Connect with us

Nossa Cidade

Confira 10 perguntas sobre a revitalização do centro

Publicado

em

A rua Luiz Camilo de Camargo, no bairro Remanso Campineiro, passará por uma transformação, ainda neste ano. O principal centro comercial de Hortolândia será revitalizado, transformando-se numa espécie de shopping de rua. As obras, que serão realizadas pela Prefeitura, vão melhorar o fluxo de veículos no entorno, facilitando o acesso às lojas, além de trazer um visual mais moderno à região. A padronização das calçadas e substituição do sistema de iluminação aérea por subterrânea estão entre as principais ações na área.

Para apresentar o projeto à comunidade, o prefeito Antonio Meira reuniu-se, nesta quinta-feira (18/06), com comerciantes e outros segmentos da sociedade, na Câmara Municipal, no Parque Gabriel. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento para esclarecer dúvidas e conhecer as intervenções da Prefeitura na área central.

Comerciantes curiosos com projeto

“Em 10 anos, o número de comércios em Hortolândia aumentou de 1.500 para 3.000. Este projeto é fundamental para os nossos comércios. Por isso, a Associação apóia a revitalização da Rua Luiz Camilo”, afirmou o presidente da Aciah (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), Almir Júlio Grizante.

O dentista Marcellus Vinicius L. Camarinha, que trabalha na região do Remanso Campineiro há 19 anos, destaca que uma iniciativa deste porte,  mesmo positiva e favorável ao público, costuma gerar dúvidas e medo de mudança. Daí a importância da iniciativa da Prefeitura de apresentar o projeto aos munícipes e empresários.

Mais comodidade para comprar

Com a organização do trânsito e criação de áreas para estacionamento, os consumidores terão mais espaço para circulação e comodidade na hora das compras. Com isso, a Prefeitura estima elevar o movimento no comércio local. A implantação de paisagismo será um atrativo à mais para a população, que poderá aproveitar o espaço também para passear com a família.

A obra faz parte do Programa Hortolândia Mais Bonita, lançado pelo prefeito Antonio Meira em maio. As intervenções do pacote priorizam o sistema viário eficiente em todas as regiões da cidade e a transformação visual do município, com ações de embelezamento. Parte delas serão realizadas com investimentos de R$ 50 milhões, conquistados pela Prefeitura junto ao governo federal, por meio do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O PROJETO:

1. O que muda no visual da rua Luiz Camilo de Camargo?

Serão implantadas estações de descanso na rua Luiz Camilo de Camargo, com bancos e paisagismo. Nestes pontos, a população poderá, por exemplo, parar para descansar entre uma compra e outra. Já o embelezamento do centro comercial com plantas ornamentais transformará o local em um shopping aberto, um atrativo às compras e aos passeios.

2. Qual a principal mudança na rua Luiz Camilo de Camargo?

Hoje, a rua Luiz Camilo de Camargo funciona como rua de comércio, com calçada comum e via de tráfego de veículos. Após as obras, a calçada será ampliada e padronizada, no trecho entre a lanchonete Varanda e a Lojas Cem. Será mantido o tráfego de veículos.

3. Onde os consumidores vão estacionar no período de compras?

Serão criadas vagas de estacionamento nas vias próximas, como as ruas José Camilo de Camargo, João Camilo de Camargo e Zacharias Costa Camargo. Uma estimativa aponta que serão oferecidas cerca de 500 vagas para estacionamento nestas vias.

Na rua José Camilo de Camargo, por exemplo, no trecho próximo a Lojas Seller, os veículos poderão parar a 45º graus (como os estacionamentos para motos), o que permite espaço para um maior número de automóveis.

4. O que vai acontecer com o tráfego de veículos pela rua Luiz Camilo de Camargo?

Os veículos continuarão a trafegar normalmente pela rua. No entanto, não será permitido estacionar. Isso facilitará o trânsito de pedestres, uma vez que as calçadas estarão livres de automóveis, como acontece hoje nas áreas de recuo dos comércios da rua Luiz Camilo de Camargo.

5. Como fica o trânsito nas vias próximas da rua Luiz Camilo de Camargo?

Diversas ruas terão direção de trânsito alterada, antes do período das obras de revitalização. A Prefeitura orientará os motoristas sobre as novas rotas.

Esta medida garantirá que a população já esteja habituada à mudança no esquema de trânsito quando as obras de revitalização e modernização do Centro estiverem em andamento.

6. Como será a acessibilidade do novo Centro comercial? 

Haverá rampas nas calçadas para acesso facilitado de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, o piso será de placas de concreto pré-moldado, sem emendas, eliminando os degraus e declives hoje existentes.

Para auxiliar as pessoas com deficiência visual, haverá piso podotátil direcional, que indica o sentido de caminhada, e piso podotátil alerta, que indica mudança de sentido ou obstáculos no caminho.

7. Nos dias de chuva, como fica o trânsito de pedestres pela calçada?

O piso terá leve inclinação, permitindo escoamento da água da chuva para as galerias, sem formação de poças. Além disso, a ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais possibilitará aumento na captação da água da chuva, evitando enxurrada.

8. O sistema de iluminação sofrerá mudanças?

A rua Luiz Camilo de Camargo ganhará iluminação ornamental, com luminárias LED, que tem maior potencial do que as lâmpadas comuns. Com isso, os pedestres terão mais segurança ao caminhar pelo calçadão à noite.

Além disso, a obra contempla implantação de dutos subterrâneos para que a fiação aérea seja eliminada. Com os fios passando por debaixo do solo, a rua terá aspecto mais moderno e bonito.

9.O que precisa ser feito para que a fiação subterrânea seja implantada?

A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) já autorizou o projeto de fiação subterrânea. Agora, a Prefeitura está providenciando esta obra de infraestrura, que deve acontecer até o final do ano, antes da revitalização. Isso porque a transferência dos fios dos postes para os dutos subterrâneos deixará a via livre para as demais intervenções.

A ação da Prefeitura consiste em realizar a mudança em toda área pública. Caberá ao comerciante adequar as instalações elétricas internas para possibilitar o recebimento de energia por fiação subterrânea.

10. Quando começam as obras de revitalização e qual a previsão de finalização?

As obras iniciam no segundo semestre deste ano, após a mudança da fiação e remoção dos postes. A revitalização e modernização do centro comercial será concluída em 2016. Os trabalhos serão realizados por quadras, sendo uma por vez. As frentes de trabalho vão executar todas as etapas de obras previstas por trecho, antes de passar ao próximo. O objetivo é que o impacto no comércio seja o menor possível. No período do Natal, as obras serão suspensas, sendo retomadas no início de 2016.

Nossa Cidade

Hortolândia comemora 31 anos com festa no Parque Lago da Fé

Publicado

em

Por

Prefeitura inaugura oficialmente a ampliação do parque na próxima quinta-feira (19/05) a partir das 9 horas, com programação festiva para a população

Hortolândia completa 31 anos de emancipação político-administrativa na próxima quinta-feira, 19 de maio. Para celebrar a data, a Prefeitura entregará oficialmente para a comunidade, a partir das 8 horas, a ampliação do Parque Socioambiental Lago da Fé, na avenida Joaquim Martarolli, região do Parque Gabriel. A programação oficial conta com uma série de atividades artísticas, esportivas e de lazer, que promete agitar o público presente durante todo o período da manhã.

De acordo com o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, o município vive um grande período de transformações e a entrega da ampliação do Parque Lago da Fé se torna um marco na história do município em relação à conquista de mais qualidade de vida. “Sabe aquela história: quem te viu, não acredita no que vê hoje? No passado, na região do Parque Lago da Fé só havia mato para todo lado. O projeto de Cidade do Futuro, tão bem elaborado pelo meu saudoso amigo Angelo Perugini, transformou toda essa grande região. Implantamos as lagoas de contenção de enchentes, urbanizamos, criamos pista de caminhada, ciclovia, parque infantil, academia ao ar livre e quadras esportivas. Criamos a maior área de lazer do município e, sem dúvida, é um momento de grande satisfação, de ver esse sonho antigo se tornando realidade”, afirmou o prefeito.

De acordo com informações da Secretaria de Governo, as atividades de aniversário no Parque Lago da Fé começam a partir das 8h, com aula de ginástica chinesa (Lian Gong). Às 8h15 o Quinteto Cultura ocupa o palco principal, trazendo clássicos da Música Popular Brasileira. Às 9h15, a recreacionista Naná comandará o palco, onde fará dinâmicas com o público. A partir das 9h30, começa a solenidade oficial de inauguração da ampliação do Parque Lago da Fé, com a presença de autoridades municipais. Após a solenidade de inauguração, a música volta a tomar conta do palco principal, com apresentação do músico Diego Figueiredo. A partir das 11h, a equipe da Academia Malibu fecha as atividades de palco.

Nas quadras, a Secretaria Municipal de Esportes mobilizou professores de tênis, futebol society , futsal, vôlei de areia, basquete e de ginástica. Haverá ainda orientações sobre primeiros socorros que serão realizadas pela equipe da Secretaria de Saúde, além da Feira da Economia Solidária.

“Sem dúvida, será uma manhã festiva e que contamos com a participação das famílias hortolandenses”, finalizou o prefeito.

INAUGURAÇÃO:
Ampliação do Parque Socioambiental Lago da Fé
Avenida Joaquim Martarolli, Parque Gabriel
Dia 19 de maio, a partir das 8 horas

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia 31 anos: Deputado Dalben destaca recursos destinados ao município

Publicado

em

Por

O município de Hortolândia completa 31 anos nesta quinta-feira, dia 19 de maio. Para comemorar a data, o deputado estadual Dirceu Dalben destacou a importância da cidade no cenário estadual e reforçou o compromisso de seguir trabalhando em busca de mais recursos estaduais, a fim de proporcionar mais qualidade de vida e justiça social à população. Para a cidade, o parlamentar já conquistou R$ 930 mil, por meio de emendas parlamentares.

Hortolândia é uma cidade pela qual temos muito carinho. Jovem e promissora, tem se destacado nos cenários estadual e nacional. Nesta data em que completa 31 anos de história, queremos parabenizar a todos os hortolandenses que tanto contribuem para o desenvolvimento dessa querida cidade! Nosso mandato está à disposição para continuar auxiliando com emendas e conquistar novos investimentos que garantam cada vez mais qualidade de vida e justiça social à população!”, destacou Dalben.

Ao todo, são R$ 930 mil de emendas destinadas para melhorias na cidade, sendo R$ 330 mil para a Saúde (aquisição de ambulância e custeio dos serviços prestados à população pela Rede Municipal); R$ 200 mil para obras de infraestrutura; R$ 200 mil para aquisição de aparelhos de ar-condicionado para a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) CAIC, no Jardim Amanda; R$ 100 mil para a Secretaria de Desenvolvimento Social, com indicação de aquisição de veículo para o Centro de Referência e Atendimento à Mulher – Débora Regina Lopes dos Santos e mais R$ 100 mil para a Associação Beneficente Pedra Viva – CTI Moriah, que atende crianças e famílias em situação de risco.

O deputado também intermediou e conquistou, junto ao Governo do Estado, a construção do tão sonhado viaduto entre o Jardim Nova Europa e o Parque Bandeirantes de Sumaré, além da inclusão da recuperação da antiga Estrada da Granja, ligação entre a região Central e Novo Ângulo, no programa estadual “Novas Vicinais”, e o encaminhando de projeto para a pavimentação da Estrada Luiz Fernandes Breda.

“Nosso mandato trabalha com muita dedicação em busca de mais investimentos e melhorias para Hortolândia. São recursos para que a prefeitura invista na qualidade de vida da população, obras que vão melhorar a mobilidade urbana e logística do município”, destacou Dalben.

Outra importante conquista para a cidade, que contou com o apoio e intervenção do deputado, foi a garantia da duplicação da linha férrea e construção de viaduto na Vila Real, por meio da renovação antecipada da concessão da Malha Ferroviária Paulista à empresa Rumo. Dalben ainda intermediou a implantação de nova linha de ônibus para os moradores do Condomínio Anauá, em Hortolândia, se deslocarem até Campinas.

A cidade ganhou uma unidade própria do Poupatempo e contará com uma DDM (Delegacia de Defesa da Mulher): a unidade policial especializada já foi criada por meio do Decreto Estadual 66.425/2022. Na Alesp, Dalben apoiou a ampliação do Fórum (com duas Varas Cíveis e uma Criminal), bem como votou favorável na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp pela instalação de um Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica na cidade, a fim de que os hortolandenses não precisem mais ir até Sumaré para ter acesso aos serviços.

Ao longo dos últimos anos, Hortolândia foi contemplada em diversos outros programas estaduais, como o Alimento Solidário (com distribuição de cestas básicas), Vale Gás, reforma da rede elétrica de 25 escolas estaduais para a climatização, implantação de ensino integral em escolas estaduais, novo veículo do Procon, equipamentos para a Defesa Civil e a regularização fundiária de imóveis (por meio do programa Cidade Legal).

Continue Lendo

Nossa Cidade

Previsão aponta que frio deve ficar por mais tempo

Publicado

em

frio

Nesta quinta (19), as temperaturas devem ficar entre 6 e 16ºC (caso a nebulosidade persista ao longo da noite, a temperatura mínima poderá ficar mais elevada).

Na sexta-feira, as temperaturas devem ficar entre 7 e 19ºC. No final de semana, apesar de ainda abaixo da média, as temperaturas devem ficar um pouco mais elevadas, com mínimas em torno de 10ºC e máximas em torno de 23ºC.

Não há previsão de chuva para os próximos dias – os indicativos apontam para precipitação somente mais no final do mês.

Continue Lendo

Populares