Connect with us

Nossa Cidade

Confira 10 perguntas sobre a revitalização do centro

Publicado

em

A rua Luiz Camilo de Camargo, no bairro Remanso Campineiro, passará por uma transformação, ainda neste ano. O principal centro comercial de Hortolândia será revitalizado, transformando-se numa espécie de shopping de rua. As obras, que serão realizadas pela Prefeitura, vão melhorar o fluxo de veículos no entorno, facilitando o acesso às lojas, além de trazer um visual mais moderno à região. A padronização das calçadas e substituição do sistema de iluminação aérea por subterrânea estão entre as principais ações na área.

Para apresentar o projeto à comunidade, o prefeito Antonio Meira reuniu-se, nesta quinta-feira (18/06), com comerciantes e outros segmentos da sociedade, na Câmara Municipal, no Parque Gabriel. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento para esclarecer dúvidas e conhecer as intervenções da Prefeitura na área central.

Comerciantes curiosos com projeto

“Em 10 anos, o número de comércios em Hortolândia aumentou de 1.500 para 3.000. Este projeto é fundamental para os nossos comércios. Por isso, a Associação apóia a revitalização da Rua Luiz Camilo”, afirmou o presidente da Aciah (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), Almir Júlio Grizante.

O dentista Marcellus Vinicius L. Camarinha, que trabalha na região do Remanso Campineiro há 19 anos, destaca que uma iniciativa deste porte,  mesmo positiva e favorável ao público, costuma gerar dúvidas e medo de mudança. Daí a importância da iniciativa da Prefeitura de apresentar o projeto aos munícipes e empresários.

Mais comodidade para comprar

Com a organização do trânsito e criação de áreas para estacionamento, os consumidores terão mais espaço para circulação e comodidade na hora das compras. Com isso, a Prefeitura estima elevar o movimento no comércio local. A implantação de paisagismo será um atrativo à mais para a população, que poderá aproveitar o espaço também para passear com a família.

A obra faz parte do Programa Hortolândia Mais Bonita, lançado pelo prefeito Antonio Meira em maio. As intervenções do pacote priorizam o sistema viário eficiente em todas as regiões da cidade e a transformação visual do município, com ações de embelezamento. Parte delas serão realizadas com investimentos de R$ 50 milhões, conquistados pela Prefeitura junto ao governo federal, por meio do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O PROJETO:

1. O que muda no visual da rua Luiz Camilo de Camargo?

Serão implantadas estações de descanso na rua Luiz Camilo de Camargo, com bancos e paisagismo. Nestes pontos, a população poderá, por exemplo, parar para descansar entre uma compra e outra. Já o embelezamento do centro comercial com plantas ornamentais transformará o local em um shopping aberto, um atrativo às compras e aos passeios.

2. Qual a principal mudança na rua Luiz Camilo de Camargo?

Hoje, a rua Luiz Camilo de Camargo funciona como rua de comércio, com calçada comum e via de tráfego de veículos. Após as obras, a calçada será ampliada e padronizada, no trecho entre a lanchonete Varanda e a Lojas Cem. Será mantido o tráfego de veículos.

3. Onde os consumidores vão estacionar no período de compras?

Serão criadas vagas de estacionamento nas vias próximas, como as ruas José Camilo de Camargo, João Camilo de Camargo e Zacharias Costa Camargo. Uma estimativa aponta que serão oferecidas cerca de 500 vagas para estacionamento nestas vias.

Na rua José Camilo de Camargo, por exemplo, no trecho próximo a Lojas Seller, os veículos poderão parar a 45º graus (como os estacionamentos para motos), o que permite espaço para um maior número de automóveis.

4. O que vai acontecer com o tráfego de veículos pela rua Luiz Camilo de Camargo?

Os veículos continuarão a trafegar normalmente pela rua. No entanto, não será permitido estacionar. Isso facilitará o trânsito de pedestres, uma vez que as calçadas estarão livres de automóveis, como acontece hoje nas áreas de recuo dos comércios da rua Luiz Camilo de Camargo.

5. Como fica o trânsito nas vias próximas da rua Luiz Camilo de Camargo?

Diversas ruas terão direção de trânsito alterada, antes do período das obras de revitalização. A Prefeitura orientará os motoristas sobre as novas rotas.

Esta medida garantirá que a população já esteja habituada à mudança no esquema de trânsito quando as obras de revitalização e modernização do Centro estiverem em andamento.

6. Como será a acessibilidade do novo Centro comercial? 

Haverá rampas nas calçadas para acesso facilitado de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, o piso será de placas de concreto pré-moldado, sem emendas, eliminando os degraus e declives hoje existentes.

Para auxiliar as pessoas com deficiência visual, haverá piso podotátil direcional, que indica o sentido de caminhada, e piso podotátil alerta, que indica mudança de sentido ou obstáculos no caminho.

7. Nos dias de chuva, como fica o trânsito de pedestres pela calçada?

O piso terá leve inclinação, permitindo escoamento da água da chuva para as galerias, sem formação de poças. Além disso, a ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais possibilitará aumento na captação da água da chuva, evitando enxurrada.

8. O sistema de iluminação sofrerá mudanças?

A rua Luiz Camilo de Camargo ganhará iluminação ornamental, com luminárias LED, que tem maior potencial do que as lâmpadas comuns. Com isso, os pedestres terão mais segurança ao caminhar pelo calçadão à noite.

Além disso, a obra contempla implantação de dutos subterrâneos para que a fiação aérea seja eliminada. Com os fios passando por debaixo do solo, a rua terá aspecto mais moderno e bonito.

9.O que precisa ser feito para que a fiação subterrânea seja implantada?

A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) já autorizou o projeto de fiação subterrânea. Agora, a Prefeitura está providenciando esta obra de infraestrura, que deve acontecer até o final do ano, antes da revitalização. Isso porque a transferência dos fios dos postes para os dutos subterrâneos deixará a via livre para as demais intervenções.

A ação da Prefeitura consiste em realizar a mudança em toda área pública. Caberá ao comerciante adequar as instalações elétricas internas para possibilitar o recebimento de energia por fiação subterrânea.

10. Quando começam as obras de revitalização e qual a previsão de finalização?

As obras iniciam no segundo semestre deste ano, após a mudança da fiação e remoção dos postes. A revitalização e modernização do centro comercial será concluída em 2016. Os trabalhos serão realizados por quadras, sendo uma por vez. As frentes de trabalho vão executar todas as etapas de obras previstas por trecho, antes de passar ao próximo. O objetivo é que o impacto no comércio seja o menor possível. No período do Natal, as obras serão suspensas, sendo retomadas no início de 2016.

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia estreita relações com Secretaria de Estado da Habitação e visa acelerar projetos

Publicado

em

Além do trabalho de regularização fundiária foi discutido outras alternativas para a conquista da casa própria

Iniciar 2022 com o pé direito, acelerando no município projetos habitacionais. Com esse objetivo o secretário municipal de Habitação, Rogério Mion, recebeu nesta quarta-feira (19/01) o assessor parlamentar da Secretaria de Estado da Habitação, Jaime Cruz. Durante o encontro foram revisados os programas estaduais já em curso no município e discutidas tratativas para que outras ações sejam implementadas em benefício da comunidade hortolandense.

De acordo com o secretário municipal, atualmente a Prefeitura de Hortolândia conta com o importante apoio do Estado para a regularização fundiária, por meio do programa Cidade Legal. Este projeto está sendo desenvolvido nos bairros Parque Peron, Vila da Conquista, Furlan e Santa Fé. Esse último foi incluído no final de 2021 após a Prefeitura adquirir em definitivo a área, que era privada. “A Secretaria de Habitação vem trabalhando forte para que possamos concluir esses importantes projetos, que vão garantir mais dignidade as famílias. A vinda do assessor Jaime Cruz, a pedido do secretário de Estado Flávio Amary, demonstra esse comprometimento, tanto do município, quanto do Estado, no setor de habitação. O projeto de regularização fundiária, aqui em Hortolândia, é uma das meninas dos olhos do prefeito José Nazareno Zezé Gomes e, segundo o nosso planejamento, ao fim de 2024, o prefeito Zezé Gomes será o administrador público que mais terá feito regularização fundiária em Hortolândia”, afirmou Mion.

Além do trabalho de regularização fundiária, Mion e Cruz discutiram outras alternativas para a conquista da casa própria, como, por exemplo, o programa “Casa Paulista”, que tem por finalidade executar uma política de fomento à oferta de habitação de interesse social, por meio de subsídios. Um outro projeto apresentado é o PEM (Programa Especial de Melhorias), que prevê intervenções físicas que resultem em melhorias urbanas em empreendimentos habitacionais de interesse social. “O programa permite aos municípios a obtenção de recursos indispensáveis para realização de obras de interesse comum para a comunidade e em seu entorno. Isso contribui com o desenvolvimento do senso de cidadania e consciência coletiva para a melhoria das condições do meio em que vivem”, destacou o secretário.

Finalizado o encontro, Mion qualificou a reunião como sendo muito produtiva, garantindo encaminhamentos práticos para a continuidade dos trabalhos no município. “Discutir, revisar programas e conquistar novas informações são premissas fundamentais para que possamos avançar ainda mais nos trabalhos e, assim, poder garantir moradia digna para todos que precisam”, finalizou Mion.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura intensifica segurança viária com mutirão de sinalização de solo e operação Tapa-Buraco

Publicado

em

Trabalhos acontecem, durante toda a semana, em diferentes regiões de Hortolândia

A retomada do mutirão de sinalização de solo, realizado pela Prefeitura de Hortolândia para reforçar a segurança viária em todas as regiões da cidade, está a todo vapor. Nesta semana, o serviço contemplou vias localizadas próximas de prédios públicos como escolas e unidades de saúde. Atendendo à esta demanda, na manhã desta quarta-feira (19/01), as equipes da Administração Municipal realizaram a pintura de faixa amarela em frente da Delegacia de Polícia, na avenida Santana, no Jardim Amanda. No local é proibido estacionar veículos. A ação contribui para melhorar o fluxo viário na região.

Além da avenida Santana, também nesta quarta-feira, a Prefeitura reforçou a pintura de faixas duplas amarelas e de lombadas em ruas residenciais. No Parque dos Pinheiros, o trabalho foi concluído na rua das Azaleias. O mesmo serviço também foi realizado nas ruas Minas Gerais e Goiás, no Jardim São Jorge, e na rua Ema, no Jardim Boa Esperança. “Reforçar a pintura contribui com a segurança viária e ajuda o motorista no respeito às leis de trânsito”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcelos.

TAPA-BURACO

Também para contribuir com a segurança viária, mais uma etapa da  operação Tapa-Buraco foi realizada nesta quarta-feira. A maior parte do serviço aconteceu em toda a extensão da avenida da Emancipação. Além dela, a rua Vivaldo José Santana, no Jardim Adelaide, por onde passam veículos pesados como ônibus e caminhões, já que a via é esquina com a movimentada rua Sebastião Lázaro da Silva, que dá acesso para Campinas, também recebeu o trabalho. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a prioridade do dia foi a operação em ruas com grande circulação de veículos para evitar maior deterioração do solo neste período de chuvas. O serviço também contribui para evitar erosões e afundamentos.

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Trecho próximo do Plantão Policial terá trânsito parcialmente interditado para obras

Publicado

em

Prefeitura de Hortolândia sinalizará local, no sentido Centro, para evitar transtornos

O motoristas que circularem pela marginal da avenida da Emancipação próxima da Delegacia de Polícia, nesta quinta-feira (20/01), devem redobrar a atenção no local. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana. realizará obras no trecho da rua Guatambu entre a rua Cacto até e a rua Flamboyant, no Parque dos Pinheiros. O local estará parcialmente interditado para serviços no pavimento, que fazem parte da construção do “Superviário”. Confira abaixo a opção para os motoristas.

“A expectativa é que a interdição para estas obras no local permaneçam pelos próximos 15 dias. Na área, colocaremos placas que indicam o trecho em obras, para alertar o motorista. Também pedimos a colaboração para que sejam respeitados os desvios e a circulação seja no limite de velocidade permitido. Se todos colaborarem, acidentes na região serão evitados”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcelos.

DESVIOS

O motorista que estiver na avenida da Emancipação no sentido bairro-Centro e desejar acessar a rua Flamboyant, no sentido Jardim Minda/Jardim Carmem Cristina deve permanecer na  avenida da Emancipação para, à frente, acessar o desvio que estará sinalizado com placa até poder voltar à marginal da via e acessar este sentido.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade26 minutos atras

Prefeitura de Hortolândia estreita relações com Secretaria de Estado da Habitação e visa acelerar projetos

Além do trabalho de regularização fundiária foi discutido outras alternativas para a conquista da casa própria Iniciar 2022 com o...

Nossa Cidade51 minutos atras

Prefeitura intensifica segurança viária com mutirão de sinalização de solo e operação Tapa-Buraco

Trabalhos acontecem, durante toda a semana, em diferentes regiões de Hortolândia A retomada do mutirão de sinalização de solo, realizado...

Nossa Cidade56 minutos atras

Trecho próximo do Plantão Policial terá trânsito parcialmente interditado para obras

Prefeitura de Hortolândia sinalizará local, no sentido Centro, para evitar transtornos O motoristas que circularem pela marginal da avenida da...

poupatempo poupatempo
São Paulo2 horas atras

Poupatempo oferece cerca de 10 mil vagas em mutirão para renovação de CNH

Nesta quarta-feira, dia 19 de janeiro, o Poupatempo libera a grade de agendamento com aproximadamente 10 mil vagas para o...

Baep Delegacia Baep Delegacia
Policial2 horas atras

Dupla rouba carro em Campinas e termina presa em Hortolândia

Na noite dessa terça-feira (18), durante patrulhamento da Ações Especiais de Polícia por bairros de Hortolândia, policiais foram informados via...

Nossa Cidade2 horas atras

Menina com microcefalia é a primeira criança de Hortolândia a ser vacinada contra a COVID-19

Isabelly, de 9 anos, foi imunizada na UBS Dom Bruno Gamberini, na manhã desta quarta-feira (19/01) “Estou feliz! É um...

Amazon

Populares