21 de junho de 2024
Nossa Cidade

Conselho Municipal de Política Cultural visitará unidades culturais da Prefeitura

Visita acontecerá nesta sexta-feira (25/03) com o objetivo de realizar diagnóstico da infraestrutura cultural pública

O Conselho Municipal de Política Cultural inicia os trabalhos para propor melhorias na área de cultura da cidade. Para isso, o órgão fará visitas às unidades culturais da Prefeitura de Hortolândia, nessa sexta-feira (25/03). Os conselheiros começarão às 9h na Unidade Cultural Arlindo Zadi, no Jardim Amanda. Depois, seguem para a Escola de Artes Augusto Boal, também no Jardim Amanda, o Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, na Vila São Francisco, a Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, na região central (foto), e o Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), no Jardim Santa Cândida.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o objetivo é apresentar os espaços culturais da cidade para os conselheiros. A partir das visitas, o órgão elaborará um diagnóstico sobre a infraestrutura cultural pública e destacará as potencialidades do município que possam ser incluídas na revisão de metas do Plano Municipal de Cultura.

“A politica cultural é construída com a participação de todos. O Conselho Municipal sempre foi muito atuante no desenvolvimento de ações públicas de cultura na cidade. A Prefeitura fica muito feliz em receber os conselheiros nos espaços culturais, e com certeza eles serão muito bem vindos”, destaca o secretário adjunto de Cultura, Claudinei Prazeres de Barros.

CMPC

Os novos integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) foram escolhidos por meio de votação aberta à população, realizada em 2021. O conselho é formado por 16 membros, dos quais 8 da sociedade civil e 8 do poder público. Os conselheiros cumprirão mandato para o biênio 2021-2023.

O Conselho Municipal de Política Cultural foi instituído pela lei Nº 2693 de 2012. O órgão possui caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador, e  colabora no desenvolvimento da legislação e aplicação dos recursos municipais na área de Cultura. O órgão é um dos pilares do Sistema Municipal de Cultura, junto com o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura. O Conselho é ainda responsável por organizar as Conferências Municipais de Cultura, com o objetivo de estabelecer e monitorar as metas do plano. 

O conselho é uma instância de participação e pactuação conjunta entre o setor público e a sociedade civil, está última está representada em oito  segmentos artísticos/culturais da cidade, que são os seguintes: Pontos de Cultura; Manifestações e Expressões Culturais de Rua; Patrimônio Cultural Material e Imaterial; Artes Cênicas; Música; Cultura Digital; Artes Visuais e Audiovisual; Livros Leitura e Literatura; e Economia da Cultura.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98