16 de julho de 2024
Nossa Cidade

Conselho Municipal de Educação elege nova diretoria

Empossada nesta sexta-feira, dia 6, nova diretoria fica no cargo durante o biênio 2013-2014

eleição conselho municipal de educação - hortolândia

O CME (Conselho Municipal de Educação) de Hortolândia já tem novos dirigentes. Nesta sexta-feira, dia 6, o colegiado se reuniu para eleger quem vai ficar a frente do órgão pelos próximos dois anos. A votação aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. A secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, presidente do colegiado em 2011 e 2012, acompanhou a eleição da nova mesa diretora.

Cláudia Maria Affarelli Alvarenga e Marilda Cristina Moreno, representantes do Poder Executivo, por meio da Secretaria de Educação, foram eleitas, por unanimidade pelos conselheiros, respectivamente, presidente e vice-presidente. A representante dos especialistas da rede municipal de Ensino Fundamental, Simone Vieira da Silva Miranda, tornou-se a primeira secretária e o representante da DRE (Diretoria Regional de Ensino), Alcides Straci, o segundo secretário. São doze novos conselheiros e doze suplentes que assumem o CME para mandato de dois anos.

A eleição foi conduzida pelo vice-presidente do Conselho, da gestão 2011 e 2012, Aparecido Donizeti Chagas de Faria, que destacou a importância de o Conselho fortalecer políticas públicas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, considerando as necessidades de cada comunidade. “Acredito na educação pública de qualidade e também nos professores, alunos, responsáveis e conselheiros, cada um em seu papel específico”, afirmou a Profª Cláudia Maria Affarelli Alvarenga, ao assumir o cargo.

Formado por representantes do Poder Executivo e da sociedade civil, o CME é um órgão autônomo, de caráter permanente, deliberativo, normativo e consultivo, com a função de assegurar a participação da sociedade na gestão da educação municipal. Compete a este colegiado, entre outras atribuições, avaliar o funcionamento das instituições, no aspecto pedagógico, e discutir políticas públicas para melhoria da qualidade da educação
Os encontros dos novos conselheiros vão acontecer na segunda semana de cada mês, no Centro de Formação Paulo Freire. Dentre as propostas da nova gestão destacam-se: planejamento, estudos e orientação das atividades relacionadas ao Sistema Municipal de Ensino, acompanhamento das ações da Secretaria Municipal de Educação, discussão e aprovação dos planos desenvolvidos, acompanhamento das diretrizes para o sistema de ensino e da aplicação dos recursos.

De acordo com a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, o CME é um órgão de importante representação na educação e composto por membros de diversos segmentos. “O Conselho enxerga o todo da educação e é responsável por funções normativas, consultivas, propositivas, deliberativas e mobilizadoras, para a definição das prioridades na área da educação em nosso município”, enfatizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98