Os vencedores deste ano do projeto “CPFL nas Escolas – Energia em Jogo” serão premiados, nesta segunda-feira (21/12). O evento de premiação será às 16h, no auditório do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro (veja nomes abaixo). A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, participou da iniciativa.
Lançado no dia primeiro de setembro, o projeto é uma iniciativa da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), em parceria com escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é difundir a cultura da eficiência energética e do desenvolvimento sustentável, promovendo a mudança de hábitos de consumo de energia de alunos, educadores e famílias.
Neste ano, o projeto foi adaptado, ampliado e transformado para o ambiente on-line, por meio de uma plataforma digital que contribuiu para promover o consumo eficiente de energia, ao mesmo tempo em que facilita o trabalho dos educadores em meio à pandemia da COVID-19. A entrega seguirá todos protocolos sanitários, como distanciamento social, uso de máscaras e higienização.
Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, estudantes, professores e profissionais da Educação são convidados a explorar o mundo da energia, a partir de sete operações intelectuais indispensáveis à produção de conhecimento científico: observar, definir, classificar, generalizar, aplicar, questionar e verificar.
O projeto beneficia estudantes do 4° ao 5° ano das 29 escolas municipais de Ensino Fundamental; do 4° ao 9° da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Agenor Miranda da Silva, na Taquara Branca; e do 6° ao 9° anos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Beneficia também professores, entre eles, também, os especialistas de inglês, arte e educação especial, gestores das escolas de Ensino Fundamental e coordenadores do Centro de Formação em Educação “Paulo Freire”.
Plataforma online
A trilha de aprendizagem encerrou no final de novembro, com a entrega das atividades principais para a participação no concurso cultural. Todos os professores e gestores envolvidos receberão certificados de participação.
A plataforma abrange todos os conteúdos e temas, por meio de uma trilha de missões interativas com textos, imagens, infográficos, vídeos e podcasts sobre o universo da energia elétrica. Os estudantes participantes também podem acessar o conteúdo em um aplicativo de celular.
Segundo os organizadores, o novo “CPFL nas Escolas Digital” mantém os princípios da versão presencial, com o alinhamento aos objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o objetivo de disseminar nas comunidades uma educação para a eficiência energética, que explora o jeito de pensar da ciência. A metodologia do projeto é voltada ao letramento científico e no conjunto de habilidades e competências necessários para compreender e articular de forma autônoma os conceitos, discursos, procedimentos e valores ligados aos discursos da Ciência.
Confira os vencedores deste ano:
Modalidade 1 – Professores – Prêmio Notebook + acessórios
EMEF Caio Fernando Gomes Pereira – Laís Fernandes Firmino Ribeiro
EMEF Professora Helena Futava Takahashi – Marcilene Vencioneck Ferreira
EMEIEF Bairro Três Casas – Sidilene Aparecida Lemes
Modalidade 2 – Professores – Prêmio Smartphone
EMEF Jardim Boa Esperança José Roque de Moura – Fabiana Silva Torres Soares
EMEF Samuel da Silva Mendonça – Júlio César de Carvalho Santos
EMEB Josias da Silva Macedo – Maria Cristina Fernandes da Costa
EMEF Professora Lilian Cristiane Martins de Araújo – Simone Vieira da Silva Miranda
EMEF Caio Fernando Gomes Pereira – Ana Paula Del Duque Jorge
Estudantes vencedores do Concurso – Prêmio Kindle
EMEF Jardim Boa Esperança José Roque de Moura – Guilherme da Silva Bezerra, Gabriel de Paula da Silva, Camily Vitória Silva Carvalho, Moisés Conceição de Almeida, Miguel de Oliveira Santana, Samilly Lopes dos Santos
EMEB Josias da Siva Macedo – Vitória F. da Silva
Famílias vencedoras do Concurso da Ledinha – Prêmio 1notebook + acessórios
EMEF Marleciene Priscila Presta Bonfim Professora – Juan de Oliveira Carvalho
EMEF Nicolas Thiago dos Santos Lofrani – Kauane Ramos Vieira
EMEF Renato da Costa Lima – Isabella Pereira Delgado
Prêmio Escola Vencedora para receber a troca de lâmpadas em 2021
EMEIEF Bairro Três Casas
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98