Nossa Cidade

Com radares, Hortolândia zera mortes no trânsito em fevereiro

Prefeitura trabalha firme nas ações para ampliar segurança viária

O início do funcionamento dos radares de fiscalização do trânsito e as medidas de segurança viária adotadas pela Prefeitura de Hortolândia, desde 2017, contribuíram para a cidade não registrar mortes no trânsito no mês de fevereiro deste ano. É a primeira vez, desde 2015, que a cidade deixa de aparecer nas estatísticas com mortes no trânsito no segundo mês do ano. 

Anuncio


No mês de fevereiro de 2015 foram registradas duas mortes. Em fevereiro 2016, também houve o registro de duas mortes no trânsito. Em fevereiro de 2017, Hortolândia registrou novamente duas vítimas fatais no trânsito. Em fevereiro de 2018, ocorreu uma morte no trânsito da cidade. O dado é do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito (Infosiga-SP). 

 “Mesmo com as festas de Carnaval, passamos o mês de fevereiro sem registrar nenhum acidente de trânsito com vítima na cidade. Apenas Hortolândia e Valinhos, de todas as cidades da região, conseguiram este feito. A preservação das vidas mostra que as ações de segurança viária, principalmente a retomada do uso dos radares para fiscalizar o trânsito, foram importantes para o município. Continuaremos implantando novas medidas de segurança viária para salvar mais vidas”, observa o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

A Prefeitura desenvolve ações para ampliação da segurança viária. Além da implantação dos radares, em funcionamento desde o dia 21 de janeiro deste ano, é realizado o reforço na sinalização de trânsito em ruas próximas a escolas e nas vias mais movimentadas, trabalho realizado em parceria com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). A Prefeitura também instalou painéis eletrônicos móveis, um na avenida da Emancipação e outro na avenida Santana que exibem, por meio de luzes de LED na cor laranja, mensagens de orientação para motoristas. 

De acordo com a secretaria de Mobilidade Urbana, são 38 pontos de fiscalização eletrônica, instalados em 12 vias, entre elas, as três avenidas com o maior número de acidentes (Santana, Emancipação e Olívio Franceschini), registrados durante estudo realizado para implantação dos dispositivos. Além da velocidade, em alguns pontos de fiscalização, os radares flagram o avanço do sinal vermelho e a parada dos veículos sobre a faixa de pedestres.

MULTA EDUCATIVA

Os radares de Hortolândia começaram a fiscalizar no dia 21 de janeiro, por meio de multas educativas. Somente no dia 21 de fevereiro, um mês depois do início de operação, os equipamentos passaram a multar os motoristas que cometem infrações no trânsito.

“Nós resolvemos dar um mês para os motoristas se adaptarem aos dispositivos. A intenção da instalação dos radares não é multar e sim preservar a segurança viária, por isso, durante um mês, apenas alertamos os motoristas infratores sem cobrar multas”, explica Pereira. 

NÚMEROS

Durante o período de testes dos radares, uma semana antes dos dispositivos começarem a funcionar, 3.507 veículos trafegaram acima do limite de velocidade nos pontos com radar. Já no primeiro dia de operação dos equipamentos, foram 994 veículos acima da velocidade permitida; os números representam 72% menos infratores em relação ao período de testes. Os motoristas que avançaram o farol vermelho também: foram 1.658 flagrantes no período de testes contra 241 no primeiro dia de operação; queda de 85% neste tipo de infração.

SEGURANÇA VIÁRIA

As ações de segurança viária em Hortolândia integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços que a Administração Municipal realizará para reestruturar o sistema viário, modernizar a cidade, gerar emprego e renda, com sustentabilidade e planejamento.

CONFIRA AS VIAS COM RADAR 

Os aparelhos funcionam nas seguintes vias: rua Nelson Pereira Bueno (Remanso Campineiro); Estrada Municipal Carlos Roberto Prataviera (Em frente ao cemitério); Av. da Emancipação; Av. Olívio Franceschini, Av. Santana (Jd. Amanda); Av. São Francisco de Assis (Vila Real); Av. Thereza Ana Cecon Breda (Vila Real); Av. Brasil (Jd. Amanda); Estrada Municipal Sabina Batista de Camargo (região do Jd. Novo Ângulo e Carmem Cristina); e rua Augusto dos Anjos (Jd. Amanda); rua Luiz Camilo de Camargo (região Central); e rua Otaviano de Figueiredo Breda (Loteamento Adventista Campineiro).

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo