em qualidade e aposta na formação plena do estudante.

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“A proposta da integralidade na educação vai na linha de a gente estar sempre consciente e, por isso, ela é coletiva. A ideia que se tem sobre a escola de educação integral é a de uma escola em que a criança fica o dia inteiro, e não é. Na educação integral, pode-se ter uma postura de integralidade numa escola em que a criança fica meio período. Estamos falando de formação integral. Se a criança fica em período integral, tem-se mais tempo ainda para trabalhar esta integralidade. É um olhar, um jeito de pensar no processo educativo, que é muito complexo e vai na contramão do que a gente tem. Então, é muito difícil de bancar. Fico muito feliz quando as prefeituras estão tentando, porque vai na contramão e não traz benefícios imediatos. Até conseguir fazer rodar um negócio desses bem leva tempo. Mas tem que começar. Então, investir nisso é uma atitude ousada e muito comprometida com a educação, na educação pública como um fenômeno importante e não só como uma ação específica para ver resultados imediatos, porque não são imediatos, mas são muito motivadores e constantes, mas leva tempo”, avalia a professora da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes). 

Pela manhã, no Remanso Campineiro, Célia falou sobre “Desenvolvimento Integral” para profissionais do CFPF “Paulo Freire” (Centro de Formação dos Profissionais em Educação), supervisores e coordenadores educacionais. No começo da noite, o debate foi com assistentes de direção e professores das escolas vinculadas ao Programa de Educação Integral, realizado pela Prefeitura. Segundo a Secretaria de Educação, o objetivo da formação é oferecer à equipe participante oportunidade de atualização, para que organize com qualidade as estações de vivência, atendendo às necessidades da criança. 

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“O Brasil tem um índice altíssimo de crianças usando remédios, produtos farmacológicos; é um dos que mais consome, quando a criança oferece resistência para o ensino que a escola é capaz de oferecer. A tentativa é atribuir à criança o problema de atenção. Mas a criança muitas vezes não tem este problema. Apenas não foi ensinada a desenvolver aquilo”, argumenta a pesquisadora. Segundo ela, se o aluno age impulsivamente, precisa de acolhimento por parte do educador (e também da família) para aprender a lidar com o que gera esta impulsividade. “Precisa de orientação e mediação para aprender a esperar, a conter a impulsividade”, explica. 

Em sala de aula, eis o desafio. Como o profissional da educação pode ajudar alunos com este perfil? De acordo com Célia Regina, atualizar-se, aprofundar-se teoricamente sobre o assunto é um dos primeiros passos a ser dado pelo educador profissional, para que conheça cientificamente como a criança se desenvolve e saiba agir de modo embasado. Assim, suas ações fugirão do senso comum que, muitas vezes, reforça, nesta criança, comportamentos inadequados. É o caso do que chama de “educação punitivista”, à base de ameaças, que gera reações de ansiedade, levando alunos preparados intelectualmente a temer provas e avaliação, mesmo na idade adulta. Há casos em que a dimensão emocional por vezes atropela a cognitiva, gerando bloqueio no aprendiz. Outras vezes, a maneira como se trabalha o conteúdo pedagógico reforça na criança impressões limitantes sobre si mesma, seja de que é teimosa, indisciplinada, seja que é incapaz de aprender tal ou qual matéria.

“Às vezes, formam-se seres humanos competitivos, inseguros. Assim como é possível formar pessoas socialmente generosas, colaborativas. O professor tem um papel primordial e indissociável nisso. Quer ele tenha consciência disso ou não, estará formando esta criança integralmente”, defende a professora. “”Melhor que tenha consciência disso”, complementa. 

Educação Integral

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Criado pelo governo Angelo Perugini, em 2011, o programa de Educação Integral foi retomado em 2017. Neste ano, a iniciativa beneficiará 2.419 mil alunos, em 15 escolas. Neste primeiro semestre, seis escolas municipais já estão alinhadas ao programa. A meta da Prefeitura é que, em 2020, todas as 28 Emefs participem dele, atendendo 4.210 alunos. A iniciativa oferece a alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de participar de atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania, no horário oposto ao do ensino regular, desenvolvendo-se em diferentes dimensões.

Quem é Célia Regina da Silva

De acordo com texto elaborado pela própria autora, publicado no Currículo Lattes do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Célia Regina da Silva possui graduação em Psicologia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-2006) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Unesp/Araraquara. De 2005 a 2007, atuou como Assessora de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação do município de Guarulhos/SP. Atuou, também, como professora assistente nas Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos, ministrando as disciplinas Psicologia Social e Psicologia Institucional para o curso de graduação em Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento para o curso de graduação em Pedagogia, Psicologia da Educação para cursos de licenciatura e ministrou disciplina sobre desenvolvimento e aprendizagem para o curso de Especialização em Gestão Escolar. No mesmo período foi professora colaboradora do curso de especialização em Educação Especial da Fundação Educacional de Penápolis. Atuou como professora substituta da Universidade Federal de Mato Grosso de Sul, no campus de Paranaíba/MS, atuando, também, como formadora em projeto de formação junto aos Professores de Educação Infantil do mesmo município. Atualmente é professora da Universidade de Mogi das Cruzes. Tem experiência na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Programação de Condições de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, desenvolvimento infantil, educação infantil, formação de professores.. É membro do GEPCO (Grupo de Estudos em Psicologia Concreta – UEPG/PR) e do Laboratório Interinstitucional de Ensino e Pesquisa em Psicologia Escolar (LIEPPE) USP (Universidade de São Paulo).

 

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Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

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Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

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Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

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Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

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De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

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A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

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Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

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Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

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Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

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