Connect with us

Nossa Cidade

Começa a valer nesta segunda-feira (10/08) plano de retomada consciente da fase amarela em Hortolândia

Publicado

em

Hortolândia avança para a “fase amarela” do Plano São Paulo de retomada consciente das atividades comerciais. A partir desta segunda-feira (10/08), começam a valer as determinações do Decreto Municipal nº 4.537, de 9 de agosto de 2020, que permite a abertura de bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias de esporte de todas as modalidades. Os estabelecimentos devem seguir os protocolos e as orientações do plano de retomada consciente do Governo do Estado, com medidas efetivas para conter disseminação do Coronavírus. Para ler o documento na íntegra, clique aqui.

A “Fase de Modulação 3 – Amarela” é uma etapa de flexibilização que permite a liberação de demais setores para a retomada das atividades. A Administração Municipal acompanha as determinações de enquadramento de fase e segue todos os protocolos e as determinações do Governo do Estado, apontados no Plano São Paulo. Com as novas determinações, o atendimento simultâneo a clientes e usuários nos estabelecimentos aumentou, mas deve seguir as orientações para evitar aglomerações e protocolos de higiene.

Para as atividades imobiliárias e escritórios, o limite passa a ser de, no máximo, três pessoas. Já para os comércios em geral, o limite aumentou, mas continua a variar de acordo com a metragem do espaço. Em áreas de até 150m², são permitidas três pessoas; com área superior a 150m² e até 300m², seis pessoas; com área superior a 300m² e até 500m², oito pessoas; e, com área superior a 500m², ficam permitidos os atendimentos de até doze clientes. Para shoppings centers, salões de beleza, bares, restaurantes e congêneres, o atendimento presencial no local é de trinta por cento da lotação máxima permitida no AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

O horário de funcionamento de todas as atividades previstas será das 10h às 16h, exceto para feiras livres, shoppings centers, salões de beleza, bares, restaurantes e congêneres, academias e templos religiosos, que serão regulamentados por portaria. Já o sistema “delivery” (pedidos realizados por telefone ou aplicativos e entregues em casa) pode funcionar 24h, “drive-thru”  (quando efetua a compra dentro do carro) das 10h às 23h e “walk-thru” (quando o cliente vai ao estabelecimento a pé, permanecendo fora do local) das 10h às 18h.

Segundo o Decreto, para o funcionamento de bares e restaurantes, o consumo no local somente poderá ocorrer ao ar livre ou em áreas arejadas. Para as academias, os protocolos de atendimento devem obedecer à realização de agendamento prévio e hora marcada e só ficam permitidas aulas e práticas individuais, sendo proibidas quaisquer aulas ou práticas em grupo. Já os templos religiosos devem providenciar assentos e filas com distanciamento mínimo e proibição de atividades com público em pé

Os protocolos sanitários, entre eles a utilização de máscaras, distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização de ambientes e comunicação, apropriados para cada atividade tratada no decreto, estão mantidos e devem ser seguidos.

Dentre os critérios definidos para a cidade e toda a RMC se enquadrarem na terceira fase estão a taxa de ocupação dos leitos de UTI e o ritmo de crescimento do contágio. De acordo com a Administração Municipal, a implantação de 10 leitos de UTI no Hospital Municipal e dos leitos de tratamento semi-intensivo na Unidade Respiratória do Jd. Nova Hortolândia foi fundamental para Hortolândia entrar na segunda fase da retomada consciente e responsável das atividades econômicas.

Orientação ao comércio durante a pandemia

A Prefeitura de Hortolândia criou, em março, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, para avaliar, propor e colocar em prática medidas de prevenção e disseminação da COVID-19.

A Operação de Orientação sobre o Coronavírus nos comércios tem se intensificado, a cada dia. Desde 21 de março, equipes da Administração Municipal percorrem a cidade, de domingo a domingo, das 9h às 22h.

De acordo com a Secretaria de Segurança, foram orientados e fiscalizados mais de 3 mil estabelecimentos, durante a pandemia, até agora. O trabalho orientativo, para conter a disseminação do vírus, é realizado em todas as regiões de Hortolândia por uma força tarefa formada pela Guarda Municipal, pelo Setor de Fiscalização e pela Vigilância Sanitária.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Semáforo para pedestres no Parque Ortolândia começa a funcionar amanhã (27)

Publicado

em

Equipamento implantado em frente ao condomínio Golden Park, próximo a escolas particulares, visa a levar mais segurança viária à região 

Na tarde desta segunda-feira (27/09), o novo semáforo para pedestres começará a funcionar, implantado pela Prefeitura de Hortolândia em frente ao condomínio Golden Park, localizado na região entre o Parque Ortolândia e o Jardim Amanda, próximo ao Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) e ao Colégio Adventista de Hortolândia.

A ação visa a disciplinar o trânsito na região, onde há grande circulação de veículos e também de pedestres, em razão da proximidade com as escolas e o condomínio residencial.

A implantação do novo equipamento começou a ser feita no último dia 14 deste mês e atende à demanda da comunidade local. “Foi um pedido do condomínio, por causa do Unasp, que fica lá perto. Solicitamos desde já aos motoristas que respeitem o semáforo para pedestres. Mesmo com o radar, muitos passam por lá em alta velocidade, o que não é aceitável”, afirma o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Limpeza da lagoa do Jardim Amanda

Publicado

em

Retirada das plantas aguapés do espelho d’água é realizada com maquinário

A lagoa do Jardim Amanda, principal área de lazer do bairro, recebe a retirada das plantas aguapés do espelho d’água.

A limpeza acontece, periodicamente. Além disso, o entorno da lagoa também recebe ações de zeladoria como a poda do mato e a limpeza. A ação é importante para manter o embelezamento da lagoa mas, é necessária a colaboração da população para não realizar ligações irregulares nas redes de esgotos que fazem com que dejetos domésticos deságuem na lagoa, causando a proliferação destas plantas. Já para manter o entorno limpo, é importante descartar lixo e entulho nos locais corretos.

“Realizamos as fiscalizações para evitar este descarte irregular do esgoto doméstico na lagoa já que esta ação é responsável pelo crescimento das plantas. O morador que realizar este tipo de crime ambiental é notificado para realizar a ligação correta das redes. Se todos fizerem sua parte, esta área de lazer permanecerá bonita e agradável para o uso da população”, salienta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

O descarte irregular de lixo está sujeito a multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental podem enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo. 

Atualmente, Hortolândia conta com 99% do esgoto coletado, sendo que 100% é tratado. Os serviços continuam nos próximos dias em diferentes regiões da cidade. “Pedimos a colaboração da população para nos ajudar a manter o sistema de esgoto em bom funcionamento, com as ligações domésticas regularizadas”, pede Panício.

ENTULHO

A população deve utilizar os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura para o descarte correto e gratuito dos restos de construção civil. Os espaços funcionam, desde março deste ano, das 9h às 15h, de segunda à sábado. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as exceções são os PEVs do Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, continuam funcionando todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia terá vacinação da 2ª dose contra Coronavírus, neste sábado, em duas UBSs: Rosolém e Amanda II

Publicado

em

Locais de vacinação atenderão das 8h às 15h30

Quem tem a 2ª dose da vacina contra o Coronavírus agendada para este sábado (25/09) deve se dirigir às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jd. Rosolém e Jd. Amanda II, das 8h às 15h30. A orientação é a da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Hortolândia, que informa, ainda, que não haverá, neste final de semana, vacinação no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade). Mas atenção: só deve procurar estas duas UBSs quem tem este sábado como data já agendada para o receber a próxima dose.

O município também prossegue com a vacinação da 2ª dose de segunda à sexta-feira, com a oferta do imunizante em diferentes locais a cada dia da semana (confira o cronograma dos pontos de vacinação abaixo). A vacinação também acontece no horário das 8h às 15h30. Não é necessário agendar para receber a 2ª dose da vacina: na data marcada no Cartão de Vacinação, basta procurar a unidade de saúde onde recebeu a dose anterior.

Todos os imunizantes oferecidos são seguros e foram aprovados pela Anvisa. Mais informações e orientações sobre a vacinação contra COVID-19 podem ser obtidas nos seguintes telefones: (19) 99976-2276, (19) 99979-9620, (19) 99976-6835 e (19) 99920-3204.

Confira abaixo os dias da semana e as UBSs onde é feita a vacinação da 2ª dose contra a COVID-19:

Segunda-feira: UBS Orestes Ôngaro, Figueiras, Novo Ângulo e Emeief João Carlos do Amaral Soares (esta última para pacientes que tem como referência a UBS Nova Hortolândia)

Terça-feira: UBS Parque do Horto, Rosolém, Nova Europa e Amanda I

Quarta-feira: UBS São Jorge, Campos Verdes e Santiago

Quinta-feira: UBS Santa Esmeralda e Taquara Branca

Sexta- feira: UBS Santa Clara, Adelaide, Amanda II e São Bento

Continue Lendo

Populares