Nossa Cidade

Comunicado oficial sobre o falecimento do Prefeito Angelo Perugini

A Prefeitura de Hortolândia comunica, com imenso pesar, o falecimento de Angelo Augusto Perugini, prefeito do município, nesta quinta-feira (01/04), às 10h15. Perugini é mais uma das vítimas da COVID-19. Ele estava internado desde o dia 1 de fevereiro, sendo que seu quadro de saúde se agravou ao longo das últimas semanas, com a necessidade de transferência para uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na cidade de São Paulo, onde permaneceu intubado, recebendo todos os cuidados médicos possíveis. 

Perugini, que completaria 66 anos no próximo dia 6 de abril, deixa três filhas, e um legado de luta incansável em prol de melhores condições de vida para a população hortolandense. Seu carisma e sua fé serão sempre lembrados, com carinho, pelos amigos que fez ao longo da jornada. A Administração Municipal decreta luto oficial de sete dias a partir desta quinta-feira.

Anuncio


Perugini era natural de Jacutinga (MG) e já foi seminarista e professor da rede estadual. Teve a maior parte da sua vida marcada pela atuação política. Em 1988, foi eleito vereador por Sumaré, sendo que seu trabalho e posição de liderança popular contribuíram para que Hortolândia, até então distrito de Sumaré, se emancipasse, em 19 de maio de 1991. Em 1992 e 2000, disputou as eleições para a prefeitura da cidade. Mas foi em 2004 que ele se tornou prefeito de Hortolândia, eleito com 65% dos votos. Quatro anos depois, foi reeleito com 79% de votos válidos.

Nos oito anos em que esteve à frente do Executivo municipal (2005-2012), várias ações ficaram registradas como fruto de seu trabalho. As principais delas são a pavimentação de ruas, com asfalto sem custo ao morador, e a retomada das obras de saneamento básico, por meio da luta por esgoto coletado e tratado. Nesta época, Hortolândia chegou a ser destaque na mídia nacional como “a cidade média que mais cresce no país”, com altos índices de empregabilidade, avanços em infraestrutura urbana e melhora da qualidade de vida da população.

Em 2014, Perugini foi eleito deputado estadual, mas abriu mão do mandato para disputar a Prefeitura de Hortolândia novamente, em 2016. Foi eleito prefeito com 58,20% votos. No ano passado, foi reeleito para seu quarto mandato, com 52,05% num pleito atípico, realizado em meio à pandemia do Coronavírus.

Em março de 2020, criou o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus e neste ano, seu trabalho à frente do Executivo municipal teve como principal foco o combate à COVID-19. O grupo, formado por técnicos de várias áreas da Administração Pública, atua numa força tarefa, coordenando e realizando ações de prevenção e controle à doença. 

Uma das últimas agendas de Perugini com o Comitê foi o recebimento do primeiro lote de vacina contra a COVID-19, que chegou à Hortolândia na noite do dia 20 de janeiro. Perugini acompanhou a equipe da Secretaria de Saúde até a madrugada e, no dia seguinte, logo de manhã, iniciou a distribuição dos imunizantes nas unidades de saúde da cidade. Apesar de estar na linha de frente do combate ao Coronavírus, ele não era profissional da Saúde e aguardou para ser vacinado junto com o público da sua idade. Infelizmente, não deu tempo. A doença contra a qual ele tanto se empenhou para proteger a população o venceu, mas seu legado segue inspirando a todos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo