Nossa Cidade

Com Patrulhamento Orientado, Prefeitura amplia segurança em bairros

Planejamento estratégico da Guarda Municipal reduz em 39% a criminalidade em bairros mais violentos

Com a criação do sistema POP (Patrulhamento Orientado ao Problema), a Prefeitura de Hortolândia conseguiu reduzir em 39% os índices de criminalidade em oito bairros monitorados pela Guarda Municipal (Jardim Amanda, Remanso Campineiro, Vila Real, Parque dos Pinheiros, Jardim Campos Verdes, Jardim Santa Esmeralda, Jardim Adelaide e Jardim Malta). Os dados foram divulgados, nesta semana, pela secretaria de Segurança da Administração, e são referentes ao período de 6 a 25 de junho/2019, comparado com o mesmo período do mês de julho. Ampliar a segurança no município é uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini, por meio do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento).

Anuncio


Pelo POP, a Secretaria de Segurança reúne dados que indicam a necessidade de maior patrulhamento da GM em determinado território. O sistema é integrado à Polícia Militar. O reforço do contingente nos bairros acontece por meio do número de boletins de ocorrência registrados em cada região, com foco nos roubos e furtos. 

“Em um mês, conseguimos diminuir esse índice de criminalidade, por meio de um trabalho contínuo de planejamento e estratégia desenvolvido pela Guarda Municipal. Além de utilizarmos ferramentas como o POP, mapeamos os locais mais críticos e direcionamos as viaturas, que realizam um patrulhamento intensivo nestas áreas”, explica o secretário de Segurança Pública, Joldemar Nunes Correia.

Entre a porcentagem de redução da criminalidade por bairro, no território monitorado pelo POP nos meses de junho e julho, o destaque é o Jardim Adelaide, com queda de 80% nas ocorrências, seguido pelo Parque dos Pinheiros, que reduziu em 78% os índices.

“É importante o cidadão realizar o boletim de ocorrência sempre que necessário. Com os dados dos boletins, redirecionamos as equipes para os locais mais críticos. Também implementamos a Operação Linha de Ônibus, onde efetuamos patrulhamento nas linhas de ônibus visando a segurança da população que utiliza o transporte público. Operações surpresas também contribuem no combate à criminalidade”, completa Correia.

A população pode solicitar os serviços da Guarda Municipal pelos telefones: 153 e 0800111580.

MAIS SEGURANÇA

A Prefeitura trabalha firme para garantir mais segurança aos moradores de todas as regiões da cidade. Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura implantará, em breve, o sistema Detecta nos aparelhos de fiscalização eletrônica do trânsito da cidade. O sistema facilitará a localização de carros furtados ou roubados. Ao ligar para o número 190, o cidadão terá sua queixa registrada e em questões de segundos o sistema será acionado para a viatura que estiver mais perto da ocorrência realizar a abordagem. O Detecta começará a funcionar ainda neste semestre.

Também está em andamento o processo licitatório para a instalação de câmeras de monitoramento com o sistema inteligente OCR. O software já foi comprado e permite a leitura das placas de veículos, integrando as forças de segurança para diminuir o índice de criminalidade. 

As câmeras de monitoramento farão a segurança eletrônica nos três portais que serão construídos nas entradas/saídas de Hortolândia. Eles serão implantados na avenida da Emancipação, na avenida São Francisco de Assis e na avenida Tereza Ana Cecon Breda, na altura das Chácaras Recreio Alvorada, próximo ao Campus Hortolândia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Outra ação que ampliará a segurança é a implantação de lâmpadas de LED em vias e áreas públicas. As luminárias garantem mais luminosidade e geram economia com energia. O trabalho já foi realizado nas avenidas Olívio Franceschini e Antônio da Costa Santos, que fazem parte do Corredor Metropolitano, além do Parque Socioambiental Lago da Fé. A instalação das luminárias também está em andamento no entorno da lagoa do Jardim Amanda. A meta é que, até o final de 2020, toda a cidade receba lâmpadas de LED. 

PIC

As ações para ampliar a segurança em Hortolândia são parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O programa da Prefeitura que prevê investimentos para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano de Hortolândia para os próximos 30 anos. As obras do PIC são realizadas pela Prefeitura em parceria com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo